Se você é um gamer ou curte muito parar um pouco para jogar videogames com frequência, existe uma grande chance de ter pelo menos uma ou duas músicas destes jogos nas suas playlists do dia-a-dia. É comum ouvirmos trilhas sonoras dos nossos títulos favoritos, especialmente quando nos remetem àquelas histórias e campanhas que nos marcam há muitos anos.
Esse é um elemento da mundialmente conhecida franquia Pokémon. Não importa quais críticas a novos jogos ou mecânicas apresentadas ao longo das gerações você ouça, quantas coisas as pessoas encontrarão para reclamar e serem saudosistas de jogos mais antigos, ou haters querendo falar mal: tais palavras duras jamais serão direcionadas para as canções de fundo que nos acompanham durante os games. Mesmo nas horas mais maçantes, demoradas ou que podem nos deixar frustrados, a música tocando estava sempre com o jogador, causando a melhor experiência possível para tais momentos.
Ad
Neste artigo, passamos por diferentes gerações e jogos dos monstros de bolso para relembrar algumas das peças mais memoráveis que passaram pelas nossas vidas como treinadores Pokémon.
Pokémon Scarlet & Violet
Around a year and a half ago… (Flashback)
Como estamos falando de Relembrar peças musicais memoráveis, podemos passar também pelos jogos mais recentes da linha principal da franquia, Scarlet & Violet.
Diferente de muitas músicas deste jogo que visam a imersão dentro do lugar ou batalha, "Around a year and half ago..." é uma canção completa com começo, meio e fim e poderia estar em algum álbum de pop/pop-rock melódico, se encaixando bem no meio da playlist com nossas outras músicas favoritas.
Area Zero
O adicional de um coral cantando junto dos instrumentos que trazem uma imersão misteriosa e angustiante ao longo do seu andamento ajudam "Area Zero" a ter um poder de nos teletransportar diretamente para a cena em que o jogo se passa neste momento.
Os diferentes instrumentos, batidas ecoantes e sintetizadores em articulações variadas, são tantas coisas acontecendo que você nunca está sentindo apenas uma sensação por vez.
Pokémon Sword & Shield
Wild Area (South)
Não é comum uma única música de trilha sonora de um jogo - muito menos em Pokémon - que tenha mais de três ou quatro minutos de duração, o que é o caso oposto para "Wild Area (South)".
Uma peça orquestrada, praticamente completa e com mais de sete minutos, passando por momentos alegres, tenebrosos, misteriosos, vitoriosos e muito mais. O nível de imersão que ela nos traz inclusive é uma excelente dica para jogadores de RPG de mesa que querem músicas que lhes tirem da sala de jogo e os transportem para um mundo de fantasia lotado de aventuras.
Pokémon X & Y
Professor Sycamore’s Theme
Os instrumentos usados dão a sensação de estar em algum JRPG dos anos 90 ou 2000, com uma qualidade muito acima das limitações daquela época, claro, o que torna tudo ainda melhor.
O violão com uma pegada hispânica, talvez inspirada em algo próximo do flamenco ou com influências ciganas, combina com o estilo do jogo, sendo um dos melhores temas para os Especialistas Pokémon já lançados.
Pokémon Black 2 & White 2
Battle! (Ghetsis)
O tema da batalha do Ghetsis é memorável e inesquecível: praticamente um “One-Winged Angel” do Pokémon, no qual o nome do oponente é repetido em um coro sinistro, com um ritmo contagiante, ainda que difícil de acompanhar. Você sente o arrepio da importância e dificuldade desta batalha, e não é à toa que muitos a mencionam como uma das mais icônicas músicas de batalha de fim de jogo de toda a franquia.
Pokémon Black & White
Nuvema Town
Ad
A primeira cidade apresentada em Pokémon Black & White tem uma das melhores músicas de mapa inicial. Todos os quesitos necessários são atingidos: um tema calmo, tranquilo, com instrumentos acústicos (emulados pelas suas limitações de hardware da época, mas ainda fazendo seus trabalhos) que te dá tanto a vontade de começar logo a sua aventura quanto de finalmente escolher seu Pokémon inicial.
Desde a cidade de Pallet na primeira geração, este tipo de música é comum em cidades iniciais e sempre abordada de sua maneira para o clima da região ou do jogo, e Nuvema faz isso muito bem.
Battle! (Cynthia)
Ok, já sabemos muito bem que a geração Black & White toda tem excelentes temas de batalha, especialmente as mais climáticas e difíceis para o final do jogo. A versão deste jogo para o querido tema de batalha contra Cynthia é incrível em criar uma sensação única de empolgação e apreensão ao mesmo tempo, a sensação que costumamos sentir em batalhas de tal dificuldade.
Pokémon Diamond & Pearl
Route 201 (Day)
Como podem músicas tão curtas e simples como músicas de “Rota 1” nos fazerem tão contentes? Uma das mais memoráveis de todos os tempos é a de Diamond and Pearl, especificamente para a rota 201 durante o dia.
Mesmo não tendo jogado muito de Diamond and Pearl, sempre que a ouço tenho a sensação de conhecê-la de cor desde que nasci, e isso é um ponto muito positivo para uma canção tão simples, com tão pouco tempo de jogo.
Jubilife City
A cidade de Jubilife não é apenas onde passamos boa parte da nossa campanha, mas também é um local de boa música de fundo do nível das mais memoráveis. Costuma ser uma das primeiras quando perguntamos aos fãs da quarta geração qual vem à cabeça quando lembra dos jogos. E também é muito importante que a música tocada durante muito tempo na “cidade grande” da região não seja repetitiva ou cansativa de se ouvir.
Pokémon Ruby & Sapphire
Littleroot Town
Ainda mais que Nuvema, Littleroot é a música suprema da cidade inicial da franquia de Pokémon. Gruda na cabeça, é agradável, calma e empolgante ao mesmo tempo, passa o perfeito clima da cidade pequena que é e ambienta o jogador no humor perfeito para iniciar sua nova aventura em Hoenn.
Elite Four Battle
Temas da Elite Four são sempre tensos e desafiadores, mas se tem um que se destaca é o da terceira geração. A sensação de estar entrando em uma batalha decisiva é ainda maior nestes jogos, e a intensidade só vai aumentando quanto mais a batalha dura.
Isso é um fator incrível que diferencia batalhas de treinadores de batalhas contra pokémon selvagens, por exemplo. Batalhas selvagens tendem a ser mais curtas, tendo suas músicas como loops menores que ficam mais repetitivos caso você encontre uma Chansey 10 níveis acima do seu membro mais forte que não te causa dano, mas te deixa lá esperando por sete minutos antes de ser finalmente derrotada.
Ad
No caso do tema da Elite Four de Hoenn, o andamento da música te eleva gradualmente e mantém uma constância perfeita quando chega no ápice do clima de combate final.
Pokémon Gold & Silver
Johto Trainer Battle
Quando a segunda geração de Pokémon saiu, o objetivo maior era expandir o que já se conhecia sobre Kanto e seus 151 monstros iniciais. Johto chegou como um tapa na cara dos jogadores que conseguiram explorar as duas regiões em apenas um jogo, e ainda trouxe algumas das peças musicais mais bem feitas até agora.
As limitações de hardware da época eram as mesmas da geração anterior: deveriam ser feitas para o Gameboy Color, que tinha o mesmo cartão de áudio usado no Gameboy clássico da época de Red & Blue. Ainda assim, a Gamefreak trouxe músicas longas, diversificadas, novas e complexas, como o tema de batalha contra treinadores em Johto que não para de mudar e trazer mais climas e sequências novas para aproveitarmos cada instante do combate.
Azalea Town
A cidade de Azalea costuma ser muito pacata e agradável quando não temos membros da equipe Rocket tentando invadir o poço dos Slowpokes. E o que mais nos deixa confortáveis em permanecer nessa cidade é uma música muito bem feita para o GBC, com uma composição agradável e pouco repetitiva.
Rival Battle
Apesar do rival de Gold & Silver ser um dos piores rivais que a linha principal de Pokémon já nos proporcionou, isso é completamente inverso à qualidade da sua música tema de batalha. Se você nunca deu muita atenção para esta peça por ser tema de algumas das batalhas mais anticlimáticas de toda a franquia, tente parar para ouvi-la com um pouco mais de carinho e você vai perceber que não é nem um pouco fraca como seu treinador.
Red Battle
Poucas sensações são tão arrepiantes do que ser uma criança nos anos 2000, descobrindo que seu último desafio neste novo jogo é derrotar o protagonista do título anterior, ver que ele tem todos os iniciais de Kanto, um Pikachu poderosíssimo e seu famoso Snorlax que destrói tentativas de sweeps. Seu tema é extremamente adequado e ainda traz perfeitamente os climas misturados entre Johto e Kanto que você foi explorando ao longo da sua campanha. Vale a pena adicionar à playlist!
Pokémon Red & Blue
Opening
Como não citar a música que começou tudo isso, não é mesmo? Aquela que tocou pela primeira vez quando o primeiro jogo vendido e jogado de Pokémon foi ligado no Gameboy de seu comprador - e que se tornou o tema principal ao longo de todas as gerações. Não necessariamente o título ou abertura como na primeira geração, mas sempre presente e ainda mais famosa pelas suas aparições em todos os episódios do Anime protagonizado por Ash Ketchum.
Gym Leader Battle
Ad
“Você não sabe o que é dificuldade até Pokémon Yellow, quando você ganha um Pikachu e precisa derrotar o Brock”, diz o comentário mais repercutido do vídeo citado acima com diversas curtidas e comentários. Os pioneiros da franquia poderiam ganhar dezenas de lugares nessa lista por serem os primeiros a criarem toda uma cultura que veio a se perpetuar ao longo dos jogos futuros, mas apenas alguns deles realmente precisam ser mencionados quando se destacam muito acima dos outros - e os líderes de Kanto são icônicos demais para não terem seu tema como um dos melhores de todos os tempos.
Lavender Town
Essa música já deu pesadelos em muita gente, mas é incrível pela sua qualidade musical em criar um ambiente completamente assustador e sombrio para a cidade dos fantasmas. Se estamos procurando pela definição de música icônica em Pokémon, acho que ela ocupa bem este lugar.
Final Rival Battle
Ninguém nunca esquece seu “primeiro último chefão”, especialmente após achar que já é o campeão e perceber que se enganou porque o seu maior rival chegou e fez isso tudo antes de você. O rival tem seu tema específico ao longo de toda a campanha, mas de repente ela muda e se torna uma música muito mais tensa e empolgante, demonstrando que aquela batalha vale o grande título com qual você sempre sonhou.
E são tantas músicas boas!
É interessante como todas as gerações foram trazendo algo novo, como um estilo musical sendo incorporado, com suas melhorias em consoles mais avançados, e ainda assim todos os jogos trouxeram e continuam a trazer canções excelentes.
Algumas com pontos mais altos, outras que poderiam variar mais, mas sempre boas. E até para pessoas que não são tão fãs dos sons de 8-bits mais antigos ou dos instrumentos usados no Gameboy Advance, a internet é repleta de versões, remixes e até mesmo atualizações das mesmas músicas em jogos mais recentes.
Comente com suas músicas favoritas e nos faça aumentar essa playlist! Eu, por exemplo, já estou indo ali atualizar a minha enquanto me preparo pra sair em busca de mais alguns Pokémon.
— Comments0
Be the first to comment