Conquistas são uma ótima maneira de engajar a comunidade, fazendo-a buscar por easter eggs, explorar o mundo, e até mesmo jogar novamente a campanha de um título, apenas para presenciar aquela sensação de fazer os 100% em um game que tanto te divertiu.
Tudo isso também faz você valorizar mais o seu próprio dinheiro, gastar 200 ou 300 reais em um título para jogar uma história de trinta horas e guardá-lo não é muito vantajoso. Correr atrás de uma platina, ou 1000G (no Xbox), irá gerar o dobro ou triplo de entretenimento com aquele mesmo investimento.
Ad
Sabendo ser algo muito almejado por grande parte dos fãs, nós, da Um Gamer, trouxemos uma seleção de dicas para ajudá-los neste objetivo!
Preparos Iniciais
Antes mesmo de abrir o jogo, você deve anotar algumas informações sobre as conquistas.
Troféus de dificuldade
Alguns títulos possuem conquistas com o seguinte texto: “Complete a campanha principal na dificuldade média ou maior”. Em alguns casos, apenas na dificuldade difícil, isso varia.
Veja este exemplo de The Witcher 3, finalizar o jogo na dificuldade “Blood and Broken Bones!” te dará um troféu, mas se você jogar na “Death March!” conseguirá o anterior e mais outro, evitando a necessidade de “rejogar” a campanha.
É de extrema importância analisar este quesito, pois jogar toda a parte principal na dificuldade fácil, e depois precisar refazer tudo no médio ou difícil para receber uma conquista pode ser bem frustrante e desmotivador.
Troféus perdíveis
Este tópico depende da seguinte decisão: Tomar, ou não, spoilers.
Se spoilers não forem te incomodar, recomendo analisar os troféus que podem ser perdidos na campanha. Geralmente, essas conquistas apenas são desbloqueadas ao tomar uma escolha específica em um diálogo, que interfira no desenrolar, ou até mesmo no final, da história.
Anote em ordem cronológica estas conquistas, e preste muita atenção em cada opção de diálogo ou de alterar o rumo da sua jornada, verifique se é o momento que trará o troféu, para não perdê-lo. Caso queira, eu utilizo este site como guia para os troféus perdíveis.
Saber disso antes de iniciar irá te economizar muitas horas de jogo, muitas vezes evitando com que você faça as missões principais novamente apenas para recuperar uma conquista perdida por uma decisão. Mas não faça isso se preferir experienciar a história sem interferências.
Colecionáveis
Você jogou a história principal na dificuldade necessária e adquirindo as conquistas perdíveis, agora seu foco será nos colecionáveis.
Uma boa dica é buscar por “Mapa interativo
Veja quais colecionáveis são importantes para platinar o game e filtre por eles no mapa.
On-line
Posso afirmar que na maioria dos jogos, as conquistas on-line são as mais desafiadoras. Não só dependemos de outras pessoas, como muitas vezes a descrição do troféu afirma que aquela situação precisa ser feita numa ranqueada para ser contabilizada, ou seja, num ambiente competitivo onde ninguém quer perder.
Veja este exemplo em Tom Clancy's Rainbow Six Siege onde é necessário fazer a condição em partidas ranqueadas, não contabilizando caso você consiga isso em uma sala personalizada com seu amigo.
Ad
Leia a descrição, e caso não tenha escrito que a conquista precisa ser feito em partidas válidas ou ranqueadas, como vimos no exemplo de Rainbow Six, tente fazer em uma partida personalizada com o seu amigo, ou contra IA.
Por exemplo, em Rocket League, a maioria dos troféus pode ser conquistados em partidas não válidas, contra amigos ou bots.
Fora estas situações, infelizmente não é possível fornecer mais dicas de troféus onlines, se for necessário jogar partidas válidas, vá focado em atingir aquele objetivo, cedo ou tarde você conseguirá.
Jogos impossíveis de platinar
Deixo aqui uma observação, infelizmente está se tornando comum: empresas encerrarem seus servidores de algum título em específico, limitando o conteúdo apenas ao single player, sem a possibilidade de jogar on-line.
E a maioria desses jogos possuem conquistas on-line, que hoje se tornaram impossíveis de se atingir. Então preste atenção neste ponto para não escolher um game cujos serviços on-line impossibilitam atingir os 100%.
Não tenha vergonha de “pedir ajuda”
Vejo muitos usuários querendo diminuir a platina de pessoas que buscaram por guias ou mapas interativos na internet, mas aconselho fortemente a ignorar opiniões alheias.
É completamente normal pesquisar por localização de colecionáveis, procurá-los cegamente não é sinônimo de ter mais habilidade, o jogador apenas perderá mais tempo - e no final das contas, buscar a platina deve ser um jeito de aproveitar melhor o jogo comprado, e não uma tortura estressante.
Conclusão
Espero que este artigo tenha te ajudado na jornada até a platina! Estou disponível nos comentários para quaisquer dúvidas.
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment