No mundo de League of Legends, somos introduzidos a novos campeões, itens e novas mecânicas de jogo. Sendo assim, nem todos os campeões conseguem manter sua performance e acabam sendo esquecidos.
É com o intuito de oferecer uma segunda chance a esses campeões que a Riot organiza um cronogramas de reworks. Recentemente, foram anunciados que os próximos serão para o Skarner, para um campeão misterioso da série Arcane e para a Shivana, mas o que podemos esperar disso?
Ad
Inicialmente, temos que entender quais são os diferentes tipos de reworks e como são aplicados caso a caso.
Atualização Visual
O primeiro tipo de Rework é a Atualização Visual e de Texturas com a função de adaptar o campeão para os novos padrões de arte do jogo. Esse foi o caso de Jax, que teve seu modelo, história, skins e animações atualizados para se encaixar melhor com a versão atual de League of Legends. Abaixo, podemos conferir a diferença de um campeão atualizado 12 anos após o seu lançamento.
Próximas Atualizações Visuais
Atualizações visuais para Teemo, Lee Sin e Talon já estão sendo produzidas e devem sair no jogo em breve!
Atualização de Jogabilidade
O segundo tipo é a Atualização de Jogabilidade, que serve para campeões recentes com modelos, skins e animações que combinam com o visual do jogo dos quais, por algum motivo, não se adaptaram bem ou simplesmente não conseguiram cativar os jogadores. Esse foi o caso de Rell e Ivern, que tiveram parte de suas habilidades modificadas.
Rell é o caso de um suporte com um estilo de jogo mais lento, ela era escolhida com frequência no cenário competitivo, mas poucas pessoas gostavam de jogar com ela. Sendo assim, ela recebeu uma pequena reformulação em seu kit de habilidades para torná-la mais dinâmica e ágil.
A campeã ganhou um atordoamento em sua primeira habilidade e teve sua terceira habilidade substituída por um grande aumento de velocidade de movimento, seguido de dano adicional em seu próximo ataque básico ou ‘Q’.
Ivern recebeu um aprimoramento para se tornar mais independente nas partidas. Sua habilidade ultimate ganhou dano e velocidade de movimento, seu enraizamento da primeira habilidade ficou mais consistente, seu escudo é reaplicado caso não cause dano em campeões inimigos e o bônus de dano de seus matos também aplica a seus aliados, mas em menor quantidade.
Atualização Visual e de Jogabilidade
Na Atualização Visual e de Jogabilidade, um campeão é retrabalhado por completo e apenas alguns princípios e identidades da sua versão antiga permanecem.
É o tipo de atualização mais drástica e a que mais separa as opiniões dos jogadores, uma vez sempre existe um grupo fiel àquele personagem que puseram centenas de horas aprendendo e refinando seu estilo de jogo.
Ad
Histórico das Atualizações Visuais e de Jogabilidade
Taric
Taric foi um campeão lançado no início de League of Legends, em agosto de 2009. Ele recebia reclamações constantes de jogadores devido a seu modelo antiquado e um detalhe conhecido como “pés de pizza” devido a seu formato triangular com poucos polígonos. Atualmente, nenhum campeão em League of Legends sofre essa crítica, todos os campeões antigos receberam algum tipo de atualização visual.
Além disso, o estilo de jogo de Taric era muito simples e passivo, tendo em seu kit poucas habilidades ofensivas e disparos de precisão. Seu estilo de jogo era se ligar ao atirador aliado e fornecer cura, armadura e dano, eventualmente atordoando um inimigo que tentasse abater seu atirador.
Por ser um campeão muito antigo, ele não teve um vídeo de apresentação, mas sua jogabilidade foi imortalizada nas mídias sociais.
A essência do antigo Taric foi mantida, mas sua atualização trouxe um modelo muito mais bonito e uma reformulação completa de sua habilidade ultimate.
A passiva de Taric se tornou conceder velocidade de ataque e dano adicional proporcional a sua armadura aos seus próximos dois ataques, após usar uma habilidade e cada ataque realizado com a passiva, ele recupera uma carga de cura.
A primeira habilidade continua sendo uma cura, mas agora em uma área ao redor de Taric consumindo todas as cargas para aumentar o valor recuperado até o máximo de 5 cargas.
Sua segunda habilidade continua ligando-o a um aliado, mas passou a conceder um escudo e repetir todas as habilidades lançadas por Taric em seu aliado.
Sua terceira habilidade permanece sendo um atordoamento, mas agora é um disparo de precisão em área.
A ultimate foi completamente reformulada. Ao ativar a habilidade, Taric cria uma grande área ao seu redor, da qual ativa e fornece invulnerabilidade para todos os aliados dentro da área por 2,5 segundos.
Sion
Sion foi um campeão lançado no início do jogo e causava certa confusão, podendo ser jogado fazendo itens de poder de habilidade ou dano de ataque.
Ele tinha uma passiva que negava instâncias de dano, um atordoamento de alvo único e um escudo que explodia. Caso Sion fizesse itens de poder de habilidade, essas duas já eram suficientes para abater um inimigo, isso sem mencionar sua habilidade de acumular vida máxima permanentemente ao matar minions com ataques básicos.
No fim das contas, o Sion antigo não tinha um kit de habilidades ruim ou fraco, mas lhe faltava identidade para definir sua função no jogo.
Por esse motivo, ele recebeu sua atualização visual e de jogabilidade, se encaixando melhor na função de um colosso com excesso de vida e imparável até mesmo para a morte.
Em seu rework, Sion ganhou a habilidade de reanimar por um curto período se for abatido. Como ele já é considerado morto e seu tempo de renascimento já começa a ser contado, ele renasce pouco tempo após morrer. Esse estilo de jogo permite ao jogador se preocupar menos com sua própria vida e mais com objetivos como torres ou monstros épicos.
Ad
A primeira habilidade de Sion se tornou uma grande machadada em área que, ao ser carregada, lança todos os inimigos acertados para cima, muito eficiente para abater ondas de minions.
A segunda habilidade continua sendo seu escudo explosivo, mas não causa tanto dano quanto antes. Além disso, essa habilidade acumula vida máxima permanentemente para Sion para cada abate, seja minion, campeão ou monstro.
Em sua terceira habilidade, Sion grita e empurra a primeira unidade que não seja um campeão. Qualquer alvo atravessado por essa unidade tem sua velocidade de movimento e armadura reduzidos.
Sua ultimate o torna imparável enquanto corre em uma direção. É uma habilidade difícil de manobrar, mas é possível fazer leves curvas direcionando com o mouse. Ao final da habilidade ou ao atingir algum campeão, ou estrutura, Sion causa dano em área e atordoa alvos próximos.
Urgot
Em seu lançamento, Urgot tinha um estilo de jogo muito simplório, o jogador arremessava a terceira habilidade que quebrava armadura e marcava o campeão inimigo, em sequência a segunda habilidade criava um escudo que fazia seus ataques básicos e sua primeira habilidade causarem lentidão, e depois utilizava a primeira habilidade sempre que ela saía do tempo de recarga.
Assim como Sion, Urgot não se encaixava muito bem em nenhuma função, tendo pouco dano para um atirador e pouca resistência para um tanker. Sendo assim, a Riot se utilizou da atualização visual e de jogabilidade para torná-lo um lutador bem mais eficiente.
Sempre que Urgot atirar na direção de algum de seus joelhos, ele causa dano físico adicional em cone e o joelho entra em recarga, isso força Urgot a se mover ao redor do oponente e alinhar cada um dos seis joelhos para causar mais dano.
A primeira habilidade de Urgot é muito semelhante à sua antiga terceira habilidade, causando lentidão e quebrando armadura em uma pequena área.
Sua segunda habilidade se tornou uma metralhadora que reduz sua velocidade de movimento com três ataques por segundo em um alvo aleatório próximo, no entanto, ao acertar qualquer habilidade em um campeão inimigo, sua metralhadora foca neste mesmo oponente.
Sua terceira habilidade se tornou um pequeno avanço do qual concede escudo. Caso acerte um campeão inimigo, esse escudo o joga para trás de Urgot.
Sua ultimate é um arpão de longo alcance que causa uma forte lentidão e, caso o inimigo esteja abaixo de uma certa porcentagem de vida, a habilidade é reativada puxando esse inimigo para Urgot e executando-o. Ao executar inimigos com sua ultimate, Urgot causa terror em área.
O que esperar dos próximos Reworks
Até o momento, as atualizações visuais de Jogabilidade têm se mostrado bastante eficientes em trazer uma nova vida para campeões esquecidos ou abandonados.
Ad
Considerando o pouco já anunciado do rework de Skarner, é notável que a essência do campeão foi mantida, com o estilo de jogo de um escorpião que entra correndo no meio do time inimigo e puxa um deles para seu time. A previsão de chegada da atualização para Skarner é para a primeira metade de 2024.
Pelos anúncios da Riot, ele terá uma habilidade em que puxa um pedregulho do chão para causar dano adicional em seus ataques e pode reativar a habilidade para arremessá-lo nos oponentes.
Uma de suas habilidades, provavelmente seu ‘W’, fornece a Skarner um escudo e causa dano em área, recebendo mais escudo conforme a quantidade de inimigos afetados. Outra habilidade faz Skarner avançar sobre terrenos como paredes, agarrar um campeão inimigo e continuar correndo.
Também foi anunciada uma habilidade em cone que puxa todos os campeões inimigos acertados para próximo de Skarner.
Quanto ao campeão misterioso de Arcane, considerando que Jinx, Jayce e Caitlyn parecem estar se saindo bem no jogo, restam Vi, Viktor, Heimerdinger e Singed para a atualização.
Acredito que os maiores merecedores dessa atualização seriam o Singed e o Heimerdinger. Por mais que Singed esteja bastante forte com os novos itens e com uma taxa de vitória de 53% no patch 14.2, ele continua com uma taxa de escolha de apenas 2,5% enquanto Heimerdinger apresente uma taxa de escolha de 0,8% e taxa de vitória de 48%.
Ambos os campeões são fortes candidatos para receber uma atualização total de visual e jogabilidade, uma vez que não agradam boa parte da comunidade.
O Rework da Shivana está planejado para 2025, e foram revelados apenas artes conceituais para a personagem:
Conclusão
Podemos gerar grandes expectativas para os próximos reworks e gostaria da opinião de vocês. O que acharam dos reworks liberados até agora? E qual personagem de Arcane vocês acreditam que será atualizado?
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment