League of Legends possui uma comunidade tóxica e isso não é novidade. Por se tratar de um jogo que aflora a competitividade em cada jogador, muitas vezes as frustrações se exteriorizam na forma de toxicidade que pode se manifestar por meio de trash talk, ameaças ou ofensas gratuitas.
A Origem da Toxicidade
Durante boa parte de uma partida, cada jogador está enfrentando seu adversário de rota e competindo para ganhar qualquer vantagem para sua equipe, no entanto, mesmo que um desses jogadores consiga “ganhar” de seu oponente, isso não implica que ele sairá vitorioso - Fatores como objetivos, lutas de equipes e escolhas ineficientes de campeões podem mudar drasticamente o resultado da partida.
Ad
Esse tipo de situação é bastante desagradável para o jogador que ganhou sua rota e, por esse motivo, ele passa a procurar a razão de sua derrota. Frente a essa frustração, não é incomum que esses jogadores deixem extravasar esse sentimento ao culpar sua equipe e ofender os jogadores inimigos.
Existem também aqueles que se aproveitam do anonimato proporcionado pela internet para expor seus preconceitos e atacam outros jogadores baseado em seu gênero ou orientação sexual. São para esses casos que as denúncias por discurso de ódio foram introduzidas.
Esse tipo de conduta é altamente repudiado pela Riot Games e contraria os preceitos do código de conduta e os termos de uso aceitos na criação da conta do jogo. Os seguintes comportamentos são repudiados pela comunidade:
Abuso de comunicação - Linguajar ofensivo, discurso de ódio e assédio sexual;
Trapaça - Programas de terceiros, hacks, abuso de bugs, compartilhamento e manipulação de contas;
Nomes ofensivos ou inapropriados - Nomes de jogadores, de contas e de grupos;
Ações com o intuito de perder a partida – Abandono de jogo/AFK - Desconectar-se, jogador ocioso, abandono intencional e jogador se recusando a jogar;
Ações com o intuito de perder a partida – Comportamentos dentro de jogo - Morte intencional, assédio dentro de jogo e sabotagem;
Ameaças - Agressão física fora de jogo, abuso emocional, vazamento de informações e bullying.
As consequências para a violação desses termos são claras e compreendem:
Jogadores famosos punidos por desrespeitarem o código de conduta do jogo
Anos atrás, era mais comum a aplicação de suspensões por tempo indeterminado, mas a maioria desses banimentos já foi revogada e temos excelentes exemplos de jogadores reformados pela suspensão.
Dopa
Apdo ou Dopa foi um jogador extremamente habilidoso em todas as rotas do jogo, considerado o melhor jogador de SoloQ, ele foi banido permanentemente em 2013 por fazer elo job. Em 2015, Dopa se retratou publicamente pelos seus atos.
Tyler1
Tyler1 é um dos casos mais emblemáticos por ser um streamer que era conhecido por seus rompantes de fúria, pelas ofensas proferidas dentro do jogo e por perder jogos de propósito.
Ele foi banido permanentemente em 2016 e recebeu o perdão da Riot em 2017. Por conta de sua popularidade com a comunidade, chegou a apresentar eventos competitivos de League of Legends como a LCS 2022.
Ad
Jensen
Jensen foi um jogador banido em 2013 por comportamento tóxico e trapaças. Em 2015, recebeu o perdão da Riot e jogou competitivamente pelo time da Cloud9 e pela Team Liquid.
Esses casos serviram para reforçar que independentemente das ações do jogador, a penalidade de suspensão por tempo indeterminado é muito rígida. Todo jogador deve ter a chance de se redimir pelo seu comportamento e recuperar sua possibilidade de jogar.
Considerando essa situação é praticamente impossível que a comunidade de League of Legends deixe de ser tóxica, a competitividade e a frustração decorrentes do jogo simplesmente afloram o pior nas pessoas.
Ferramentas para lidar com jogadores tóxicos
Tendo em vista esse cenário, foram criados mecanismos para lidar com jogadores tóxicos dentro do jogo.
Silenciar
O primeiro deles é a opção de silenciar mensagens, emotes ou pings. Utilizando essa opção, todas as mensagens do chat, emotes ou pings desse jogador serão ocultados para você.
Silenciar um jogador dura até o final da partida ou até que você resolva desativar essa opção. Sendo assim, após a partida o jogador poderá entrar em contato por meio de convites, pedidos de amizade ou mensagens privadas.
Para acessar o menu de silenciamento basta pressionar Tab ou “o” durante uma partida, encontrar o jogador a ser silenciado e escolher a modalidade.
Bloqueio
Bloquear um jogador é uma medida mais drástica que impede qualquer interação daquele jogador com você, ocultando mensagens no saguão, na seleção de campeões e dentro do jogo. Essa pessoa não poderá enviar pedidos de amizade e será removida de sua lista de amigos caso esteja lá.
Denúncia
Quando o jogador possui um comportamento contrário aos preceitos do código de conduta da Riot ou fere os termos de compromisso, ele deverá ser denunciado na seleção de campeões, durante a partida ou ao final.
O momento e o método adotado para realizar a denúncia não modificam em nada para o sistema utilizado para aferição da infração, os sistemas automatizados da Riot verificam uma partida em poucos minutos e, se cabível, aplicam uma punição ao infrator, sendo necessária apenas uma denúncia para tal.
Ad
Uma prática bem comum ao ter um jogador trollando é pedir para a equipe inimiga denunciar o jogador. Esse comportamento é desnecessário e pode ser prejudicial uma vez que se enquadra como atitude negativa para os sistemas da Riot.
Quando uma punição é aplicada, o jogador denunciante pode receber um aviso de retorno sobre denúncia. Não receber o aviso não significa que o jogador denunciado não foi punido.
Práticas para evitar a frustração
Ainda que todos esses artifícios tenham sido criados para que a comunidade do jogo se porte com o respeito e a seriedade preconizados pela empresa, é impossível livrar a comunidade de sua toxicidade sem retirar a possibilidade do ofensor se redimir. Alguns jogadores continuam com sua conduta deturpada e outros buscam se redimir.
Sendo assim, jogadores habituais das filas ranqueadas alcançam resultados melhores em suas partidas se utilizando de alguns artifícios:
Comando /mute all
Ao utilizar o comando /mute all em uma partida, as mensagens de todos os jogadores serão ignoradas. Esse comando é muito utilizado por jogadores da selva por receberem uma abundância de ofensas durante suas partidas.
Aguardar um tempo antes de entrar em outra partida
Partidas de League of Legends muitas vezes podem ser frustrantes e jogadores tendem a perder rendimento depois de uma derrota. Sendo assim, é importante aguardar um tempo entre partidas, não só para se acalmar, mas também para evitar cair em uma partida com os mesmos jogadores da anterior. Entre cinco e dez minutos já são suficientes para recuperar o foco!
Dodge
Dodge é a estratégia aplicada na tela de seleção de campeões em que o jogador reconhece que, por algum motivo, sua chance de vitória está prejudicada, seja por reconhecer algum dos jogadores ou por um deles não querer jogar na rota que foi designado. O dodge é feito a partir do fechamento do cliente do jogo para escapar da partida.
Ainda que seja uma prática punida pela Riot por meio de uma penalidade de tempo de espera para entrar novamente na fila e uma redução dos pontos de liga rankeada, ela é uma estratégia válida. Ela evita que você participe de jogos ruins por culpa de algum outro jogador e a penalidade aplicada é menor do que uma derrota na fila rankeada.
Conclusão
Por mais que a comunidade de LoL seja bastante tóxica e que esse fato não irá mudar tão cedo, muitos jogadores são apaixonados pelo jogo e o acessam diariamente para se divertir.
Utilizando dos métodos disponíveis e fazendo denúncias sensatas podemos ter uma experiência melhor com o jogo. Isso beneficia não só ao jogador individual, mas ao coletivo inteiro de jogadores.
Caso conheça mais algum método para evitar frustrações no jogo ou deseje saber mais sobre outro tema, deixe um comentário. Essa interação pode ser parte de um dos próximos artigos.
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment