O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro, sendo um evento relacionado a fantasmas e terror. Para nós, gamers, é uma excelente oportunidade para conhecer e se permitir explorar novos jogos de terror.
Este nicho é tão grande, que traz subcategorias para atrair os mais diversos públicos com diferentes propostas e experiências, seja ela single ou multiplayer. Você pode procurar por um estilo mais voltado ao suspense, precisando se manter vivo com poucos recursos e explorar o desconhecido, conhecido como Survival Horror, ou talvez prefira uma maior ação como apresentada nos mais recentes jogos da franquia de Resident Evil.
Ad
Estes são apenas alguns exemplos, confira os melhores jogos de terror na nossa lista completa, tenho certeza que um deles atenderá suas preferências.
Phasmophobia
Phasmophobia é uma ótima maneira de iniciar a lista, dado que pode ser uma experiência multijogador, que não vemos na maioria dos jogos de terror, ou solo. Este título foi lançado em setembro de 2020, atraindo diversos jogadores com sua gameplay inovadora.
Neste universo, nos juntamos com nossos amigos (ou não) para explorar um ambiente, seja uma casa, ou locais maiores como uma escola ou presídio abandonado. O ponto comum entre estes lugares é a presença de um fantasma, e seu objetivo é detectar qual espécie atormenta o espaço.
O ideal é provocar situações que vão despertar pistas sobre o tipo de fantasma presente, cada um deles possuem certas características e comportamentos diferentes. Por exemplo, um Revenant irá escrever em um caderno, caso você deixe numa distância próxima, assim como Yurei, mas ambos não interagem com o Spirit Box diferente de um Oni. Boa sorte para descobrir antes de ser morto por ele!
O terror em Phasmophobia vai além de meros jumpscares, as animações do fantasma te atacando não são assustadoras, este realmente não é o foco do jogo. Aqui o intuito é criar uma atmosfera completamente sombria, onde você se encontra sem mecanismos de sobrevivência, em um ambiente desconhecido e, literalmente, assombrado.
Quando um fantasma está prestes a atacar, as luzes das lanternas se apagarão, e portas podem ser trancadas. Inicialmente você não saberá em qual cômodo ele se encontra, inclusive algumas espécies podem atravessar paredes e te matar, o que te deixa ainda mais vulnerável nestes momentos.
Lógico que com amigos tudo se torna mais leve, mas experimente jogar sozinho, ou até mesmo ver seus amigos sendo eliminados um por um, sobrando apenas você para gerenciar tudo.
Until Dawn
Until Dawn é um jogo recém-chegado no PC e PS5, mas que originalmente foi lançado em 2015, sendo exclusivo para o console antecessor da Sony. Se Phasmophobia focava em partidas avulsas entre amigos, este título prioriza uma narrativa, com início, meio e fim numa experiência singleplayer.
Aqui somos introduzidos à história de um grupo de dez amigos que viajam para as montanhas de Blackwood Pines, no Canadá, a fim de passar as férias em um chalé, porém, duas irmãs gêmeas pertencentes à turma desapareceram. Após um ano, os oito colegas retornam ao mesmo local, em busca de superar a possível morte de Hannah e Beth, ou até mesmo de encontrá-las.
Tudo caminha bem até ser notada a presença de um serial killer nas redondezas, todo o suspense gira em torno disso, os protagonistas são meros jovens em um ambiente isolado tendo que lidar com um assassino.
Ad
A principal característica de Until Dawn é o efeito borboleta, onde suas escolhas são cruciais no andamento da história. É possível terminar o jogo com todos os oito amigos mortos, ou salvos, tudo dependerá da sua decisão.
Alien: Isolation
Se você também é fã de filmes, Alien: Isolation poderá ser o jogo perfeito, já que engloba estes dois mundos! Este título traz os acontecimentos depois de 15 anos do filme de Alien, onde a protagonista é Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, personagem principal das obras cinematográficas.
Amanda vai até a estação de Sevastopol, após ser convidada por uma equipe de resgate a fim de procurar sua mãe desaparecida, mas alguns acontecimentos fazem ela perder contato com o time, deixando-a sozinha. Não demora muito para ela perceber que a estação se encontra com menos habitantes, e muitos deles completamente paranoicos, até entender que a área foi dominada por um Xenomorfo, que irá te perseguir constantemente.
Alien: Isolation é referência no quesito de Inteligências Artificiais nos jogos, devido sua engenhosidade e efetividade, trazendo um comportamento personalizado da criatura a cada gameplay. É completamente imprevisível, ela sempre se adapta aos seus comportamentos, e com certeza é um dos tópicos que mais causa tensão aos jogadores, já que não sabemos o que esperar.
Outlast
Outlast é uma referência quando se trata de jogos de terror, tendo dois títulos de extremo sucesso. Aqui falaremos do primogênito da série, que inclusive foi ainda mais bem avaliado que a sequência.
Controlamos Miles Upshur, um jornalista investigativo que vai estudar mais sobre alguns comportamentos estranhos que ocorrem no manicômio de Mount Massive. Entretanto, o repórter não contava com os pacientes do hospício soltos e com sede de sangue.
Este survival horror se destaca pela impotência, possuímos apenas uma filmadora e um caderno de anotações, nos tornando totalmente fragilizados, principalmente se não conseguirmos mais bateria para a câmera, nossa fonte de luz. Sua principal metodologia de defesa é se esconder, trazendo ainda mais medo e ansiedade durante a jogatina, especialmente na escuridão, ou quando não sabemos onde estão nossos inimigos.
Jumpscares, ambiente claustrofóbico e pacientes completamente deformados são alguns dos pontos que aumentam o sentimento de terror na experiência.
Amnesia: The Dark Descent
Imagina acordar em um castelo sombrio nos anos de 1800 e com a memória parcialmente apagada, é isso que ocorreu com Daniel, protagonista de Amnesia: The Dark Descent. Então, ele encontra uma carta escrita por si, instruindo-o a descer o castelo e matar o Barão Alexander, mas será perseguido por monstros durante a jornada.
Ad
Uma mecânica interessante neste universo é a perda de sanidade, conforme mais presenciamos eventos sobrenaturais ou ficamos mais tempo no escuro, algo comum de acontecer no castelo de Brennenburg. Com isso, sofreremos de alucinações e distorções auditivas, trazendo uma experiência cada vez mais horripilante.
Foque-se em descer os andares e busque mais sobre suas motivações do passado para entender o porquê de estar no castelo. Mas fique atento, somos totalmente incapazes de lutar, podendo apenas correr e se esconder das criaturas. Esteja preparado!
Silent Hill 2
Originalmente de 2001, Silent Hill 2 foi lançado para PCs, PlayStation 2 e 3 além do Xbox e Xbox 360. Mas teve, neste mês, sua versão remasterizada em PS5 e computadores Windows.
Dito por muitos como o melhor jogo de terror da história, ele é capaz de causar um enorme medo mesmo 23 anos depois. Não é preciso comprar o remake para ter um ótimo Halloween jogando Silent Hill.
A história começa com James Sunderland recebendo uma carta de sua esposa pedindo que a encontre em Silent Hill, o problema é que ela morreu há três anos. Após chegar lá em busca de respostas, ele se depara com monstros e traumas do passado.
Inclusive, a maneira pela qual você progride no jogo irá afetar o enredo, que oferece vários finais diferentes.
Seu objetivo é guiar o protagonista em busca de respostas, além de sua sobrevivência. Um tópico muito abordado nessa lista e que não poderia faltar neste survival horror, é a fraqueza no combate e recursos limitados. James é frágil, fazendo com que qualquer ameaça cause um grande medo.
Outro fator aterrorizante é o terror emocional que sofremos, com inimigos que personificam nossos medos e focados em atingir o psicológico e sanidade do protagonista constantemente.
Dead Space
Dead Space é mais um survival horror, onde acompanhamos Isaac Clarke, um engenheiro enviado numa missão de consertar a nave espacial USG Ishimura. Ao chegar lá, se depara com a tripulação morta ou desaparecida por conta de ataques dos Necromorphs. Inclusive, está sem saber o paradeiro de Nicole, sua namorada, que também faz parte da equipe da nave.
O design grotesco dos inimigos, somado ao sentimento de solidão e impotência, dado que somos apenas um engenheiro sozinho contra este problema, são as principais características para te atormentar.
Resident Evil 2
O remake de Resident Evil 2, lançado em 2019, foi um total sucesso, atingindo uma nota média de 91 (crítica) e 89 (público) no Metacritic e se tornando o jogo de terror mais bem avaliado dentre os presentes da lista, sendo o título perfeito para fechar o artigo de hoje.
Mais um jogo voltado à sobrevivência, Resident Evil 2 nos traz à Raccoon City, uma cidade completamente afetada pelo Vírus T, uma arma biológica desenvolvida pela Umbrella Corporation a fim de transformar humanos em zumbis. Jogue como o policial Leon Kennedy ou como a jovem Claire Redfield, descubra segredos sobre a epidemia e tente fugir da cidade.
Ad
Conclusão
Espero que os jogos aqui tornem seu Halloween repleto de experiências assustadoras! Estou aberto para dúvidas e sugestões nos comentários.
— Comments0
Be the first to comment