Games

Meinung

Os Melhores Jogos de Mundo Aberto de Todos os Tempos

, Comment regular icon0 comments

Open World é um conceito amplamente explorado por jogos hoje em dia e, quando bem utilizado, pode proporcionar gameplays memoráveis. No artigo de hoje, listamos dez dos melhores jogos de mundo aberto de todos os tempos!

Writer image

rezensiert von Romeu

Edit Article

A grande magia dos open worlds em games é a liberdade e autonomia que o jogador tem para explorar e se aventurar, surpreendido em cada caminho e muitas vezes encontrando novas surpresas em lugares que já havia explorado antes.

Quem nunca passou horas cavalgando, caminhando ou admirando paisagens belas e memoráveis em universos ricos e distintos? Cada mínimo detalhe colocado em um jogo de mundo aberto conta para engrandecer a experiência.

No artigo de hoje, abordamos alguns dos melhores jogos de mundo aberto de todos os tempos, considerando experiência própria, riqueza do universo onde se passa o jogo e detalhes de cada título que tornam sua aventura única.

Melhores Jogos do Gênero Open World

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Image content of the Website

Começando com a saga cinematográfica criada por Hideo Kojima. Em MGSV assumimos a pele de Venom Snake, um sósia do Big Boss criado para enganar os inimigos do verdadeiro Snake, enquanto este atua nas sombras para executar seu plano.

Ao longo do game, acompanhamos Venom Snake recuperar suas memórias e descobrir quem realmente é, assumindo seu papel como sombra de Snake e o manto de Big Boss. Durante a Gameplay podemos viajar por desertos e áreas tropicais em um cenário rico em fauna e flora, com inimigos espalhados pelo mapa. A história é o ponto alto aqui, o ambiente parece vazio às vezes quando comparado com outros jogos do gênero, mas cumpre seu papel para o primeiro jogo da série com essa temática.

Ad

Batman: Arkham City

Image content of the Website

Jogos baseados em personagens de quadrinho não eram novidade quando Arkham City saiu, mas como o mapa é executado aqui, cria uma experiência única que moldou os outros games que viriam depois.

No segundo game da trilogia Arkham somos apresentados a uma cidade criada usando vários bairros de Gotham City para encarcerar criminosos, dentre estes os piores inimigos do Batman. Assumimos a pele do homem-morcego, saltando pelos telhados da cidade distorcida e corrupta enquanto combatemos o crime em uma verdadeira experiência como detetive morcego.

Assassin’s Creed IV: Black Flag

Image content of the Website

Black Flag é sem dúvidas um dos melhores (e talvez o melhor) game da franquia Assassin's Creed lançado até hoje. No jogo, você é um pirata que assume o manto de assassino enquanto viaja pelos mares da Europa em busca de seus objetivos. Não há nada como navegar pelo mar, enquanto a tripulação canta músicas memoráveis em busca de navios para saquear. As batalhas marítimas são outro ponto positivo da experiência e as inúmeras ilhas e ambientes habitados que podemos encontrar pelo vasto mapa deixam tudo ainda mais imersivo e inesquecível.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Ad

Image content of the Website

Seria impossível fazer uma lista sobre jogos open world sem citar Skyrim. A ideia de mundo aberto já era algo muito presente na franquia The Elder Scrolls e amplamente utilizado em outros games do gênero RPG, mas em Skyrim havia algo diferente. O mundo repleto de montanhas congeladas, florestas cheias de vida e estradas que proporcionam viagens surpreendentes são extremamente originais. Os eventos em Skyrim acontecem de maneira tão natural e imersiva que você é rapidamente pego pela experiência.

Viajar pela mesma estrada em momentos diferentes do dia irá desencadear interações diferentes todas as vezes e você pode facilmente esquecer a história principal para mergulhar na exploração das inúmeras side quests ou simplesmente explorar sem roteiro, ou destino algum, esse vasto e rico mundo.

Elden Ring

Image content of the Website

Após mencionar Skyrim é difícil falar de outros RPG’s, mas Elden Ring conseguiu se destacar. The Lands Between é um mapa rico da sua própria forma. Os inimigos se repetem e renascem, criando uma sensação estranha de repetição, mas isso se casa muito bem com a Lore do jogo, que é obscura e misteriosa como os jogos da From Software costumam ser, mas em Elden Ring você é convidado a explorar, sem roteiros, sem marcações de onde ir ou que caminho seguir, sem dicas. Você deve mergulhar de cabeça na aventura e descobrir o que há em cada Dungeon. Inimigos incríveis e um design inesquecível, Elden Ring traz um mundo aberto marcante e inesquecível.

Red Dead Redemption 2

Image content of the Website

Ad

Red Dead Redemption proporcionou uma aventura inesquecível no faroeste, com um mapa enorme para ser explorado. Em Red Dead Redemption 2, essa experiência foi elevada a um patamar completamente diferente. Uma história riquíssima, um mapa cheio de detalhes e personagens marcantes que encantam qualquer jogador, principalmente os fãs de Western.

Considerado como um dos melhores games de todos os tempos, aclamado pela crítica e pelos jogadores, Red Dead Redemption 2 entrega uma experiência de mundo aberto simplesmente inesquecível.

The Witcher 3: Wild Hunt

Image content of the Website

The Witcher 3 é outro game que conseguiu se destacar mesmo tendo tantos outros grandes exemplos aos quais poderia ser comparado. O game marcou sua época e ainda hoje é tido como um dos melhores jogos de todos os tempos.

O mundo aberto de The Witcher 3 não é tão diferente assim de outros exemplos que citei na lista, mas o que se destaca aqui é como esse mundo interage com a história. Cada personagem coloca Geralt em uma trama diferente e, onde quer que você vá para se aventurar, encontrará riqueza de detalhes e diálogos. Diferente da magia exuberante de Skyrim, The Witcher nos coloca em um mundo sombrio, onde cada escolha irá influenciar em toda a experiência e, quando um novo jogo for iniciado, você poderá fazer escolhas diferentes e se surpreender novamente.

A trilha sonora, os inimigos, a variedade de itens, armas e roupas, tudo isso torna The Wicther 3 uma experiência de mundo aberto inesquecível.

Grand Theft Auto V

Ad

Image content of the Website

Quando falamos de open world logo vêm à mente aventuras medievais em mundos de fantasia, dragões e espadas, mas há experiências completamente diferentes disso que podem ser ainda mais incríveis. GTA V fez isso com tamanha precisão que é impossível não colocar esse jogo na lista, inclusive podendo ser facilmente o melhor aqui.

San Andreas é o palco de uma aventura única, que reúne tudo de melhor que a franquia já fez e expande isso. Você poderá viajar pelo imenso mapa e se aventurar como desejar, sem regras, ou pode seguir a história dos personagens inesquecíveis desse game enquanto conhece o mapa desse mundo vivo e que, ainda que seja fictício, é tão próximo do mundo real.

Minecraft

Image content of the Website

E se você pudesse fazer o que quisesse em um game de mundo aberto? Explorar, construir, moldar o mapa como quisesse? Minecraft é justamente sobre isso. Mapas gerados automaticamente, ricos e únicos em cada criação, oferecendo total liberdade ao jogador, seja no modo criativo onde você pode deixar sua imaginação livre para construir o mundo ao seu redor, ou no modo sobrevivência, onde você deve explorar recursos para sobreviver às criaturas que surgem a noite. Minecraft é uma experiência de mundo aberto única, seja no modo solo ou com amigos.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Image content of the Website

Ad

A série The Lengend of Zelda é responsável pela introdução do gênero open world nos games, com o primeiro título de 1986 sendo um dos jogos mais antigos do gênero. Porém, Ocarina of Time, o primeiro jogo 3D da franquia, mudou todo esse conceito e ainda hoje podemos ver sua influência em diversos outros jogos.

Ainda que seja antigo, esse game implementa um design impecável, com personagens e mecânicas únicos e uma trilha sonora inesquecível em um mundo aberto que sem dúvidas moldou para sempre o gênero e influenciou tudo que veio depois.

Considerações Finais

Games podem marcar com sua história, personagens, gameplay marcante, mas exploração e liberdade sempre serão algo que chama atenção e, ainda que o gênero hoje esteja de certa forma sobrecarregado, não há como negar sua importância na indústria.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.