Os videoclipes têm um dos primeiros momentos significativos em 1894. Neste ano, Edward B. Marks e Joe Stern, editores de partituras musicais, contrataram o eletricista George Thomas para, junto a alguns artistas, fazer um vídeo para divulgar sua canção “The Little Lost Child”. Projetando diferentes imagens estáticas em uma tela, com as performances ao vivo dos artistas, o vídeo se tornou uma forma bastante popular de entretenimento conhecida como ‘canção ilustrada’ – e consistindo, assim, em um dos primeiros passos para o surgimento do clipe.
Ad
No Brasil, os videoclipes chegaram em 1975 no Fantástico da TV Globo. O primeiro clipe foi da música "América do Sul", de Ney Matogrosso. O jornalístico foi o único a produzir e veicular videoclipes no país.
Em 1981 um dos momentos mais importantes da história da música foi quando a MTV entrou no ar, exibindo seu primeiro clipe em uma transmissão que viria a se tornar histórica.
O clipe escolhido foi o “Video Killed The Radio Star”, da banda The Buggles.
O clipe era uma superprodução em uma época em que todos os vídeos de bandas consistiam basicamente em registros dos músicos tocando: os Buggles gastaram cerca de 50 mil dólares, sendo que a grande maioria das bandas mal gastava uma fração disso em seus vídeos.
Clipes Musicais que parecem Jogos de Videogame
Blur - Ong Ong
O Blur é uma banda inglesa e foi formada em dezembro de 1988 quando o baixista Alex James se juntou à banda de Damon Albarn, o baterista Dave Rowntree se juntou logo depois, já o guitarrista Graham Coxon é amigo de infância de Albarn. O grupo se apresentou ao vivo pela primeira vez no verão de 1989 no galpão de mercadorias do East Anglian Railway Museum em Chappel & Wakes Colne.
Um representante da Food Records, chamado Andy Ross compareceu a uma apresentação da banda e os convenceu a ir para a gravadora. A única preocupação era que não gostavam do nome da banda, que se chamava Seymour. A Food elaborou uma lista de alternativas, das quais o grupo decidiu mudar para o nome Blur. Eles assinaram com a banda rebatizada em março de 1990.
A música 'Ong Ong' é uma composição poética ao escapismo e ao desejo de estar com alguém especial, mesmo em meio a circunstâncias adversas. A letra começa com a imagem de um dia quente e sufocante, onde o asfalto derrete e as pessoas parecem desorientadas. O narrador decide fugir dessa realidade opressiva, embarcando em um barco em busca de um lugar mais tranquilo e significativo. Essa jornada é uma metáfora para a busca de paz e conexão em meio ao caos cotidiano.
A ilha dos 'black kites' e a 'wishing tree' mencionadas na música evocam um lugar quase mítico, onde os desejos podem se realizar e a natureza oferece um refúgio. Aqui temos uma viagem lenta e contemplativa, onde o tempo parece desacelerar, permitindo ao narrador refletir e se reconectar com seus sentimentos. A ilha tem paisagens serenas e templos budistas, o que reforça a ideia de um retiro espiritual e emocional.
Ad
A repetição do desejo de estar com a pessoa amada, independentemente das circunstâncias, é um tema central na música. Seja enfrentando tempestades no mar ou explorando montanhas e ilhas. O amor incondicional é expresso assim como uma vontade de compartilhar todas as experiências com essa pessoa. A música termina com um refrão simples que pode ser interpretado como uma expressão de alegria e contentamento, referência à profundidade do amor verdadeiro.
Goldfish - We Come Together
Na África do Sul, na Cidade do Cabo, Dominic Peters e David Poole - dois músicos de jazz - se conheceram enquanto estudavam na faculdade. Os dois se juntaram e formaram o Goldfish, seu som tem elementos do jazz e da música africana, combinando instrumentos acústicos como contrabaixo, saxofones, teclados, flauta, vocais com samplers, efeitos e sintetizadores.
A ambientação cartunesca sempre presente em seus vídeos mostram a criatividade deles. O duo também sabe se apropriar de memes ou virais de internet ao seu favor, recriando e misturando tudo de forma satírica e bem humorada. Mostram bastante seu mascote que é um peixinho dourado.
E eles fizeram um vídeo que se tornou uma pérola para o mundo dos videogames. We Come Together é um vídeo-tributo a diversos jogos de videogames, onde o protagonista é um peixinho dourado em busca de sua namorada.
Este é talvez o clipe mais conhecido do Goldfish, fazendo a referência a diversos ícones da cultura Pop, como Star Wars, Angry Birds, Pitfall, Street Figther, GTA, Packman, Hello Kitty e tantos outros. Aqui o duo não poupa ninguém na hora de contar a história do seu mascote, o peixinho dourado salvando sua princesa em apuros.
Um trabalho audiovisual maravilhoso onde se misturam uma variedade de técnicas e estéticas, desde o visual 8-bit, animação 3D até a animação em argila. Um excelente trabalho que reuniu uma equipe internacional para recriar esta divertida história que vale a pena ver várias vezes, pois não conseguimos pegar a quantidade enorme de referências e detalhes que temos nesse vídeo.
Ad
Vale muito a pena assistir esse vídeo várias vezes e depois assistir aos outros clipes da banda que também tem como protagonista o peixinho dourado em excelentes animações e técnicas diferentes.
Super Furry Animals - Lazer Beam
O Super Furry Animals foi formado em Cardiff no país de Gales em 1993 após fazer parte de várias outras bandas da área: Gruff Rhys e Dafydd Ieuan tocavam juntos, enquanto Huw Bunford e Guto Pryce eram membros de outras bandas.
O nome da banda veio de camisetas impressas pela irmã de Rhys. Ela estava fazendo camisetas Super Furry Animals para o coletivo de moda e música Acid Casuals. A banda também fez referência a Blur, Elvis Costello e Wynton Marsalis como grandes influências em seu trabalho.
A música Lazer Beam possui dois videoclipes produzidos para acompanhar o lançamento como single.
Temos um vídeo" inspirado no filme Tron" que mostra um mar azul fluorescente em uma estrada em direção a "uma paisagem urbana que parece algo entre o centro de Tóquio e um equalizador gráfico". Outdoor eletrônicos flutuantes aparecem com a banda, um monstro neon, com o logotipo 'SFA' no peito, aparece entre os prédios translúcidos com raios elétricos disparando de seu corpo e também tem uma nave espacial neon multicolorida muito bonita.
Já o outro videoclipe começa com uma cena da banda refletida em uma tela de televisão e com a primeira referência ao logotipo da Nintendo e do Super Nintendo. Depois da tela inicial do jogo fictício chamado 'Lazer Beam', o 'modo Arcade' é selecionado e dois personagens são escolhidos em um menu com quatro sósias dos membros da banda.
Um vilão é mostrado com braços cruzados, elevando-se sobre vários arranha-céus. Temos o mapa no estilo Final Fight e aparece até o estágio 'Cidade' piscando na tela. O 'jogo' tem dois personagens atirando numa clara referência ao estilo run and gun de Metal Slug, vários zumbis chegam e o vilão da introdução aparece.
No estágio 2 'Docks' temos mais zumbis, um barco/submarino entra pela direita e começa a atirar bombas nos jogadores que o destroem com raios laser. Outra cutscene entra, o hangar explode e desaparece antes de voar para fora da água, agora com garras mecânicas presas e tudo isso com a banda jogando freneticamente o game.
No terceiro estágio, o vilão ataca os personagens de cima com seu veículo voador e é atingido várias vezes por lasers enquanto tenta atingir os jogadores. Um dos personagens ativa um aparelho que chama uma nave espacial que atira no vilão e ele foge de seu veículo explodindo dizendo "Eu voltarei".
Ad
E tem até cutscene final para este game. Aqui, os "zumbis" aparecem alinhados cantando com o verso final da música. Balões e arco-íris são mostrados atrás deles e uma baleia salta da água antes que a tela fique preta e as palavras "Game over".
O clipe é tão legal que não esqueceu nem a clássica mensagem de “Vencedores do FBI não usam drogas! "
Iron Maiden – Speed Of Light
A donzela de ferro é um dispositivo de tortura, consistindo em um gabinete de ferro sólido com uma frente articulada e interior coberto de espinhos, alto o suficiente para envolver um ser humano.
Apesar de sua má reputação, não há evidências da existência das donzelas de ferro antes do século XIX. No entanto, existem relatos antigos do tirano espartano Nabis usando um dispositivo semelhante por volta de 200 a.C. para tirar a vida das pessoas. Também é especulado que o vizir abássida Ibn al-Zayyat criou um "baú de madeira semelhante a um forno que tinha pontas de ferro" para tortura. Ironicamente, este seria usado durante sua própria prisão e execução em 847.
Viajando muitos anos para o futuro, no Natal de 1975, um jovem baixista chamado Steve Harris tinha acabado de sair da banda Smiler e, acreditando em seu sonho de ser um músico famoso, formou uma das bandas mais icônicas do planeta, o Iron Maiden.
Harris atribuiu o nome da banda a uma adaptação cinematográfica de O Homem da Máscara de Ferro, do famoso livro de romance de Alexandre Dumas. Harrys achava que o título o lembrava o dispositivo de tortura. Mas inicialmente a banda usou o nome Ash Mountain, porém a maioria dos integrantes da banda preferiu o nome Iron Maiden.
Durante os anos seguintes, o Maiden teve vários músicos talentosos em sua formação, com algumas saídas e voltas de seus membros, mas a formação clássica entrou em um acordo e formou o sexteto mais poderoso do Heavy Metal mundial.
A música Speed Of Light narra uma aventura por meio do tempo e espaço, uma aventura que leva o mascote da banda Eddie a ver diferentes eras dos videogames. Aparentemente, o personagem está com mais alguém, que o convida a ir além dos limites do próprio universo.
O clipe viaja por referências em que Eddie seria nosso protagonista, nos mostrando a época dos pubs. A fase do Donkey Kong, que se passa justamente nessa mesma época, vemos um cara que seria Paul Di’anno atirando televisores queimados.
Vemos também Eddie tentando salvar Charlotte no jogo. Eddie precisa juntar 4 corações para poder retornar à sua dimensão e concluir o jogo, e após derrotar o chefe, ele consegue o coração de Charlotte.
Ad
A medida que Eddie vai passando pelos cenários, ele vai ganhando corpo, uma clara referência à banda que foi ganhando notoriedade mundial com os anos.
Eddie então viaja pelo tempo e espaço e, na era 16bits, faz referência a jogos como Robocop vs Terminator e Megaman X. O carro de Somewhere In Time que Eddie enfrenta lança mísseis em sequência e atira em sentido diagonal, outra referência aos shooters como Contra e Metal Slug.
Temos uma luta épica entre a besta no cenário de Run To The Hills. Eddie começa perdendo, mas ele retorna, executa um combo como em Street Fighter e Marvel Vs Capcom, e temos direito ao Finish Him com um Fatality de Kano do primeiro Mortal Kombat.
No último jogo, vemos Eddie em primeira pessoa enfrentando inimigo no melhor estilo Skyrim. Temos mais referência Conter Strike. Games como Turok do Nintendo 64, Borderlands ou Arc Survival Evolved não foram esquecidos na cena do dinossauro.
Por fim, Eddie consegue as peças-chave utilizando seu próprio coração e volta para sua dimensão. E ainda temos easter eggs com os nomes de todos os integrantes da banda no final do placar, como eram os arcades, sendo Eddie o primeiro colocado.
Red Hot Chili Peppers - Californication
Por fim, temos aquele que originou a mistura de videogames com videoclipes de música, Californication.
O Red Hot Chili Peppers é uma banda de rock formada em Los Angeles em 1982. Inicialmente composta pelo vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea a banda teve altos e baixos, com saídas de outros integrantes até chegar na formação que se tornou a perfeita para os fãs.
Anthony Kiedis e Flea percorreram um longo caminho com outros integrantes, e após a saída do guitarrista Dave Navarro em 1988, chegava à banda o jovem de 19 anos chamado John Frusciante e o baterista Chad Smith, se tornando a formação perfeita da banda.
O Red Hot tem várias músicas marcantes, mas em 1999 era lançado o clipe que mudaria muito a indústria audiovisual das bandas. 'Californication', é uma crítica ácida e reflexiva sobre a influência da cultura de Hollywood sobre o chamado Sonho Americano na sociedade global. A canção aborda temas como a obsessão pela fama, a superficialidade das aparências e o impacto da mídia e do entretenimento na percepção da realidade.
A expressão 'Californication' é um jogo de palavras que combina 'California' com 'fornication', insinuando uma disseminação e venda dos valores e do estilo de vida californiano. A música também menciona a busca incessante pela juventude eterna, criticando a indústria da cirurgia plástica e a obsessão por celebridades.
Ad
Além disso, referências culturais, como Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, ao planeta fictício Alderaan de 'Star Wars', ilustram como a cultura pop e a indústria do entretenimento podem ser onipresentes e influentes. A música sugere que, embora a destruição possa levar a criações, há um preço a pagar pela constante busca por renovação e pelo consumo desenfreado de cultura pop. Uma reflexão profunda sobre os efeitos da globalização.
O vídeo assume a forma de um game fictício que retrata cada um dos membros da banda em algum tipo de aventura em São Francisco e Los Angeles. O vídeo termina quando o mundo é devastado por um terremoto e os avatares são substituídos pelos membros da banda de ação ao vivo. O videoclipe de "Californication" é o vídeo mais assistido do grupo no YouTube, tendo atingido oficialmente um bilhão de visualizações em 5 de dezembro de 2022.
Com a perspectiva em terceira pessoa, cada membro da banda é um personagem de algum tipo de aventura.
O guitarrista John percorre a Calçada da Fama de Hollywood, esquivando-se de celebridades e seus guarda-costas. Entra em um estúdio de cinema, onde ele interfere com a produção de um filme espacial, um filme para adultos e um documentário de Leonardo da Vinci.
Chad anda de snowboards em montanhas, cai de um penhasco em um trem, e em um dos fios da Ponte Golden Gate
Anthony nada na Baía de São Francisco, rodeado por tubarões e mulheres, surfa em cima de um tubarão e dirige um carro conversível, passeia pela ponte e passa por um donut gigante da Randy's Donuts. Ele também dirige por um penhasco e passa pelo letreiro de Hollywood para em seguida cair em uma libélula gigante.
Já Flea atravessa o Parque Nacional da Sequoia e tenta salvar um urso de um caçador, anda em um carrinho de mineração e escapa de vários lenhadores quando estão cortando todas as árvores.
A banda passa por um terremoto no meio da cidade e acaba finalizando com todos os quatro integrantes reunindo-se no centro da Terra, onde todos eles tocam um cubo 3D, que transforma seus avatares de volta ao mundo real. O vídeo em si contém muitas homenagens aos jogos de videogame de seu tempo.
O clipe tem como base o jogo Crazy Taxi, lançado para o Dreamcast.
Em 1º de março de 2022, o desenvolvedor de jogos espanhol Miquel Camps Orteza criou um game baseado no videoclipe da música. Você joga como um dos quatro membros da banda. O jogo tem sete níveis, cada um baseado em uma cena do videoclipe. Orteza escreveu: “Eu queria tanto jogar aquele jogo! Estamos em 2022 e não vi ninguém fazer, então me desafiei a criá-lo. Selecionei alguns momentos épicos do vídeo e transformei em 7 níveis, cada um com uma mecânica diferente."
Ad
No vídeo abaixo, você pode assistir ao gameplay e ainda baixar para jogar.
Californication é um dos videoclipes mais icônicos da história da música e consequentemente dos videogames.
Conclusão
Videogames são obras de artes incríveis que, além de nos entreter, inspiram outras formas de arte.
E você, lembra de algum videoclipe que parece um jogo de videogame?
Abaixo deixo um vídeo com todos os clipes citados neste artigo e curiosidades sobre eles.
— Comments0
Be the first to comment