Games

游戏指南

Mass Effect 5: O que Podemos Esperar do Próximo Game

, Comment regular icon0 comments

Um cenário de Destruição e, talvez, o retorno de Shepard nos aguardam na sequência direta da incrível trilogia da Biaoware

Writer image

审核人 Romeu

Edit Article

Mass Effect é um dos RPGs mais celebrados dos últimos anos e o seu quinto game está em desenvolvimento pela Biowarelink outside website, deixando os fãs muito ansiosos por saber o que aconteceu com o mundo após destruirmos (ou controlarmos, ou assimilarmos) os temidos Reapers. Lançado durante o Game Awards de 2020, o primeiro teaser mostrou o que aconteceu com o principal personagem do jogo, ou pelo menos, uma especulação do seu destino.

Ad

Mas, de lá para cá, não tivemos mais notícias e, durante o N7 Day – dia 7 de novembro – o que ganhamos foi uma armadura comemorativa para nosso personagem em Dragon Age The Veilguard com as cores das armaduras dos Espectros, a elite dos combatentes no universo de Mass Effect. Por isso, se você está ansioso para saber oque aconteceu depois do final da trilogia principal e o destino dos personagens que acompanhamos durante toda essa jornada, então, temos más notícias: ainda não há data de lançamento e nem novidades sobre isso.

Porém, podemos especular sobre ele com as informações que temos e imaginar oque podemos esperar sobre o próximo jogo da franquia Mass Effect e, se você tiver dúvidas ou informações, deixe um comentário.

Relembrando os Jogos

Antes de falar do futuro, vamos lembrar um pouco do passado e saber onde deixamos nossos heróis quando a franquia Mass Effect terminou.

Em Mass Effect, conhecemos Comandante Shepard, alguém que pode ser um homem ou mulher (se for homem, chama-se por padrão, John, e mulher, Jane), que nasceu na Terra, em um planeta que é uma colônia terráquea ou em uma nave, o que muda um pouco seu background e alguns diálogos, mas não afeta a gameplay e nem a história como um todo. Você escolhe sua origem, classe, que pode ser um combatente, um agente furtivo ou um usuário de poderes psíquicos chamado de Bióticos.

Image content of the Website

Seja qual for o gênero, origem ou classe, você é um forte candidato a se tornar um Espectro, os soldados de elite do universo composta por várias raças alienígenas e, ainda por cima, será o primeiro humano a ingressar nessas fileiras. Acompanhado de um Espectro mais experiente e dois colegas humanos, você começa a investigar um caso que começa em um simples assassinato e termina em você salvando todo o universo de uma antiga raça alienígena, os Reapers.

Os três jogos ainda lhe apresentam uma galeria de companheiros inesquecíveis (uns mais do que outros) como Garrus, o turian atirador de elite e perito em calibragens; Liara, a asari que começa como uma inocente cientista e termina como a maior informante da galáxia; Tali, uma qurian que termina sua peregrinação salvando todo seu planeta natal; Wrex, o krogan que livra sua espécie de uma doença genética que impedia a procriação de todos; Mordin, o salarian que te uma das cenas de heroísmo mais emocionantes dos jogos; Ashley ou Kaidan, companheiros humanos que você terá que escolher logo no primeiro jogo quem irá te acompanhar pelo resto da jornada.

Após uma longa luta contra os Reapers, descobrimos uma arma capaz de destruí-los de forma definitiva e todas as espécies se juntam para construí-la e lutar de igual para igual contra eles. Neste momento, você terá uma escolha:

* Destruir os Reapers, mas, em compensação, você destruirá toda a vida inorgânica do universo, o que inclui os Geth, uma raça de robôs que se tornou consciente e inteligente, e sua companheira, Edi (que também é a Ia da sua nave);

Ad

* Controlar os Reapers, o que é exatamente o que o grande vilão da história, o Homem Ilusivo, chefe da organização que prega a supremacia humana sob os aliens chamada Cerberus, deseja.

* Ou a Síntese, o que criará uma nova forma de vida, meio-orgânica e meio-inorgânica, que trará a paz a todo o universo, mas, de alguma forma, tira parte da individualidade e livre-arbítrio de todos.

Cada escolha tem seus prós e contras, mas, por anos, nenhuma delas foi oficializada como a escolha certa ou canônica em relação à franquia. Porém, isso parece que mudará.

Enquanto isso, em outra galáxia…

Mass Effect: Andromeda talvez tenha sido a forma da Bioware de continuar a história de Mass Effect sem ter que realmente responder à pergunta de qual das três escolhas era a oficial, levando a franquia para outra galáxia com mais de 600 anos de diferença.

Entre o segundo e terceiro game da franquia, um misterioso patrono decidiu financiar um ousado projeto, levar os habitantes da Via Lactea para outra galáxia, onde poderiam prosperar e continuar existindo, livres da ameaça dos Reapers. O local escolhido foi a galáxia de Andrômeda, a mais próxima daqui (só 2,5 milhões de anos-luz).

Os escolhidos embarcariam em Arcas e seriam congelados e despertariam apenas quando estivessem próximos, onde os Desbravadores de cada espécie explorariam planetas compatíveis e estabeleceriam colônias, fariam contato com os habitantes da galáxia de Andromeda e recomeçariam suas vidas.

Ao chegar, a Arca dos humanos se depara com um grande problema: uma estranha força corrompe os planetas habitáveis e impede que as colônias se estabeleçam. A comida, água e energia da nave está em níveis críticos e, se eles não encontrarem um lugar habitável em breve, o que ainda existe da população da Via Láctea será extinta em breve. Cabe a você, no papel do desbravador Ryder (Alex ou Sara) descobrir o que está por trás da corrupção dos planetas e resolver o problema.

Apesar do relativo sucesso (e do trailer de anúncio ao som da sensacional Ghost Riders in Sky) de Mass Effect Andromeda foi lançado com muitos bugs e problemas de performance que fizeram a Bioware abandonasse essa série paralela e voltasse sua atenção para a trilogia original. Então, chegamos a Mass Effect 5.

Depois do fim

Durante o N7 Day de 2023, a Bioware lançou algumas imagens com pequenos trechos de informação que revelaram um teaser de 34 segundos, que você pode conferir abaixo.

O teaser do N7 Day 2023 eventualmente mostrou uma figura de capacete – bastante feminina no contorno – vestindo uma jaqueta N7 acolchoada com colarinho digno de Cyberpunk 2077 e um capacete que todos estão chamando de “Daft Punk”. Ela puxa uma arma e se dirige para fora do prédio em direção a uma área aberta que parece muito empoeirada ou arenosa, com tons dourados. O trailer também foi acompanhado pela nova arte Mass Effect que você pode ver abaixo:

Image content of the Website

Ad

Esse cenário empoeirado e arenoso pode dar uma pista do que aconteceu após o final da trilogia original, além de uma das principais referências que aparece no trailer lançado durante a Game Awards que é a Cidadela (uma gigantesca estação espacial que funcionava como a capital da galáxia) que foi destruída durante o 3° jogo e – spoilers – fazia parte da arma definitiva contra os Reapers.

Nos minutos finais, Liara T’Soni, uma das nossas companheiras, aparece pegando um pedaço da armadura de Shepard de um planeta coberto de gelo. Ou seja, de alguma forma, dá a entender que algum evento catastrófico alterou o clima dos planetas, alterando boa parte do clima em diversos planetas do universo. Claro, aconteceu uma guerra contra os Reapers, o que seria motivo suficiente para que afetasse todos eles, mas, talvez não tenha sido só isso.

É possível que a Bioware esteja canonizando o final da Destruição.

Muitas evidências disso podem ser vistas no trailer:

Primeiro, você ouve o som apocalíptico dos Reapers no trailer e, durante a cena vem que Liara caminha pelo planeta gelado, é possível ver um Reaper ao fundo (se ele está vivo ou morto é outra coisa). Tal aparição foi confirmada pelo diretor do projeto, Michael Gamble, que confirmou a presença de Reapers no trailer.link outside website

Se você jogou os finais de Síntese e Controle, sabe que não é possível que Reapers tenham “sobrevivido” para “fazer barulho no trailer”.

Depois, o planeta gelado que vemos Liara se parece muito com a cena final da versão estendida de Mass Effect 3, em que vemos – apenas se escolhermos o final de Destruição – o peito de alguém vestindo uma armadura N7 respirando profundamente como se tivesse acabado de acordar – dando a entender a possibilidade de Shepard ter sobrevivido a explosão da Cidadela. O trailer claramente quer fazer uma ligação com este ponto da história, dando a entender que Liara esteve procurando por Shepard todos esses anos e finalmente encontrou uma pista.

Além disso, o pôster revelado como parte do N7 Day 2021, este cartaz de Mass Effect saiu, provocando o próximo jogo. Não só essa cratera parece muito com um capacete Geth, mas se você ampliar essas figuras pequenas, uma delas parece usar uma armadura Krogan.

Image content of the Website

Curiosamente, em janeiro de 2022, o diretor-geral da BioWare, Gary McKay, revelou em um post no blog da BioWare que o cartaz contém “um punhado de easter eggs escondidos”link outside website, incluindo “pelo menos cinco surpresas, todas as quais apontam para um futuro incrível no universo de Mass Effect”.

Claro, ele não entra em detalhes sobre o que qualquer um dos segredos, mas acrescenta que ele está vendo “um trabalho incrível de ambas as equipes”, referindo-se as equipes de desenvolvimento de Mass Effect e Dragon Age.

Outra evidência de que jogaremos em um cenário onde o final da Destruição foi escolhido é a aparição de Liara. Quando escolhemos o final da Síntese, é possível ver que todos os seres vivos adquiriam linhas com um brilho esverdeado na pele além de olhos verdes brilhantes. O que não temos na pele azul da garota.

Ad

Image content of the Website

Então, a especulação é de que o próximo game irá ignorar as possibilidades de Controle e síntese, assumindo canonicamente que shepard escolheu destruir os Reapers usando a arma definitiva, mas, por algum motivo, eles ainda conseguiram escapar.

Quem está fazendo o jogo

O novo jogo Mass Effect está sendo feito por uma "equipe veterana" na BioWare. Logo após o lançamento do teaser trailer, o diretor do projeto da BioWare, Michael Gamble, destacou alguns dos nomes que retornam para criar o próximo passo na franquia no Twitter.

Para começar, Dusty Everman voltou à equipe de desenvolvimento como um designer de narrativa principal. Gamble menciona que Everman foi um dos principais contribuintes quando se trata de trazer a nave Normandy de volta à vida e anteriormente era um designer sênior da BioWare. Parrish Ley, que anteriormente trabalhou como diretor cinematográfico da Trilogia Mass Effect, também está retornando para trazer "sua visão" para a nova aventura, juntamente com o programador de longa data da BioWare e o designer técnico Brenon Holmes e o diretor de arte original de Mass Effect, Derek Watts.

Agora a pergunta que não quer calar é: quando a próxima aventura de Mass Effect vai chegar? Bem, provavelmente não veremos uma data de lançamento oficial por algum tempo, especialmente considerando que a BioWare continua nos estágios iniciais de desenvolvimento.

Agora, fale conosco, o que você espera ver no próximo Mass Effect? Está ansioso? Deixe aí nos comentários e vamos teorizar sobre as próximas aventuras de Shepard a bordo da Normandy ou relembrar momentos emocionantes da trilogia.