Com o começo de um novo ciclo de expansão em qualquer MMORPG, é de se esperar muitas mudanças nas classes e em suas habilidades e Final Fantasy XIV não é exceção, porém, a chegada de Dawntrail não foi muito esperada para parte da comunidade, mais especificamente para os que jogam como healer/curandeiro.
Durante a Media Tour de divulgação da expansão nova, um vídeo onde um grupo de jogadores enfrenta a primeira masmorra da expansão com apenas 1 tank e 3 DPS chamou muito a atenção e deixando parte dos jogadores apreensivos sobre o papel dos healers nos conteúdos novos do jogo. Entretanto, parte do medo pelo futuro da função foi felizmente ofuscado pelas novidades apresentadas durante a própria tour de pré-lançamento e durante os teasers, incluindo o rework completo de uma das classes e muitos adicionais de qualidade de vida.
Ad
Para entendermos melhor as mudanças nos healers em Final Fantasy XIV: Dawntrail, nesse artigo, vamos analisar a mudança de cada um não apenas após a virada de expansão, mas também no patch atual do jogo, 7.05, com as alterações feitas para The Arcadion (Savage). Para outros detalhes sobre as mudanças dos healers mas também sobre as outras jobs confira aqui
Scholar
O considerado mais técnico e complexo dos 4 healers de FFXIV continua a manter seu posto mais uma expansão. Com a adição da skill Seraphism adicionando uma terceira “instância” ao kit do scholar junto as habilidades do próprio player e as de sua fada, novas possibilidades se abrem para gameplay, incluindo maior viabilidade para grupos que queiram jogar com a dupla Scholar e Sage e não incluir um healer que seja focado em cura bruta e regeneração de mana.
Essa nova habilidade de cooldown de 3 minutos transforma certas skills do kit do Scholar em casts instantâneos com alta potência de cura e aumentando a eficiência de certos escudos, servindo assim como uma skill coringa tanto para fases onde alta movimentação é necessária como também para resolver os maiores desafios de cura que podem ser encontrados desde as dungeons mais simples até os mais difíceis modos de dificuldade de uma raid.
Outras mudanças importantes no kit do Scholar foram a diminuição do cooldown do Recitation para 1 minuto, permitindo assim mais liberdade no uso da skill que anteriormente era reservada apenas para garantir o crítico no shield do Adloquium e não dando tanto espaço para que seus outros usos brilharem tanto quanto poderiam e também a adição de Baneful Impaction, um botão de dano em área que surge após o uso de Deployment Tactics, dando mais usos para que o buff de dano do Scholar funcione em pulls de dungeons e não apenas em cenários com apenas um inimigo em campo.
Sage
O mais novo dos healers não teve grandes mudanças após seu lançamento em Endwalker, tanto por ser sua primeira expansão como classe veterana, mas também por ter um kit muito completo com boas opções tanto de cura quanto de escudos e mitigações e não necessitando de grandes mudanças, recebendo em sua maioria apenas melhorias e adições relacionadas a qualidade de vida ou alinhamentos com o estilo atual dos healers, como é possível perceber observando o buff de tempo de duração no buff de cura de Physis II. Além disso, com Soteria tendo seu cooldown diminuído para 60 segundos, o que também poderia servir como incentivo para que jogadores que não estejam acostumados com a classe ao nível muito avançado explorem a mecânica do Kardia mais a fundo.
Como já citado, Sage mudou pouco sua gameplay entre Endwalker e Dawntrail, sendo a única nova adição ao seu kit de curas o que pessoalmente reclamei que faltava: Kardia em área. Philosofia, apesar de sua potência que pode parecer baixa em comparação com outras curas do kit de Sage, como o combo Zoe + Pneuma, é uma adição confortável e divertida para o kit, sendo ótimo para curar seus aliados em uma situação em que o Sage tenha bastante tempo para castar apenas skills de dano.
Ad
White Mage
O clássico healer da série Final Fantasy, apesar de atualmente ter números mais baixos em questão de dano que seus outros 3 companheiros, continua sendo um coringa para qualquer situação.
Assim como Sage, White Mage não sofreu grandes alterações em Dawntrail, sendo a maior adição ao seu kit o Aetherial Shift, um dash para frente, funcionando de maneira parecida com o En Avant de Dancer. A mudança de Medica II para Medica III tornou a potência dessa Cura + Heal Over Time mais adaptada para os valores atuais, porém este continua sendo um botão de emergência e circunstancial no kit do White Mage já que suas curas baseadas na série Afflatus continuam sendo melhores.
Além da skill de movimentação nova, White Mage ganha stacks de Glare IV ao ativar Presence of Mind, dando mais mobilidade ainda para a classe, agora durante a sua fase de burst de dano a cada 2 minutos e recebendo Divine Caress no level 100 como uma quase continuação da skill Temperance, aumentando a mitigação oferecida pelas tradicionais “asas” da habilidade e também adicionando efeito de Cura com o tempo com o efeito de Divine Aura.
Astrologian
Os fãs do Astrologian são muitos, porém estes sabem que o rework da classe no começo de toda expansão é iminente. Apesar de muitos ainda sentirem a falta do Nocturnal Sect, a instância de shield Healer do Astrologian, a reencarnação atual da classe em Dawntrail traz diversas homenagens não apenas ao healer com suas instâncias de cura bruta e escudos do passado mas também a diversas skills extintas do seu kit, como no novo deck de cartas que lembram o funcionamento desta mecânica até meados da Stormblood.
Além do novo funcionamento do deck que simplifica muito a já complicada janela de burst da classe e diminui os efeitos que o RNG poderia causar na janela de buffs da equipe, a nova skill Sun Sign como uma poderosa skill de mitigação para a party não apenas relembra os tempos do Astrologian como healer de escudo mas também é uma incrível adição ao seu kit de pure healer.
Qual é o futuro dos Healers em FFXIV?
Apesar da incerteza de muitos jogadores que acabou por gerar até mesmo uma “Greve dos Curandeiros” na primeira semana da expansão e após a primeira semana da raid The Arcadion (Savage), é possível confirmar que os healers continuam fortes em Final Fantasy XIV e que a role ainda além de muito necessária acabou recebendo inúmeras habilidades novas, deixando a gameplay de todas as quatro jobs mais divertidas e dinâmicas.
Mesmo com um certo crescimento no nicho daqueles que gostam e tentam o desafio de enfrentar lutas difíceis sem healers, este continua sendo apenas um nicho dentro da comunidade e não uma realidade para a maioria dos grupos, logo, a posição dos healers continua indisputada e seu papel continua sendo mais do que indispensável para que grande parte da base de players consiga seus clears de maneira harmônica.
Ad
Com as atuais mudanças nos kits de skills, também é possível prever que a Square Enix esteja nos levando para um caminho em que, no futuro, as duas sub-funções dentro da role (shield e regen healer) sejam extintas e que qualquer composição seja válida para que todos possam jogar com a classe de sua preferência sem se preocupar em desfalcar e equipe, o que traria ainda mais dinamismo e faria com que novas estratégias e combos de cura + mitigação possam ser explorados e criados tanto pelos desenvolvedores quanto pela comunidade, trazendo assim mais diversidade e ideias interessantes para a comunidade de healers de FFXIV.
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요