Já parou para pensar quais foram os jogos mais vendidos em cada uma das plataformas que foram lançadas nesses anos? Claro, existem jogos que foram aclamados, ganharam prêmios e se tornaram um dos mais jogados e apreciados por uma base de fãs, mas não é necessariamente o mais vendido daquele console. Veja, por exemplo, Shemue no Dreamcast.
Foi aclamado e adorado por uma base de fãs no finado console da SEGA que ficaram por anos esperando saber o final da história. Mas, em questão de vendas, o game foi tão caro de produzir que cada dono de um Dreamcast tinha que ter comprado duas cópias do game para pagar os custos de produção do jogo. Então, sabendo dessa diferença entre vendas e aclamação do público, nós vamos falar dos games mais vendidos de cada console.
Estamos apenas cobrindo os principais consoles domésticos e portáteis e deixando de fora os sistemas de nicho de que poucas pessoas possuíam ou se lembram, como um Jaguar ou Philips CDi ou o Virtual Boy da Nintendo. Também vamos levar em conta apenas os dados de vendas lançados oficialmente. É possível que alguns desses números tenham mudado ou estejam na ordem errada, mas a partir de 2025, é o mais atualizado possível com base nos dados oficiais mais recentes.
Então, vamos falar sobre esses jogos e, se você tiver dúvidas, deixe um comentário.
Pac-Man, o mais vendido do Atari 2600

Com 8 milhões, o mascote redondo e amarelo dominou as vendas dos consoles Atari, já que os primeiros consoles domésticos eram principalmente uma maneira de jogar os melhores jogos arcade em casa, então faz sentido que Pac-Man seria o mais vendido do Atari 2600. Depois das 8 milhões de cópias do Come-Come, os aliens de Space Invaders vêm em um distante segundo lugar com pouco mais de 6 milhões e, por último, Donkey Kong completa os três primeiros lugares com pouco mais de 4 milhões.
Super Mario Bros. o mais Vendido do Nintendinho
Ad

Embora não dê para ter certeza do número de vendas exatas, dá para estimar que 40 milões de cópias de Super Mario Bros. tenham sido vendidas aos donos de um Nintendo 8-Bits, ou também chamado de Nintendinho. Mas, temos que dizer: apesar de ser um dos melhores jogos do Mario e certamente vender milhões sozinho, Super Mario Bros. foi um jogo que ia com o NES.
Aliás, esse jogo foi provavelmente o motivo pelo qual a maioria das pessoas comprou o console, então nunca saberemos, com certeza, quantas cópias o jogo teria vendido se não tivesse sido incluído no console. No entanto, incluso ou não, o número de vendas de mais de 40 milhões de cópias não é surpresa. Mesmo com Duck Hunt e Super Mario Bros. 3, que também foram incluídos em pacotes, o jogo de caça vendeu apenas 28 milhões e o terceiro game do bigodudo só 18 milhões de cópias, respectivamente. Se você não contar estes combos, o mais vendido NES então seria Tetris, com 8 milhões de cópias vendidas.
Sonic the Hedgehog, o mais vendido Mega Drive

Assim como o mascote principal do Nintendo liderou as paradas de vendas do NES, o Sonic do Sega foi facilmente o mais vendido jogo do Mega Drive com 15 milhões de vendas. No entanto, temos que fazer a mesma observação neste jogo do Sonic como fizemos com Mario, porque ele também foi vendido com o console. Se vamos ver o segundo lugar, não há outro senão Sonic the Hedgehog 2 com cerca de 7,5 milhões de cópias. Estes são grandes números, mas realmente mostram o quão dominante a Nintendo era na época da Guerra dos Consoles dos anos 90.
Phantasy Star, o mais vendido do Master System

Ad
Embora não haja números oficiais, a SEGA revelou que um dos games mais vendidos e aclamados do console de 8-bits foi o RPG Phantasy Star. Um game desenvolvido para bater de frente com Final Fantasy, exclusivo da Nintendo, conta uma história profunda e com excelentes personagens que encantam jogadores até hoje. Phantasy Star não era incluso em nenhum tipo de pacote com o console, o que torna um feito bastante impressionante para o jogo.
Aqui no Brasil, ele ainda recebeu legendas em português pela Tec Toy, o que permitiu que a gente aproveitasse ainda mais o jogo. Agora, outro candidato a top seller do console é o Alex Kidd in Miracle World, que vinha incluso na memória do console. Então, é bem provável que Alex e Alis dominaram o cenário dos 8-bits, mesmo perdendo para o encanador da concorrência.
Pokémon Red & Blue, o mais vendido do Game Boy

Com 31 milhões de unidades vendidas, qual mais poderia ser o jogo mais vendido do Game Boy que a franquia que dominou o mundo e até apareceu na capa da Time! Os jogos de captura de monstros, Pokémon, lançaram a franquia na estratosfera e deram ao portátil uma segunda vida útil de quase 10 anos após o primeiro jogo. Alguns podem pensar que é um pouco injusto agrupar a venda de ambos os jogos juntos, mas é assim que a Nintendo sempre fez. Além disso, o segundo jogo mais vendido é Tetris, tetris, mas isso foi um jogo vendido com o console, e o terceiro lugar vai para Pokémon Gold & Silver, com 23,7 milhões.
Sonic the Hedgehog 2, o mais vendido do Game Gear

Apesar de parecer, o Game Gear e o Master System não eram exatamente consoles irmãos, com especificações técnicas parecidas ou jogos convertidos de um para o outro. Cada um tinha suas particularidades e isso também refletiu nas vendas. Sonic 2, desenvolvido pela Aspect e publicado pela SEGA, foi o game mais vendido do console portátil, com 400 mil cópias. Diferente de outros, Sonic 2 é uma aventura exclusiva e não um “demake” da versão de 16-bits. E, apesar da limitação do tamanho da tela e da fama de comer pilhas, o jogo do ouriço se tornou incrivelmente popular nos portáteis. Sonic Chaos, exclusivo do Game Gear, mas lançado para o Master system no Brasil pela Tec Toy, foi o segundo jogo mais vendido.
Ad
Super Mario World, o mais vendido do Super Nintendo

Com 20,6 milhões tem alguém surpreso que tem outro jogo de Mario está no topo da lista? Mais uma vez, temos que colocar um aviso sobre este marco de vendas enorme para ser parte de um pacote que incluía o jogo com o console. Assim como com o NES, no entanto, Super Mario World é um dos melhores jogos do Super NES e teria provavelmente vendido muito bem também, independente de estar ou não em um pacote. Se você quiser encontrar o próximo jogo mais vendido que não é um pacote jogo+console, temos que ir até o nono lugar, onde temos Street Fighter II Turbo com 4,1 milhões de cópias vendidas.
Gran Turismo, o mais vendido do Playstation

Com 10.85 milhões, essa foi uma corrida muito acirrada entre o primeiro, segundo e terceiro lugar, mas o primeiro GT no console da Sony, jogo de corrida que inicia a franquia, marcou sua vitória em primeiro do pódio com 10,85 milhões de cópias. Além de ser um ótimo jogo, Gran Turismo foi, e ainda é, uma incrível demonstração gráfica dos consoles da Sony que atraiu uma enorme multidão apenas para demostrar o que o console podia fazer. O segundo lugar ficou para Final Fantasy 7 10,02 milhões de cópias.
Super Mario 64, o mais vendido do Nintendo 64

Ad
Para surpresa de zero pessoas, mais um jogo Mario foi o jogo mais vendido em um console Nintendo com 11,91 milhões. Chocante, não é? Mas esta é, mais uma vez, uma situação de jogo vendido com o console. Na verdade, do primeiro ao quarto lugar do N64 todos têm essa mesma observação, incluindo Mario Kart 64, GoldenEye 007, e The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O quinto lugar, no entanto, é Super Smash Bros. sem esse adendo e com respeitáveis 5,55 milhões de vendas. Mario 64 é um verdadeiro marco e mostrou como se adaptar um side sccroller para o 3D e recebeu uma enxurrada de games parecidos, como Banjo Kazooi, Bomberman 64 e outros com “64” no título que seguiram à risca a fórmula de Super Mario 64.
Sonic Adventure, o mais vendido do Dreamcast

Com 2.5 milhões, infelizmente, nem mesmo Sonic conseguiu salvar este console e sua aventura 3D premium só conseguiu vender 2,5 milhões de cópias. Vamos reconhecer os méritos de Sonic Adventure aqui: ele recontou a história dos jogos 2D de forma mais madura e detalhada, levando finalmente a lore de Sonic (que sempre esteve ali, mas passava batido para muito) para as telas, com músicas incríveis tocadas pela banda Crush 44 e depois expandiu isso em Sonic Adventure 2, criando uma vida própria para o, até então novo, Sonic Moderno. Já Soulcalibur foi o segundo melhor de vendas com pouco menos de 1,3 milhões, e Shenmue, que bateu o último prego no caixão do console, ficou em terceiro com 1,2 milhões.
Grand Theft Auto: San Andreas, o mais vendido do Playstation 2

Com 17.33 milhões de vendas, pode parecer surpreendente quão poucas cópias o jogo mais vendido do PS2 tem, considerando que ele próprio é o console mais vendido (existem cerca de 160 milhões de PS2 por aí), mas, no fundo, nós aqui brasileiros sabemos o motivo disso. Se considerássemos as vendas em bancas, em feiras livres ou nas lojinhas da Santa Efigênia em São Paulo, talvez os números fossem muito, mas muito maiores! Descendo a lista, Gran Turismo 3 fica com a medalha de prata, com 14,89 milhões, e GTA: Vice City ganha a de bronze, com 14,2 milhões.
Halo 2, o mais vendido no Xbox
Ad

Com 8,46 milhões de cópias, o Master Chief dominou a primeira tentativa de console da Microsoft, que se saiu muito melhor do que o esperado. Esse sucesso se deveu, na maioria, ao lançamento de um game caprichado como Halo com exclusividade na “caixa X”. A sequência, Halo 2, foi um dos jogos mais vendidos na época e revolucionou o jogo online, permitindo que ele superasse o original Halo, que está em segundo lugar com 6 milhões de vendas. A distância para o terceiro lugar é enorme, com Fable, vendendo, ainda impressionantes, 3 milhões de cópias.
Super Smash Bros. Melee, o mais vendido do GameCube

Com suas 7,41 milhões, super Smash Bros. Melee venceu a batalha pelo topo do ranking no cubo da Nintendo, Infelizmente, o mercado de consoles começou a escorregar dos dedos da BigN com o GameCube, e só mesmo Super Smash Bros. Melee ajudou a empresa e desempenhou um papel importante em manter o console relevante em vendas e em cenas competitivas. É também o primeiro console onde Mario foi empurrado para o terceiro lugar, embora apenas tecnicamente já que o bigodudo também está no SSB, e Mario Kart: Double Dash está em segundo, com 6,88 milhões, e depois Mario Sunshine chega com 5,91 milhões. No final das contas, Mario continua no topo, de alguma forma.
New Super Mario Bros., o mais vendido no Nintendo DS

Com suas 30.80 milhões de cópias vendidas, o portátil da Nintendo foi palco de uma reviravolta rara: super Mario no topo e Pokémon bem abaixo do número cinco. Os 30,80 milhões são números que a Nintendo não vaia nos portáteis com o encanador desde o Game Boy original. Seguido dele, o top 2 de vendas do Nintendo é o Nintendogs, com 23,96 milhões e, por último, Mario Kart DS apenas perdeu por pouco, com 23,60 milhões.
Ad
Kinect Adventures!, o mais vendido do Xbox 360

Com 24 milhões de cópias, você imaginaria que Kinect Adventures! Era o jogo mais vendido do Xbox 360? Provavelmente você teria pensado que Halo 3, Call of Duty 4, Skyrim, ou um dos outros games que costumam aparecer na lista dos “melhores jogos Xbox 360” seria o mais vendido, mas não, 24 milhões de pessoas compraram Kinect Adventures! Mas vamos falar a real: O 360 foi praticamente criado em torno do Kinect, com várias funcionalidades criadas em torno do periférico e ainda sendo vendido como uma forma de diversão para toda a família, não é de se estranhar muito. Porém, o primeiro lugar para um jogo focado no Kinect em primeiro lugar parece ainda mais loucura quando você descobre que esse game vendeu mais do que o GTA V, com 22,95 milhões, e Minecraft, com seus 22 milhões no console.
GTA V, o mais vendido do PlayStation 3

Com suas 29.52 milhões de vendas, GTA V sendo o top de um console provavelmente se parece mais com o que você imaginava de um topo de vendas. GTA V esmagou absolutamente todos os outros jogos do PS3 em termos de vendas por uma enorme margem, como se poderia imaginar. O jogo que acompanhava três protagonistas diferentes em uma enorme cidade aberta que deu a liberdade aos jogadores de fazerem praticamente qualquer coisa, foi um absurdo sucesso. Mesmo Gran Turismo 5, que fica em segundo lugar, vendeu apenas 11,95 milhões de cópias, e Uncharted 3, em terceiro lugar, com cerca de 9 milhões.
Wii Sports, o mais vendido do Wii

Ad
Com 82,90 milhões de cópias vendidas, a estratégia da Nintendo de colocar seus jogos com seus consoles nunca deu mais certo do que o pacote do Wii e Wii Esportes. Este combo costumava ser o único jogo que muitas pessoas tinha para jogar no console, o que explica suas vendas astronômicas. Mario Kart Wii, que também era um jogo que vinha em um pacote, é o segundo lugar em vendas, com cerca de 38 milhões de cópias, e Wii Sports Resort vem em terceiro lugar, com 33,14 milhões.
Mario Kart 8, o mais vendido do Wii U

Com 8,46 milhões de cópias vendidas para um jogo de Mario Kart é um sucesso abismal! Mesmo que o console, que muitas pessoas achavam ser um acessório, não tenha sido. Mas, como outros da Big N, este também foi um jogo incluso em um pacote. Na verdade, os nove primeiros lugares dos mais vendidos do Wii U eram todos parte de algum pacote em um momento ou outro. O primeiro jogo que você pode dizer que vendeu mais sem ser parte de um pack console/game é Mario Party 10, com apenas 2,27 milhões de cópias. Claro, muitos desses jogos venderiam muito melhor quando portados para um console futuro.
Marvel’s Spider-Man, o mais vendido no PlayStation 4

Com 22.68 milhões de cópias, O PlayStation 4 foi a geração em que o PlayStation realmente explodiu à frente da concorrência e o exclusivo game do Homem-Aranha foi uma das principais armas da empresa para que isso acontecesse. Um personagem absurdamente popular e uma equipe de desenvolvimento perfeita foram os ingredientes para que esse game atingisse os 22,68 milhões de vendas. Uma dominação completa do mercado. God of War, o reboot, quase foi o vencedor, com 21,02 milhões de vendas, e GTA V, de alguma maneira, conseguiu vender quase tantas cópias quanto no PS3, com 20 milhões.
PUBG: Battlegrounds, o mais vendido do Xbox One
Ad

Com 9 milhões de cópias vendidas, ou baixadas já que o game é grátis, PUBG: Battlegrounds é o jogo mais vendido do Xbox One deveria ser um sinal de aviso para a Microsoft que havia alguma coisa errada com o console dela, ou pelo menos, com os jogos. Sem ofensa ao jogo da Krafton, mas um battle royale vendendo mais do que Black Ops III, com 7,37 milhões de cópias, e Call of Duty: WWII, em 6,23 milhões, mostra o quão insatisfeito o público estava com as decisões que a Microsoft estava tomando com o seu console.
Mario Kart 8: Deluxe, o mais vendido do Nintendo Switch

Com suas 68.29 milhões de cópias, você descobre como a plataforma pode fazer uma grande diferença. Apesar de ser uma versão atualizada do jogo Wii U, Mario Kart 8: Deluxe vendeu mais cópias no Switch do que o número total de consoles Wii U. Logo após, vem o Animal Crossing: New Horizons vendendo 47,82 milhões e depois o Super Smash Bros. Ultimate, vendendo 36,81 milhões. São números incríveis, não é? Fica ainda mais incrível quando você vê que os 22 primeiros jogos mais vendidos no Switch têm números de vendas superiores a 10 milhões e começa a cair abaixo disso só a partir do 23°!
Xbox Series X/S
Infelizmente, não há dados oficiais disponíveis para o Xbox Series X/S. A Microsoft parou de relatar muitos de seus dados de vendas para unidades de hardware e software alegando ser melhor para os jogadores e para o engajamento do público, impossibilitando saber, com certeza, quantas cópias de jogos realmente foram vendidas.
Marvel’s Spider-Man 2, o mais vendido do PlayStation 5
Ad

E, por fim, com 11 milhões de cópias vendidas, a sequência de Marvel’s Spider-Man estrela Miles Morales ao lado de Peter Parker cruzando Nova York com suas teias. Considerando que ainda estamos no meio da geração PS5, então esses números provavelmente mudarão, mas não há dúvida de que Marvel’s Spider-Man 2 é o jogo mais vendido com suas 11 milhões de cópias. O segundo lugar é um sucesso surpresa: Black Myth: Wukong, vendendo 5 milhões de cópias e, em seguida, uma antiga franquia da casa em terceiro lugar: Ratchet & Clank: Rift Apart vendendo 3,97 milhões de cópias até o momento.
— commentaires
0Soyez le premier à commenter