Akira Toriyama, conhecido pela série de mangás Dragon Ball e Dr. Slump faria aniversário hoje, 5 de abril. O quadrinista faleceu em 1 de março, aos 68 anos, rendendo diversas homenagens às suas obras no último mês.
Seu trabalho com animes deixou um legado histórico na cultura mainstream e se tornou fonte de inspiração para diversos artistas dos mais diversos gêneros, com referências diretas em outros mangás e até canções inspiradas nas aventuras de Goku.
O legado de Toriyama também é encontrado no universo dos games, tanto por obras mundialmente conhecidas, como Chrono Trigger e Dragon Quest, quanto por títulos que marcaram gerações de consoles, como Blue Dragon. Neste artigo, a equipe da Um Gamer separou cinco títulos originais que marcam a presença, legado e impacto cultural dos trabalhos de Akira Toriyama no mundo dos games!
Ad
Cinco Jogos para relembrar o Legado de Akira Toriyama nos Games
Chrono Trigger
Nossa jornada começa com uma viagem no tempo de volta para 1994 e 1995, quando a Squaresoft (atual Square Enix) lançou Chrono Trigger, um RPG lançado pelo que ficou conhecido como “a equipe dos sonhos”, com Akira Toriyama, Hironobu Sakaguchi, Yoshinori Kitase e Nobuo Uematsu (Final Fantasy), Yuji Horii (Dragon Quest), Takashi Tokita (Parasite Eve), Masato Kato e Yasunori Mitsuda (Xenogears).
Com uma história de um grupo de aventureiros de eras distintas viajando no tempo para prevenir o fim do mundo, Chrono Trigger se tornou um sucesso atemporal, com mais de 2,3 milhões de cópias vendidas no Super Nintendo, sendo nomeado por muitos como o melhor jogo de RPG de todos os tempos pela sua inovação em gameplay e estética.
Chrono Trigger foi um marco para a indústria dos games e do gênero JRPG, sendo referência até hoje em narrativas sobre linhas do tempo, e carrega toda a essência do traço e personalidade de Akira Toriyama em seus personagens centrais.
Dragon Quest
Dragon Quest é o predecessor clássico dos JRPGs como o conhecemos e ajudou a popularizar o gênero em 1986 ao proporcionar mecânicas mais amigáveis e jogabilidade mais intuitiva para o público, criando a base que influenciaria a criação de outros títulos de renome, como a franquia Final Fantasy.
Muito do sucesso do primeiro jogo também se deve ao conceito de execução da sua trama: uma clássica jornada onde o jogador encarna o papel de um herói para salvar o mundo de um perigo iminente causado por um grande vilão ou força maligna, criando um senso fácil e palpável de compreender para qualquer público em qualquer idade, enquanto as melhorias em narrativa aprimoraram o entorno e os dilemas de cada jogo principal da série.
Os traços de Akira Toriyama são encontrados desde o primeiro jogo e permanecem até Dragon Quest XI, o título principal mais recente da série, lançado em 2017 e foram outro atrativo da franquia para seu público, fazendo dela uma das principais maneiras de apreciar seu trabalho nos videogames, inclusive nos diversos spin-offs da franquia, como o amplamente conhecido Torneko’s Great Adventure: Mystery Dungeon.
O próximo título da série, Dragon Quest XII: The Flames of Fate, que sofreu atrasos no desenvolvimento e ainda não possui uma data de lançamento, pode ser a última contribuição direta de Toriyama para a franquia, mas seu legado permanecerá na série em jogos futuros.
Sand Land
Lançado em agosto de 2000 pela Shonen Jump, Sand Land é um mangá de volume único que ganhou destaque nas últimas semanas com o lançamento da sua série animada pela Disney+ e seu jogo de RPG eletrônico previsto para sair em 25 de abril para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e PC, publicado pela Bandai Namco, conhecida pela sua parceria com os jogos da série Dragon Ball.
Ad
O mangá conta a história de um planeta destruído pela guerra em um futuro distante, onde a água se tornou um recurso escasso e controlado por um rei cruel e seu exército. Após pedir ajuda ao rei dos demônios para encontrar um lago perdido, o Xerife Rau recebe o auxílio de Belzebu para atravessar o deserto, iniciando uma aventura cheia de perigos.
Blue Dragon
Blue Dragon é um RPG de turnos, lançado exclusivamente para o Xbox 360 em 2007. O jogo ficou conhecido por trazer novamente a parceria entre Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu com Akira Toriyama para criar um novo título, além de ser um dos primeiros jogos criados por Sakaguchi fora da Square Enix.
Com diversos elementos tradicionais do gênero além de algumas inovações ou representação própria de alguns, como o sistema de classes por meio de sombras, e uma história envolvente sobre cinco amigos que buscam salvar o mundo da catástrofe das nuvens púrpuras, Blue Dragon se tornou um fenômeno da sua geração, com uma adaptação de anime, além de dois outros jogos que compões sua trilogia: Blue Dragon Plus e Blue Dragon: Awakened Shadow, ambos para o Nintendo DS.
Tobal
Publicado pela Square em 1996 para o PlayStation, Tobal No.1 foi um dos pioneiros em jogos de luta 3D e um dos primeiros trabalhos de Akira Toriyama para os consoles da Soby, criando uma estética única e reconhecível do seu legado para os games.
Tobal No.1 ficou conhecido por ser um dos primeiros jogos com movimentação livre na arena tridimensional nos jogos de luta, além de ter um “modo de Quests” onde misturava seus elementos de combate com um sistema de dungeon crawling, com itens para coletar e chefes para derrotar e progredir para o próximo andar.
No ano seguinte, a Square lançou Tobal 2 exclusivamente para o Japão, com mecânicas do primeiro jogo sendo expandidos enquanto contava com 200 personagens jogáveis desenhados por Toriyama, incluindo monstros que podiam ser capturados no modo de quests ao jogar uma pedra mágica neles quando estão enfraquecidos, aos moldes de Pokémon.
Menção Honrosa: Dragon Ball
A série Dragon Ball é o maior legado de Akira Toriyama nas obras de ficção, e já recebeu dezenas de jogos em variados consoles e estilos. Dentre eles, destaca-se a série de RPG The Legacy of Goku para GameBoy Advance, a série Budokai Tenkaichi para o PlayStation 2, e os mais recentes Dragon Ball Z: Kakarot e Dragon Ball FighterZ.
O anime de Toriyama continuará recebendo novos jogos no futuro, como o já anunciado Dragon Ball Sparking! Zero para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series, além de PC. O título ainda não possui uma data de lançamento, mas promete trazer de volta a essência da série Budokai Tenkaichi, amplamente aclamada pelo seu sistema de combate.
Ad
Conclusão
O legado de Akira Toriyama na indústria da ficção vai muito além das suas obras originais. As referências aos personagens icônicos de suas séries são recorrentes na cultura mainstream, seja com o exemplo do senhor de idade que se torna muito forte quando libera seus poderes, como o Mestre Kame, ou nos personagens que despertam um poder oculto diante de um impulso de fúria, como os Super Sayajins, e na maneira como RPGs do oriente e do ocidente ainda usam fundamentos estabelecidos pela série Dragon Quest em 1986.
Seu talento permanecerá inspirando novas gerações de escritores, quadrinistas e desenvolvedores de jogos nas próximas décadas, mantendo sua memória e marca na história contemporânea vivas nos corações de fãs e entusiastas.
E a isso, devemos celebrar hoje, em nome de um dos maiores artistas que já passaram pelo nosso mundo.
Obrigado pela leitura!
— Comments0
Be the first to comment