RPG

游戏指南

Quem é Solas em Dragon Age? Entenda!

, Comment regular icon0 comments

Descubra a verdade por trás do misterioso Solas em Dragon Age. Explore suas origens, motivações e impacto no mundo de Thedas.

Edit Article

Dragon Age: The Veilguard, quarto game da franquia da Bioware, foi inicialmente chamada de The Dreadwolf. Este é um dos nomes do antigo deus élfico da mentira e trapassa, também chamado de Fen'Harel, ou para os mais chegados, Solas.

Quem jogou o 3° jogo, Inquisition, sabe que no final do jogo descobrimos que o companheiro elfo mago se tratava do antigo deus e que todo o problema que enfrentamos foi causado por um plano dele de simplesmente derrubar o Véu (uma camadinha mágica que separa o mundo dos vivos do mundo dos espíritos, nada importante).

Ad

E com o lançamento desse jogo, os fãs que jogaram ou aqueles que não poderão jogar tão cedo podem estar curiosos para saber mais sobre a verdadeira identidade do nosso amigo “cabeça de ovo” e querer dar uma olhada em quem é esse personagem e seu intrincado papel ele pode desempenhar no futuro.

Por isso, preparamos essa matéria que explicará quem é Solas e qual o seu papel na história do mundo de Thedas e, se você tiver dúvidas, é só deixar nos comentários.

Quem é Solas?

Solas cresceu em uma pequena vila ao norte de Ferelden. Embora suas orelhas pontudas o identifiquem como um elfo, ele não se considera nem um elfo Dalish, nem um elfo das cidades. Na verdade, ele demonstra certo desprezo pelos Dalish, afirmando que eles rejeitaram as tentativas de compartilhar conhecimento e entregam apenas superstições.

Ele também vê os elfos das cidades como pessoas que se agarram ao pouco que lhes resta porque não tem forças para lutar por nada melhor. Enquanto alguns acreditam que isso significa que ele não se importa com outros elfos, na realidade, ele teme que não tenha como ajudá-los em seu estado atual e se cansou de ser ignorado.

Ele nunca frequentou o Circle, afirmando que aprendeu sozinho a dominar suas habilidades mágicas, o que faria dele um Apostate aos olhos da Chantry. Solas possui talentos mágicos únicos, como a habilidade de controlar seus sonhos com plena consciência e manipular fendas no Véu devido ao seu vasto conhecimento sobre o Fade.

Image content of the Website

No 3° game da franquia ele é um mago elfo especializado em tudo oque acontece no Fade e relacionado aos espíritos que lá habitam. Ele também entende muito das Brechas que abriram no céu e nos ajuda a fechar a primeira, indicando que a marca na mão do Inquisidor tem essa capacidade.

Normalmente, isso levantaria suspeitas, afinal, como alguém sabe tanto sobre um fenômeno que acabou de acontecer? Mas, considerando que está chovendo demônios e a gente conseguiu fechar a Brecha, a gente deixa para lá por enquanto.

O conhecimento e a sabedoria de Solas fizeram dele um amigo inestimável, também o colocou o mundo em um caminho sombrio. Passamos toda a aventura conhecendo-o, fechando as brechas, enfrentando os magos Venatori, derrotando demônios do Fade, ajudamos ele a resolver o problema com um velho amigo que se tornou um espírito corrompido e, se você estiver jogando com uma inquisidora elfa mulher, é possível até mesmo ter um romance com ele.

Até que no fim, descobrimos um orbe chamado de Âncora foi o responsável por abrir a Brecha e que ele estava por todo o problema. Corypheus, um dos supostos Magistrados que invadiu a Cidade Dourada e foi transformado em DarkSpawn (leia nosso artigo sobre Dragon Agelink outside website para entender mais), nada mais era do que um peão manipulado por Solas, que iria usar (sem saber) a âncora para cumprir o plano do elfo.

Ad

A âncora permite que quem é marcado controle o Véu e o Fade, que é extraordinariamente poderoso. No entanto, quando na posse de alguém que não seja o deus Fen'Harel, o âncora é uma sentença de morte para o portador. E, sendo o inquisidor o portador de todo o poder da âncora, só sobrou no final que Solas arrancasse nosso braço para conter o poder da âncora e salvar nossa vida.

Agora, Solas se vai (levando nosso braço) e prometemos, para ele e para nos mesmos, que iriamos fazê-lo pagar pelo que fez ao mundo ou tentaremos redimi-lo? Essa é uma escolha sua no final da DLC Trespasser.

As Intenções de Solas

Contudo, a verdadeira natureza de Solas é finalmente revelada durante uma cena durante os créditos finais do jogo, quando Solas se encontra com Flemeth, uma antiga Bruxa da Floresta que tem desempenhado um importante papel na franquia Dragon Age desde o DA: Origins.

Embora visto como um deus da traição, as verdadeiras intenções de Fen'Harel estão mais focadas em libertar os elfos de seus grilhões e restaurar sua cultura e raízes originais. Fen'Harel libertou muitos elfos de seus mestres, aqueles que haviam sido controlados pelas marcas Vallaslin em seus rostos. Os elfos Dalish, ou seja, os elfos selvagens, ainda os usam, sem saber ou entender suas verdadeiras origens como marcas de escravos.

As marcas Vallaslin
As marcas Vallaslin

No DLC Trespasser, o Inquisidor e o grupo caçam Solas, e em sua busca eles descobrem várias notas detalhando a história de Fen'Harel. Seu nome original era Solas, e ele trabalhou em rebelião contra os outros Evanuris, um grupo de poderosos elfos que estavam constantemente lutando entre si e se esforçando para obter o poder de uma divindade.

Ele lutou pelo Povo Élfico, recebendo o nome "Fen'Harel", o "Dreadwolf" ou "Lobo Temido", de seus inimigos. Porém, quando os Evanuris assassinaram Mythal, que Solas acreditava ser a melhor deles e também era sua amante, ele os puniu levantando o Véu e trancando-os longe do mundo mortal.

Quando confrontado, Solas confessa que, se ele não tivesse levantado o Véu e cortado os Evanuris do mundo, eles teriam eventualmente destruído pela sua ganância de poder. Ele declara ao Inquisidor que ele vai restaurar a glória de seu povo, não importa o custo, e isso atraiu muitos simpatizantes a essa causa.

Assumindo o controle da rede Eluvians, espelhos mágicos que permitem aos usuários viajarem longas distâncias que os elfos costumavam viajar (inclusive, restaurar um desses é o maior objetivo de Merrill em Dragon Age 2link outside website, e os elfos que uma vez serviram à Inquisição começam a desaparecer misteriosamente, unindo forças com Fen'Harel como seus agentes do caos.

O Plano de Solas

Os planos de Solas para derrubar o véu soam, na melhor das hipóteses, desastrosos para o mundo e está claro que será nosso principal objetivo em Dragon Age: The Veilguard impedi-lo. O que é menos óbvio é o que sua trama para subir ao poder pode significar para Thedas. Quer dizer, destruir o Véu acabaria com a barreira que separa o mundo dos vivos do mundo dos espíritos e, como nem todos os espíritos são pacíficos ou amigáveis, dá para imaginar o estrago que isso faria.

Ad

Image content of the Website

É possível ver em vários materiais extras, como as HQs e no áudio drama Dragon Age: Vows and Vengeancelink outside website que Solas fez o possível para reunir todo tipo de artefato mágico, incluindo o ídolo de Lírio Vermelho (que um dia foi a templária Meredith), para seu plano de destruir o Véu, o que nos leva ao começo do jogo, quando Rook, Varric, Neve e Harding interrompem a magia de Solas e libertam dois dos mais cruéis deuses élficos antigos.

É possível que, ao restaurar o seu povo à sua antiga glória, ele faça o mesmo que ele alegava que os Evanuris fariam se tivessem tido a chance? Será que seus esforços destruirão todos os Thedas? Isso só depende de você impedir seus planos em Dragon Age The Veilguard. Não vamos dar spoilers do final do jogo, mas só podemos dizer que, se houver um Dragon Age 5, teremos de lidar com as consequências desse plano e não será um passeio no parque.

Agora, deixe nos comentários: o que você achou de Dragon Age The Veilguard? Romanceou Solas em Inquisition? Fale conosco e vamos construir teorias do que será do mundo de Thedas depois do fim de Veilguard.