Chessarama é a mais nova produção da Minimol Games, e veio com uma difícil, porém ótima, proposta de retratar o xadrez de outras formas para inovar a maneira de trabalhar com as peças. Nós, da Um Gamer, tivemos a oportunidade de testar o jogo antecipadamente. Podemos dizer que Chessarama revolucionou o xadrez? Descubra na nossa review!
Como Chessarama funciona?
Basicamente, temos diversos mini games ao nosso dispor, todos interagem diretamente com as peças de xadrez, cada uma com seu respectivo poder de movimentação no tabuleiro.
Ad
Estes modos inovadores podem ser jogados em dois modos: Campanha ou Batalhas. Falaremos dele mais tarde.
Ainda voltamos ao clássico
Ainda assim, temos a opção de curtir o bom e velho xadrez, com partidas clássicas on-line.
Campanha
A campanha traz quebra-cabeças em single player, com quatro minigames diferentes. Além da tarefa principal, o jogo traz entre um ou dois desafios que concedem experiência extra ao serem completadas.
A dificuldade foi um dos pontos mais interessantes, onde não beirava o impossível, mas estava longe de ser fácil. Com certeza você levará uns bons minutos para pensar e testar nas possibilidades até chegar na melhor solução possível e concluir todos os desafios.
Sua progressão na campanha é gradativo, devemos chegar em uma certa quantidade de experiência para bloquear novos minigames, cada um deles nos oferece entre 24 e 34 fases.
Farm Life
Seu primeiro contato com a campanha será no Farm Life, aqui nós controlamos um Cavalo fazendeiro que precisa cultivar todas as suas terras, para isso ele precisará se mover para ela.
Neste minigame, pisar em terras já aradas faz com que você as destrua, voltando ao estágio inicial e precisando cultivá-las novamente.
Veja que existe uma coroa no canto superior esquerdo, ela simboliza os desafios já mencionados. O objetivo principal no Farm-Life é cultivar todas as terras, mas use os desafios como uma maneira de ampliar mais a dificuldade, tenho certeza que irá se divertir.
Também leve em consideração que o movimento do Cavalo é o mesmo da peça no xadrez clássico.
Para dificultar ainda mais, outro cavalo aparece após algumas fases, e se movimenta simultaneamente com o primeiro.
Street Soccer
Talvez o mais inovador dos módulos, aqui estamos diante de um futebol de xadrez! Sua função é marcar um gol com as peças que nos é fornecido, com o passar das fases, também aparecerão alguns cones que barram o nosso avanço e exigem uma maior criatividade para triunfar.
Para marcar um gol, os jogadores devem passar a bola, o que é possível em todas as casas na qual a peça consegue se movimentar, a mesma regra serve para o chute, observe:
Neste caso, a bola está com o bispo localizado no I-5, como não podemos movimentar a peça com a bola, coloquei a torre no alcance de movimentação deste bispo para receber o passe, e depois inseri o segundo bispo em C-4 para receber o outro passe, vindo da torre em H-4, e chutar em F-4 para marcar. Depois, é só clicar no jogador com a bola, se estiver tudo correto, você verá o gol acontecendo.
Ad
Lady Ronin
Chegamos no meu minigame favorito, Lady Ronin! Aqui controlamos uma rainha e devemos combater todas as peças, para então derrotar o rei e vencer a fase.
A sua rainha nunca será derrotada, mas não pense que será fácil. Você só irá eliminar algum inimigo se ele estiver fora do alcance das outras peças. Por exemplo, não podemos destruir nenhum dos bispos da imagem acima, pois um está defendendo o outro.
Para solucionar esse problema, podemos arrastar uma peça quando atacá-las, ou ser arrastado por ela quando ela nos ataca, mudando todo o posicionamento do tabuleiro.
Nas fases finais, os inimigos contarão com rainhas, que com certeza vão dificultar o jogo.
Dragon Slayers
Por fim, vamos encerrar os games da campanha com Dragon Slayers, um jogo onde precisamos movimentar algumas peças para defenderem o nosso peão de ataques de um dragão até ele chegar no final da trilha, se promover para uma rainha e vencer. Esse módulo pareceu tão confuso no início ao ponto onde precisei ler o manual do jogo (que é excelente!) para entender, pois o tutorial não foi o suficiente para ajudar com o meu progresso, pois carece de algumas explicações essenciais para vencer esta campanha.
Apesar desta dificuldade inesperada, eu joguei bastante este modo e, mesmo não sendo o meu favorito, tem seu charme. Ele segue o mesmo princípio do Lady Ronin, peças que estão no alcance de outra, são protegidas, sobrevivendo ao ataque do dragão.
Então basicamente você quer proteger seu peão, mas com cuidado para não perder as outras peças, perdê-las cedo pode fazer falta no fim.
Batalhas
Diferente da campanha que nos oferece diversos níveis de puzzle single player, as batalhas (como o próprio nome já diz) são partidas contra uma IA com vários modos diferentes. Cada modo disponibiliza cinco dificuldades: Muito fácil; Fácil; Médio; Difícil; Muito difícil. Com exceção do Soccer Chess, que conta apenas com o Muito fácil.
Knight Supreme é uma batalha com apenas um rei e vários cavalos, seu objetivo é dar um checkmate!
Soccer Chess é uma partida de futebol com as peças, você pode eliminar peças inimigas, ou até mesmo perder as suas.
Last Stand te disponibiliza várias rainhas para derrotar um exército de peças inimigas, destrua todas para vencer!
Skins e Colecionáveis
Um destaque de Chessarama foi a presença de colecionáveis dentro do jogo, as peças temáticas dos minigames. Observe os peões, bispos, cavalos etc com estilos que lembram medievais (Dragon Slayers), fazendeiros (Farm Life), orientais (Lady Ronin) e jogadores de futebol (Street Soccer).
Ad
Para liberar, basta cumprir algumas exigências, como realizar um número X de fases ou desafios naquele modo na campanha.
Acreditava que, ao terminar um set (ter todas as peças de um mesmo tema), liberávamos estas skins para jogar no modo clássico de xadrez. Mas me enganei, desbloqueamos o set para utilizar no clássico apenas ao completar todos os desafios daquele minigame no modo Batalha, veja:
Prós e Contras
Prós
Chessarama apostou em uma maneira revolucionária de interagir com as peças de xadrez, e mesmo sendo uma proposta difícil, foi um grande acerto! O jogo oferece um bom número de fases, modos e desafios, são horas de diversão garantida.
Todos os modos da campanha são interessantes e divertidos, e como já mencionado, a dificuldade é perfeita, me senti desafiado na maioria das fases, mas sem aquele sentimento de “É impossível passar disso!”, eu quebrava a cabeça, mas conseguia avançar, foi o destaque do game!
Manuais bem intuitivos, quando precisei recorrer a um, consegui entender e superar as confusões que enfrentei no Dragon Slayers.
É possível acessar seu perfil com vários dados interessantes, como tempo jogado (geral ou por modo), tempo do puzzle mais demorado a ser resolvido, etc.
Além disso, o jogo conta com um sistema de ranking baseado em XP, achei bem interessante para trazer um pouco de interação com outros players, apesar de não permitir adicionar amigos ou acessar o perfil destes players.
Outros pontos interessantes: Não encontrei bugs, várias línguas estão disponíveis, sem precisar reiniciar o jogo ou baixar algum pacote a mais e, por fim, os gráficos e trilha sonora agradam.
Contras
O jogo não é proveitoso em tempo consecutivo. Após 40 ou 50 minutos, é possível sentir o cansaço dos puzzles.
O modo de progressão da campanha é um pouco enjoativo, você só libera outros minigames ao subir seu XP, e força a repetir e jogar o mesmo modo várias vezes, sendo cansativo em certos casos. Por outro lado, é uma proposta compreensível por se tratar de uma campanha onde precisa de um sistema de progressão.
Até onde vi, no acesso antecipado, o único recurso multiplayer de Chessarama é a partida clássica que também encontramos facilmente em vários sites da web, e ele só permite jogar contra outros jogadores aleatórios. Esperamos a possibilidade de jogar as partidas do modo Batalhas contra algum player, ou até mesmo um amigo.
Por falar no modo Batalhas, ele não me chamou muito a atenção, pois as partidas foram apenas contra uma IA e mesmo com sua dificuldade, os puzzles da Campanha eram muito mais interessantes. Claro que liberamos um set de skins para jogar no clássico ao realizar todos os desafios em um minigame de Batalhas, mas, a meu ver, a prioridade em Chessarama é trazer recursos e funcionalidades para estes modos inovadores que são o diferencial e o charme do jogo. Só desbloquear cosméticos para uma partida clássica não é o que buscamos.
Ad
Conclusão
Chessarama é um jogo incrível para os amantes da lógica, sua proposta foi bem executada pela equipe e leva um 8 de 10 na nossa review. Chessarama é um baita título, mas precisa investir mais em outros recursos como o multiplayer para atrair, ou até mesmo prender, mais os jogadores.
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요