O Incidente de Raccoon City
A franquia Resident Evil possui diversos títulos, alguns mais amados do que outros, e entre aberrações mutantes e vilões malignos, o que mais marcou a série sem dúvidas foram os eventos dos três primeiros games que englobam o que chamamos de Incidente de Raccoon City.

Neste artigo, abordamos os eventos que levaram à destruição dessa cidade e tudo que aconteceu por debaixo dos panos, desde o início da infecção zumbi até a explosão completa da Raccoon City, conectando cada um dos títulos principais da série que se conectam durante o incidente.
Os Eventos de Resident Evil 1
Em Maio de 1998, uma série de incidentes nas instalações secretas da Umbrella Corporation localizadas na montanha Arklay causaram o vazamento de materiais contaminados na rede e tratamento de água de Raccoon City e vários empregados que atuavam no laboratório secreto da Umbrella, realizando experimentos com o mortal T-Vírus, acabaram sendo expostos e infectados.

Devido à infecção se espalhando entre os cientistas e funcionários algumas cobaias acabaram escapando da contenção e uma série de ataques misteriosos começou nas montanhas, onde muitos acampamentos de civis e casas rurais acabaram sendo alvo de ataques das cobaias mais tarde conhecidas como MA-39, ou Cerberus, cães zumbificados pelo vírus T.
Com as denúncias de ataques estranhos nas montanhas e pessoas desaparecendo, o Departamento de Polícia de Raccoon City enviou a equipe especial S.T.A.R.S. para investigar as montanhas, liderados pelo agente secreto infiltrado da Umbrella, Albert Wesker, cujo objetivo era usar os S.T.A.R.S. para testar as armas biológicas da Umbrella enquanto preparava seus próprios planos.

Sem saber da trama que se desenrolava por debaixo dos panos, os S.T.A.R.S. foram caindo um a um em meio aos horrores que caminhavam à solta na região das montanhas. Apenas Jill Valentine, Chris Redfield, Rebecca Chambers e Barry Burton sobreviveram para contar a história.
O laboratório secreto da Umbrella foi destruído em um combate final contra a arma biológica T-002, Wesker foi dado como morto, a empresa se esquivou de todas as acusações com relação ao incidente em Arklay e o vírus continuou a se espalhar pela região.
O Início do Surto
Após o incidente em Arklay, os membros sobreviventes da S.T.A.R.S. tomaram providências para desmascarar a Umbrella. Chris, Jill, Barry e Rebecca emitiram relatórios sobre tudo que passaram e presenciaram, mas a Umbrella havia comprado as autoridades locais e tomou providências para que a equipe fosse desfeita e colocada sob vigilância.
Chris partiu para a Europa com Barry para investigar a sede da Umbrella, Jill continuou suas investigações em Raccoon City e Rebecca deixou a cidade, visando ajudar no combate ao bioterrorismo no mundo.
23-27 de Setembro
Em meados de setembro de 1998, a Umbrella tomou conhecimento dos planos do Dr. William Birkin, cientista Chefe de Pesquisa da NEST, uma instalação subterrânea da empresa localizada nos arredores da cidade. Lá, Birkin trabalhava em uma nova variante do T-Vírus, descoberta por ele mesmo, a qual batizou de G-Vírus, uma variante capaz de causar mutações ainda maiores para criar armas biológicas mais perfeitas do que aquelas geradas pela variante T.

Birkin planejava trair a Umbrella após o incidente em Arklay, acreditando que a empresa estava fadada ao fim, e pretendia vender sua criação para os militares. A Diretoria da empresa descobriu sua traição e então enviou um time de agentes especiais privados para reaver as amostras G.
Durante a operação, Birkin foi baleado fatalmente e seu trabalho foi tomado pelos agentes. Ferido e desesperado, Birkin injetou uma amostra do G que ele havia escondido em si, sofrendo uma mutação descontrolada e se tornando um monstro imparável. Ainda que já não fosse mais humano, parte de sua consciência se manteve viva e a criatura foi em busca do time especial para recuperar as amostras G, assassinando os agentes e ingerindo o que restava do Vírus.

Durante o ataque, resíduos do vírus caíram no chão e entraram em contato com ratos e baratas que habitavam o esgoto. Os animais infectados espalharam a contaminação para o sistema de abastecimento de água da cidade, o que causou um aumento exponencial de casos da chamada Doença Canibal. O laboratório NEST foi completamente tomado pela infecção, deixando alguns poucos sobreviventes ilesos no lugar.
O chefe de polícia e o prefeito de Raccoon City, que eram marionetes da Umbrella, souberam do ocorrido com Birkin e começaram a se preparar para o que estava por vir. O prefeito fugiu da cidade, deixando sua filha para trás, enquanto Chefe Irons iniciou preparativos para lidar com a situação sem que seu envolvimento fosse revelado.
Em poucas horas, uma grande parte da população da cidade estava infectada e apresentando sintomas, lotando hospitais e espalhando ainda mais o vírus. Conforme as pessoas se transformavam em zumbis, o caos se espalhava.
Annette Birkin, esposa e parceira de trabalho de William, ordenou que a filha do casal, Sherry Birkin, fosse trazida em segurança para a delegacia da cidade, de onde poderia acessar os laboratórios e se encontrar em segurança com sua mãe, mas a situação caótica acabou impedindo que esse encontro acontecesse. Annette, ciente da situação de seu marido, permaneceu na NEST e continuou as pesquisas sobre o G e as horrendas mutações que se espalhavam nas instalações e nos esgotos, talvez na esperança de ajudar seu amado.

A situação na cidade continuava a se escalar e a mídia local reportava o que ocorria nas ruas, enquanto as autoridades tentavam inutilmente manter o controle da situação. O governo logo tomou conta da situação e começou sua intervenção com o apoio das autoridades locais para isolar a área e evacuar civis.
No dia 26 de setembro, Umbrella enviou a unidade UBCS, composta por mercenários que deveriam supostamente ajudar os civis e a polícia, mas cuja verdadeira missão era coletar dados sobre os mutantes à solta na cidade.

Sabendo das tentativas de revelar tudo ao mundo pelos ex-membros da S.T.A.R.S., a Umbrella enviou uma arma especial para rastrear os policiais e eliminá-los. Um novo tipo de Tyrant, Nemesis-T Type, inteligente e mortal, completamente obediente aos seus criadores. Nemesis passou a perseguir os membros ainda presentes na cidade, Jill Valentine e Brad Vickers.

Ao fim de 27 de setembro, a polícia já havia perdido completamente o controle das ruas, o hospital havia sido tomado e destruído e uma guerra contra os mortos-vivos acontecia nas ruas, sob a liderança de Marvin Branagh, comandante das forças policiais no local. As forças policiais acabaram sendo forçadas a recuar para a Delegacia, com muitos feridos, incluindo Marvin, e a cidade foi tomada pelos mortos.

28 de Setembro
Em 28 de setembro, Jill é atacada por Nemesis em seu apartamento, onde se mantinha em segurança até então, e forçada a fugir no caso que reinava nas ruas. Jill planejava chegar à delegacia, onde acreditava que estaria segura, e no caminho encontrou Brad, que estava extremamente assustado, alegando que estava sendo perseguido por algo. Brad é morto por Nemesis diante de Jill, que foge e mais tarde se junta aos membros restantes da UBCS, Carlos Oliveira, Nicolai Zinoviev e Mikhail Viktor.
Os agentes da UBCS planejavam utilizar o metrô para chegar até a Torre do Relógio com os poucos sobreviventes que conseguiram salvar e, de lá, seriam resgatados por helicóptero. Mikhail, apesar de ser o líder da equipe, não sabia da verdadeira natureza da operação e que Nicolai era o homem implantado pela Umbrella na UBCS.
Nemesis perseguiu Jill pelo metrô e atacou os vagões, matando todos os civis sobreviventes e levando Mikhail consigo, que se explodiu em uma tentativa de destruir o monstro. O restante do grupo chegou ao local combinado, mas a fuga foi frustrada novamente por um Nemesis ainda mais deformado devido às mutações após o combate no metrô. Jill derrota a criatura dessa vez, mas é ferida e infectada. Carlos a protege e parte em busca de uma cura para salvar sua nova amiga.
29 de Setembro
O Pentágono ordenou a retirada de todas as forças militares da operação de isolamento, considerada um fracasso. Raccoon City foi declarada como condenada, assim como qualquer possível sobrevivente. Umbrella, desejando eliminar qualquer testemunha restante e recuperar amostras do G-Vírus, despacha mais armas biológicas para a cidade, dessa vez, unidades T-003, um Tyrant aprimorado, não tão perfeito quanto Nemesis, mas o suficiente para lidar com a missão.

Com a mídia nacional espalhando a informação de que a cidade de Raccoon havia sido afetada por um acidente nuclear, o Pentágono se preparava para tomar ações definitivas. Enquanto isso, o recruta Leon S. Kennedy chega à cidade, uma semana atrasado para seu primeiro dia de trabalho, mesmo após receber avisos para se manter longe da cidade. Claire Redfield chega praticamente ao mesmo tempo, em busca de notícias de seu irmão mais velho, Chris.

Após se encontrarem por acaso e escaparem dos zumbis, a dupla se separa em um acidente e promete se reencontrar na delegacia. Claire e Leon chegam em momentos diferentes na delegacia e lá são ajudados pelo comandante Branagh, que foi mordido. Claire encontra Sherry, que está fugindo das criaturas e de seu pai transformado pelo G-Vírus.

Leon encontra um jornalista preso na delegacia pelo Chefe Irons, Ben Bertolucci. Ben alega que Irons e as autoridades foram subornadas pela Umbrella para acobertar a corporação, mas é morto logo após revelar o que sabe a Leon, que por essa razão se torna alvo do Mr. X, um T-00 designado para destruir qualquer sobrevivente na delegacia.
Após escapar, Leon conhece Ada Wong, uma misteriosa mulher que quer ajudar o recruta, mas que, na verdade, é uma agente dupla infiltrada na Umbrella em busca de amostras do G-Vírus. Ada foi enviada por Albert Wesker para roubar as amostras para uma empresa rival.

Claire descobre que seu irmão não está na cidade e planeja fugir com Sherry, mas acaba sendo rendida por Irons, que está completamente desequilibrado, sequestra Sherry e mais tarde é morto por Birkin. Sherry acaba infectada pelo monstro e vai parar nos esgotos, onde Claire a encontra. Em busca de uma cura para a garota, Claire conhece Annette Birkin e a cientista ajuda Claire a encontrar uma cura e revela todo o segredo por trás do incidente de Raccoon City.
Leon e Ada chegam aos esgotos também e a espiã leva Leon até a NEST e lá revela suas verdadeiras intenções. Ada é baleada por Annette, que desejava proteger o legado de seu marido. Leon foge para escapar do laboratório que irá se autodestruir em breve, acreditando que Ada morreu.
Claire, Leon e Sherry se encontram juntos em um trem que irá levá-los a salvo, mas antes acabam enfrentando um William completamente transformado e derrotam o monstro ali. Na manhã do dia 30, os três escapam da cidade, NEST é destruída, Claire decide partir em busca do irmão e Leon leva Sherry em segurança para se recuperar dos horrores que vivenciou.
A Destruição de Raccoon City
Em 1 de outubro de 1998, o governo americano decidiu bombardear Raccoon City para dar um fim à infecção e impedir que se espalhasse. A Umbrella acaba sendo culpada de toda a catástrofe.

Jill acorda após receber uma vacina de Carlos que é eficaz contra o vírus e fica ciente da situação da cidade, que em breve será bombardeada. Após uma batalha final feroz contra o ainda vivo Nemesis, Jill e Carlos conseguem um transporte para escapar da explosão da cidade e saem com vida.
Considerações Finais
Resident Evil possui ainda diversos spin-offs e sequelas que narram mais detalhes e acrescentam histórias aos eventos do Incidente de Raccoon City, mas acredito que os três jogos principais e seus remakes são mais do que suficientes para contar uma história coerente desses eventos.
É interessante observar como os eventos se intercalam e até mesmo se cruzam, como ocorre em RE2 e 3, onde temos Jill, Claire e Leon no mesmo lugar ao mesmo tempo, lidando com o mesmo problema em pontos de vista diferentes. Agora nos resta aguardar o novo capítulo da franquia e o possível retorno à cidade, agora destruída.
Obrigado pela leitura e até a próxima.
— コメント 0
最初にコメントする