Em 19 de janeiro, Palworld chegou para Xbox Series S|X e PC (Steam), o jogo de sobrevivência também faz parte do catálogo da Game Pass.
Antes mesmo de ser lançado, Palworld foi apelidado de "Pokémon com Armas", por se tratar de um jogo onde os players podem batalhar e capturar criaturas fantásticas conhecidas como Pals, além de disponibilizar armas para você utilizar em combates.
Desde seu lançamento, Palword já vendeu mais de três milhões de cópias, e se tornou o sexto jogo com maior pico de audiência da história da Steam, superando Elden Ring. Nós da UmGamer tivemos o privilégio de jogar pela Game Pass para PC, e vamos passar todas as informações do novo fenômeno neste artigo!
Ad
Questões de desempenho e gráficos serão mencionados! Logo, seguem abaixo as especificações do PC utilizado para este review:
Jogabilidade de Palworld
O título traz a exploração e aventura com monstrinhos companheiros (conhecidos como “Pals”) que já vimos muito em games, mas com algumas peculiaridades. Palworld também é considerado um jogo de sobrevivência: podemos sofrer com fome, frio ou caçadores e Pals agressivos.
Para se manter vivo, é necessário montar um abrigo e capturar Pals para ajudar na exploração ou na defesa da vila. Inclusive, as mecânicas para construção de seu abrigo lembram bastante o recente lançamento de Lego Fortnite.
Início da Gameplay
O primeiro passo é a criação do personagem jogável, e o game oferece diversos estilos de corpo, rosto e cabelo. Além de algumas opções para a voz.
Assim como outros títulos do mesmo gênero, começamos a jornada de Palworld em um mundo aberto, rodeado pela natureza, com o primeiro objetivo de coletar galhos pelo chão (ou destruindo árvores) para construir sua bancada de trabalho.
O tutorial é bem feito, mas não desafia a inteligência do jogador, deixando-o livre para pensar em como lidar com as missões, mas também fornece um norte interessante para guiá-lo durante o início da gameplay.
Após construir a bancada, surgem algumas outras tarefas como construir algumas Esferas de Pal e uma Palbox.
Esferas de Pal
As Esferas de Pal servem para armazenar os monstros. Também existem outros estilos de esferas, como a Mega, que aumentam as chances de captura. Sim, eles parecem uma referência direta às Poké-Bolas.
Quanto menor a vida do Pal, maior a sua chance de pegá-lo, então não tente capturar um Pal com a vida cheia. Observe a diferença:
A mesma criatura estava com 13% de chance de captura, e, após receber algum dano, sua taxa foi para 100%. Claro que há uma diferença desta espécie para outras e nem todos os Pals terão 100% de chance de captura.
Pals
Pals são as criaturas nativas deste mundo.
Um Pal, após ser capturado, pode explorar o mundo com o jogador, trabalhar em sua vila ou apenas ficar armazenado na Palbox. Cada espécie possui características únicas que ajudarão no serviço da sua base, por exemplo, as Lamballs (Ovelhas) podem executar trabalhos que exijam “Trabalho Manual”, “Transporte” ou “Fazenda”.
Você pode conferir as habilidades de cada espécie acessando os detalhes e vendo essa tabela:
Ad
Todos os Pals de mesma espécie possuem as mesmas características. Porém, existem algumas passivas que oferecem benefícios ou malefícios, e elas são exclusivas de cada Pal.
Uma Lamball oferece apenas uma passiva excelente. Outra já concede uma passiva boa e outra ruim. Isso torna cada Pal único, e te faz pensar em estratégias para otimizar suas batalhas e trabalhos.
Eles também sentem fome, cansaço e doenças, então dê um conforto necessário para melhorar a qualidade de trabalho.
Vale destacar que a maioria, inclusive alguns chefes, não são agressivos se não forem atacados, mas existem alguns Pals hostis que atacam sem nem pensar duas vezes. É o caso do Rushoar, por exemplo.
Procriação
Ao vagar pelo mapa, encontramos Ovos que podem ser chocados após construir uma incubadora, fazendo nascer um novo Pal.
Também existe a opção de fazer Pals procriarem.
Palbox
A Palbox é um computador que possui as informações dos seus “Pals”, além de funcionar como um gerenciador.
Ela também define o nível da sua base, então cumpra missões específicas da Palbox para subir de nível. Ao cumprir todas as missões e evoluir a vila, mais Pals ajudarão no trabalho.
Caso sejam derrotados em uma batalha, seus Pals ficarão inativos por um tempo, deixá-los armazenados em uma Palbox faz com que eles se recuperem.
Exploração
Um dos principais pontos fortes do jogo é seu mapa vasto com cenários lindos que fornecem horas de exploração. Para ajudar na locomoção, algumas torres de cor alaranjada são pontos de viagem rápidas, sendo necessário ir até o ponto e interagir com eles para ativá-los.
A exploração em Palword leva até biomas diferentes, possibilitando capturar novos Pals para completar o Paldeck.
Chefes também são encontrados dessa maneira e, assim como outros Pals, podem ser capturados.
Existem também algumas vilas com NPCs hostis e um Pal enjaulado no centro. É possível resgatá-lo ao eliminar os inimigos e, se o fizer, ele se juntará a você sem a necessidade de gastar uma Esfera de Pal.
Ad
Progresso
O progresso do jogo é baseado em alguns fatores: Status, Tecnologias e Nível de Base.
Quando um personagem sobe de nível de personagem, ele libera um ponto de status, que pode ser usado para aumentar uma das seguintes características: Vida, Stamina, Ataque, Defesa, Velocidade de Trabalho ou Peso de Inventário.
Além disso, você também ganhará pontos de tecnologia, que semelhantes ao jogo Ark, são pontos que desbloqueiam itens e construções. Também existem os pontos de tecnologia ancestrais, ganhamos um ao derrotar algum chefe do mapa.
Este recurso é limitado ao seu nível de personagem. Por exemplo, para liberar tecnologias de nível 15, é necessário que seu personagem chegue até lá.
Por fim, a sua base também possui níveis, que são aprimorados ao realizar missões da Palbox. Esta mecânica depende muito da sua tecnologia, pois muitas tarefas da Palbox são relacionadas a criar alguma construção.
Melhorar a sua vila traz um novo espaço para um Pal trabalhar, e ao chegar em níveis específicos, também liberam a possibilidade de construir um novo abrigo.
Gráficos
Os gráficos do jogo estão excelentes! Joguei Palword para este review com as configurações altas e fui surpreendido positivamente, veja:
Vale lembrar que o jogo ainda conta com a configuração épica, dando ainda mais detalhes e aprimoramentos visuais!
Desenvolvido na Unreal Engine 5, Palworld agradou e atingiu as expectativas. Porém, a ausência de uma opção de taxa de brilho faz falta, pois a noite do jogo parece ter muito menos brilho quando comparado a outros games.
Desempenho
O jogo apresentou algumas poucas quedas de frame e travamentos, cerca de quatro em torno de dez horas de gameplay. Estes travamentos também voltaram ao normal rapidamente. No geral, o título pareceu bem agradável neste quesito, mas leve em consideração as configurações do PC utilizado.
Para streaming, também consegui gravar e até fazer uma transmissão ao vivo do jogo sem passar por nenhuma frustração.
Problemas e Crashes
Para um lançamento antecipado, Palworld lidou bem com problemas, mas houve alguns problemas bem incômodos em certas ocasiões.
Multiplayer
Grande parte dos jogadores não conseguiram aproveitar o recurso multiplayer do jogo. Na minha experiência, a maioria das vezes que tentei criar um mundo multijogador foi recebida com uma mensagem de erro:
Quando finalmente criei, percebi que Palworld na Steam está em outra versão e não possui crossplay com a Game Pass, ou seja, não tive a experiência multijogador com amigos que estavam jogando pela Steam.
Ad
Bug Visual
Na parte de criação, existe um bug visual do qual não interfere na jogabilidade. Ele ocorre quando definimos um alto número para o braço e o corpo, o braço acaba entrando no corpo, veja:
Tudo ocorre como o esperado quando o personagem está em movimento, mas vemos o mesmo erro no jogo caso o personagem fique parado.
Bug de subir no teto
Este bug já incomoda mais que o anterior pelo fato de alterar a gameplay, pois o personagem "atravessa" o teto de uma casa ao escalar suas paredes. Observe:
Bug da escalada
As escaladas também apresentaram alguns erros, e foram os mais frequentes que experimentei durante meu review.
Bug de Pals
Por fim, enfrentei um problema onde os Pals estavam sendo mandados para em cima da minha casa ou de uma árvore, impossibilitando-os de comer, descansar ou trabalhar.
Este bug parece frequente, pois ocorreu por três ou quatro vezes, e interfere muito na jogabilidade, então espero uma correção rápida dele.
Crashes
Em dez horas de jogo, passei por apenas um crash. Alguns usuários das redes relataram sofrerem com mais crashes enquanto outros afirmam ter uma experiência fluída e sem esse problema.
Conclusão
Palworld agrada, possui alguns erros que interferem na jogabilidade e precisa de melhorias no seu multiplayer, mas com um bom trabalho de atualizações, tem potencial de revolucionar o mercado de jogos.
Em sua versão atual, um 9.0 é uma nota justa. Gráficos, exploração e progresso são perfeitos, as batalhas e características de cada Pal são únicas, o jogo funcionou com um desempenho excelente.
Tenho certeza de que valerá a pena jogar caso você goste de aventuras no estilo de ARK: Survival Evolved ou de montar a sua vila aos moldes de Lego Fortnite, com alguns ajudantes e companheiros.
Espero que este artigo tenha te ajudado a decidir se vale a pena ou não jogar Palworld, o “Pokémon com armas”.
Estou disponível nos comentários para quaisquer dúvidas!
— Comments0
Be the first to comment