Não é novidade para os amantes de Pokémon ter diversos jogos feitos por fãs em diversas formas e gerações disponíveis para se jogar por aí. Apesar de ser bastante não encorajado pela empresa dona da franquia, muitos deles repercutiram de formas positivas entre a comunidade por trazer experiências novas e diferenciadas para a gameplay tradicional que os títulos oficiais apresentam.
Desde “correções” a gerações que normalmente são julgadas como pequenas ou fracas até desafios popularmente conhecidos entre criadores de conteúdo e speedrunners, a grande maioria fixava no clássico “explorar um mapa novo/modificado, capturar e treinar seus Pokémon e derrotar os treinadores” até o objetivo final de cada respectivo romhack. Entre inovações e tentativas de fazer algo diferenciado, desde experienciar a vida de um líder de ginásio até fundir Pokémon para combinações únicas, o que trouxe algo mais viciante e capaz de atrair diferentes públicos foi o PokéRogue.
Ad
Desenvolvido pela Pagefault Games e disponibilizado para qualquer plataforma que tenha um navegador de internet, o jogo é, além de fácil acesso, inclusivo em relação à quantidade de Pokémon (todos os monstros de todas as gerações e jogos estão disponíveis) e traz a possibilidade de jogar e evoluir em um sistema RogueLike, em que cada gameplay afeta a próxima e desbloqueia mais melhorias para que, eventualmente, seja zerado.
Vamos dar uma olhada no que esse fangame nos traz, tanto fazendo uma breve review da sua gameplay quanto trazendo um pequeno guia de como iniciar sua jornada como um treinador de RogueLike!
Como é o PokéRogue?
PokéRogue é um jogo de browser online RogueLike de Pokémon, no qual você tenta progredir nos níveis e andares de uma sequência ininterrupta de batalhas juntando mais vantagens para as próximas tentativas.
Os gráficos estão entre as gerações 3 e 4, com sprites animados e bem renderizados para todos os mais de mil Pokémon existentes. Todos têm pelo menos duas variações de shinies, habilidades e Stats atualizados, habilidades passivas desbloqueáveis e IVs cumulativos.
O jogo tem três modos básicos de gameplay: Classic, no qual você tenta vencer os 200 andares de batalhas sem ser derrotado; Daily, no qual você recebe três Pokémon aleatórios e vê até onde consegue subir começando com eles, mudando diariamente; e Endless, desbloqueável ao vencer o modo Classic uma vez, no qual não há limites de andares, níveis, Stats, etc.
Assim que o jogador inicia sua nova campanha e cria seu personagem com seus Pokémon iniciais, ele é jogado imediatamente em uma batalha e, a partir dali, precisa vencer todas em sequência. Ao final de cada batalha você pode optar por 3 itens aleatórios que o jogo te dá gratuitamente ou gastar seu dinheiro em itens de cura.
É possível capturar Pokémon livremente, pois quase todas as batalhas são contra Pokémon selvagens. Pokébolas, inclusive, são itens coletáveis apenas na sorte entre as batalhas. A cada dez batalhas, o jogador enfrenta um chefe: um Boss Pokémon com duas ou mais barras de vida, ou um Líder de Ginásio. Além disso, treinadores aleatórios podem aparecer durante a campanha para desafiar o protagonista, e a cada certa quantidade de andares o personagem Rival aparecerá para lhe dar uma batalha normalmente bem mais difícil do que as anteriores.
A partir do andar 180, o jogador terá que enfrentar uma das Elite 4 (escolhida de forma aleatória e com todas as Elites disponíveis), seu campeão, o Rival e então o chefe final no andar de número 200.
Parece simples, mas conseguir completar o modo Classic é um verdadeiro desafio com batalhas cada vez mais difíceis e desafiadoras. O jogador só tem acesso a um centro Pokémon automático a cada dez andares, e o dano, os status e o dinheiro eventualmente vão ficando escassos quanto mais complicado fica o desafio seguinte. É por isso que também preparamos o pequeno guia, para ajudá-lo a não ingressar totalmente no escuro (embora o tutorial do jogo seja extremamente completo e eficiente).
Ad
Como jogar PokéRogue?
Primeiramente, é importante ressaltar que não há modo “certo ou errado”, apenas alguns mais eficazes que outros e, no fim das contas, o objetivo principal desse jogo, assim como todos, é que o jogador se divirta ao máximo. PokéRogue é definitivamente um game para os amantes de grandes desafios ou daqueles que gostam de testar seus limites de conhecimento em batalhas Pokémon. Por aqui, vamos dar uma breve revisada em como ter um início mais divertido e fácil em um game que pode tranquilamente se tornar casual e agradável para todos.
O jogo está disponível em PokeRogue.net, bastando criar sua conta por lá mesmo e já começar a jogar. Com as teclas M ou ESC, você pode acessar o Menu do jogo e escolher suas opções preferenciais em Game Settings. O jogo leva em consideração a velocidade que você pode preferir jogar, estiliza a disposição do texto e das caixas de diálogo, lhe deixa trocar de gênero do personagem à vontade e possui tradução para diversos idiomas, incluindo o português do Brasil.
Ainda no Menu principal, você pode acompanhar suas conquistas, status, informações e o principal: o Gacha de Ovos e seus Vouchers.
Apesar de sabermos que jogos de Gacha são ótimos para gastar o dinheiro do jogador, PokéRogue é completamente gratuito e os Vouchers para conseguir mais Ovos de Pokémon são adquiridos ao derrotar certos grandes objetivos, como líderes de ginásio, Elite 4, batalhas avançadas contra o Rival ou algumas das conquistas. Ovos são uma das mais eficientes formas de se coletar Pokémon, especialmente pela alta chance dele vir com Egg Moves ou Hidden Abilities.
Para começar a jogar, basta clicar em New Game e Classic. Você será levado para um Laboratório, onde deverá escolher seus companheiros iniciais. Todos os três Pokémon iniciais de todas as temporadas estão disponíveis, com Stats básicos e custando 3 pontos. Você tem até 10 pontos para montar seu time, o que significa que sua primeira campanha será com, no máximo, três iniciais. Você pode misturá-los à vontade.
Assim que terminar de montar seu time, você será imediatamente jogado em uma batalha fácil, provavelmente contra algum Pokémon de Rota 1 como Rattata, Sentret ou Wurmple e, a partir daí, é pensar em como vencer cada batalha. No quinto andar, você terá sua primeira batalha contra treinador - o que também costuma ser bem fácil, apenas para acostumar o jogador à existência das mesmas - e, no oitavo andar, seu primeiro encontro com seu rival. O time dele sempre consistirá em um inicial clássico e um voador nesta rodada.
Os Pokémon que você capturar farão parte de seu time, e você sempre deverá decidir quem retirar da equipe caso queira adicionar um membro novo já tendo seis consigo.
Ad
O Pokémon em específico que você capturar poderá entrar para a equipe da forma que está ou pode ser enviado ao laboratório, onde terá seus IVs somados aos outros da mesma espécie. Desta forma, na próxima vez que você começar uma campanha, aquele monstrinho em específico terá seus status somado aos seus outros iguais e você ainda poderá escolher qual das Natures e Abilities usar, desde que já tenha capturado algum com a desejada. Boss Pokémon podem ser capturados normalmente, mas precisam estar obrigatoriamente em sua última barra de vida.
Muito provavelmente você não conseguirá completar a campanha na sua primeira tentativa, mas não deixe que isso te frustre. Todos os Pokémon que você capturou, ovos que você conseguiu, Natures, Abilities, Shinies, tudo fica guardado no laboratório para você começar sua próxima tentativa mais forte que a anterior. Perseverança e paciência são dois pontos-chave para o começo do jogo.
Algumas Dicas
Dinheiro nesse jogo é muito importante. Nuggets, amuletos e vitórias contra treinadores são as melhores formas de se o adquirir, pois a lojinha entre os andares pode te salvar de alguma derrota trágica!
No começo de campanha você pode se esquecer e não dar diferença, mas Ethers, elixires e outros itens de recuperação de PP podem ajudar muito! Lembre-se que você só cura gratuitamente todos os seus Pokémon uma vez a cada dez andares.
Mega Evoluções, Dynamax e Terastralização estão disponíveis, mas precisam que você tenha os ítens necessários - que são apenas disponibilizados no RNG entre os estágios.
A cada vinte estágios, além de ter que derrotar um líder de ginásio, você ainda será enviado a outro local/região/bioma. Preste atenção para onde você está sendo levado, pois isso afetará quais Pokémon selvagens aparecerão e podem engatilhar efeitos de clima. Se você conseguir um Mapa, você pode escolher entre algumas opções de biomas e locais quando este evento acontecer.
Dragões, Fadas, Venenosos e de Aço são os quatro tipos mais perigosos nesse jogo, especialmente no late game. Não esqueça de ter bastante cobertura em seus tipos de Pokémon e movesets, aproveitando bastante cada TM que aparecer para você no caminho.
Pokémons mais raros e/ou com stats mais altos são mais “caros” no laboratório. Os monstros podem variar entre 1 e 9 pontos (exceto pelo chefão final que, caso você o consiga de alguma forma, custa 10 pontos para adicionar ao time), mas a cada certa quantidade de Pokémon da mesma espécie capturados você ganha Doces que podem ser trocados por um menor preço ou por uma habilidade passiva extra. Portanto, sempre capture o máximo de Pokémon possível!
Sempre retire seus Ovos do Gacha assim que conseguir os Vouchers. Quanto antes você o adquirir, mais rápido ele irá se chocar e se tornar mais um monstrinho na sua coleção.
Berries e outros Held Items são raros e importantes, sempre equipe seus Pokémons quando possível e pertinente. E você pode acumular quantos quiser no mesmo Pokémon!
Ad
Só falta tentar!
A única coisa separando os jogadores de jogar PokéRogue é um clique. Um jogo tão acessível que roda em qualquer tipo de navegador, com todas as gerações e, por mais que não pareça, super simples de se aprender, é algo que todo jogador de Pokémon se divertiria tentando. Os gráficos, a seleção de músicas e até a história criada, que se desenvolve um pouquinho mais a cada aparição do Rival, deixam o game com aquela sensação de que foi criado com muito carinho de fãs para fãs.
Você já tentou jogar PokéRogue? Ficou interessado e está curioso para tentar? Conte suas experiências pra gente nos comentários e nos diga qual combinação de iniciais funcionou melhor pra você!
— コメント0
最初にコメントする