Introdução
O BIG Festival, ou Best International Games Festival, é um dos festivais mais cobiçados por todos os desenvolvedores de jogos que buscam visibilidade em suas obras. Sendo uma das maiores plataformas para lançar novos jogos da América Latina para o mundo, este ano, 2024, o festival aconteceu aliado ao evento gamescom latam.
A equipe da UmGamer realizou uma cobertura de imprensa completa do evento, e testamos os jogos concorrendo em diversas categorias no festival desse ano. Aqui, trazemos todos os jogos ganhadores em cada categoria do BIG Festival gamescom latam!
Ad
Categoria Melhor jogo: Chants of Sennaar (Rundisc)
Já muito premiado e com avaliações extremamente positivas, Chants of Sennaar, desenvolvido pela Rundisc, além de vencer no BIG Festival, também venceu como melhor jogo indie no New York Game Awards 2024. O jogo se trata de uma aproximação inovadora ao gênero de quebra-cabeça, onde controlamos um viajante, que viaja entre andares e locais em uma torre extensa, baseada no mito da torre de babel.
Existem idiomas diferentes presentes na torre, e os povos presentes no local estão isolados, em conflitos entre si. Parte dos quebra-cabeças envolve você decifrar os idiomas, que de certa forma estão conectados, para que essas pessoas possam se aproximar novamente. O jogo também se diferencia por possuir estilos de artes características para cada andar da torre.
Melhor jogo América Latina: Arranger: A Role-Puzzling Adventure
Feito pela desenvolvedora argentina Furnite & Mattress LLC, aqui temos mais um jogo de quebra-cabeça, unido com aspectos de combate e exploração. A protagonista é Jemma, em uma jornada de autodescobrimento em uma cultura estagnada. Aqui, o aspecto único é a gameplay: os cenários se passam em uma grade que se move com a personagem, unindo todos os seus aspectos com fluidez. Seu lançamento é previsto para dia 25 de julho deste ano.
Melhor jogo Brasil: Momodora: Moonlit Farewell
Do estúdio Bombservice, aqui temos mais um jogo da série Momodora, já consagrada como um metroidvania alternativo com arte em píxel deslumbrante e gameplay intensa. Levando a conclusão dos eventos que ocorrem em Momodora 3, este é um fim da série, onde a protagonista Momo defende seu povo contra ataques de hordas demoníacas. Logo, aqui temos uma oportunidade para gamers que buscam gameplays desafiadoras, e com muito conteúdo, considerando que é uma franquia com 5 jogos.
Melhor áudio: Dordogne
Pelo estúdio francês UMANIMATION & UN JE NE SAIS QUOI, o foco maior neste caso é a narrativa de Mimi: relembrar períodos da sua infância e de tempos compartilhados com sua avó, por meio de sons, aromas, pinturas feitas à mão e sensações. Tudo isso aos poucos compõem seu diário, que vai acrescentando elementos e segredos para a aventura.
Melhor Arte: Harold Halibut
Jogo Alemão da Slow Bros. UG, vivemos em uma atmosfera única: uma nave espacial afundada em um oceano alienígena, onde pesquisadores controlam esse espaço colossal buscando uma forma de encontrar uma nova morada para esses humanos. O diferencial de arte envolve o uso único de stop motion: os elementos do jogo são feitos com técnicas de escultura e modelagem.
Ad
Melhor jogo mobile: WHAT THE CAR?
Um jogo casual de comédia feito pela Triband, controlamos um carro, mas com pernas! Além de podermos pescar, nadar e cantar, você também pode criar fases e compartilhar com amigos e publicá-la online. O jogo tem conquistado especialmente o povo movile, e é ótimo para o público casual.
Melhor jogo multiplayer: Extremely Powerful Capybaras
Mais um direto de desenvolvedores brasileiros, do Studio Bravarda, Extremely Powerful Capybaras é um bullet heaven onde o jogador controla capivaras que enfrentam hordas de inimigos, aos poucos ficando mais fortes e desbloqueando habilidades. Com classes, armas e estilos, o jogo busca se diferenciar na sua arte inusitada e temática de outros do mesmo gênero.
Melhor narrativa: Once Upon A Jester
Da desenvolvedora Bonte Avond, dois amigos que são palhaços e fazem shows de cidade em cidade querem adentrar o teatro da realeza, e roubar um diamante no local. Aqui você decide como serão os shows, e a música indie presente é composta pelos próprios desenvolvedores. O jogo cativa também no seu visual simples, que corrobora com seu tema de comédia.
Inovação: Cryptmaster
Este é uma experiência até difícil de descrever, pois parte de uma premissa inesperada. Feito por Paul Hart & Lee Williams, Cryptmaster se passa em uma masmorra, mas tudo é controlado por palavras. Os heróis precisam derrotar um necromante, desvendando enigmas e derrotando inimigos, e os jogadores podem tanto falar quanto dizer verbalmente uma palavra que resolve a situação. Isso também leva a exploração do vocabulário: se você não souber as palavras das magias, não poderá usá-las!
Melhor Gameplay: Pacific Drive
Ironwood Studios nos traz um jogo de sobrevivência, mas com algo diferente: somente temos um carro para nos acompanhar! Aqui o carro é um componente essencial para sua longevidade: aprimorá-lo é necessário para avançar. O elemento de customização é bem forte, podemos adaptar o veículo para zonas diferentes, e também deixá-lo estilizado.
Melhor jogo Casual: Station to Station
A Galaxy Grove fez um jogo casual, feito para os momentos onde é preciso relaxar, resolver as coisas de forma elegante e estratégica. Começamos com algumas estruturas rurais, e vamos expandindo nossas rodovias de trem em regiões diferentes, cada vez tornando o ambiente mais vibrante. Aqui não são necessários reflexos ou pensamento rápido, mas sim estratégia para otimizar suas rotas.
Ad
Melhor jogo XR/VR: Sky Climb
Produção brasileira da VRMonkey, aqui o jogador pode ter a experiência de jogar um jogo plataforma na realidade virtual. Com mecanismos de se lançar de plataforma em plataforma em baixa gravidade, o jogo também dispõe de campeonatos multiplayer, personalização e um espaço de construção, onde os jogadores também podem desenvolver seus próprios níveis.
Best Pitch Brazil Direct: Dark Crown
Da Hyper Drive Game Studio, o jogo é um roguelike que possui construção de baralho, mas também é controlado por um xadrez em que podem ser utilizados habilidades mágicas (parece complexo né?). Aqui, como conhecido em roguelikes, o jogo apresente uma rejogabilidade altíssima ao desbloquear novas habilidades, cartas, e aumentando seus desafios.
Melhor jogo voto popular: Astro Pig
Garoa Studios dessa vez conta com um porco astronauta protagonista, em uma aventura retrofuturista que explora planetas não mapeados com sua nave inteligente. O jogo tem uma vasta trilha sonora lo-fi, com diálogos leves e diretos, sendo um prato cheio como cozy game. O jogo também possui um Make-a-beat, para o jogador criar suas próprias músicas.
Mais jogos incríveis
Ainda temos mais jogos incríveis premiados em outras categorias, especialmente dentro da categoria BIG Impact, que aborda diversidade, questões sociais e educacionais. Estes poderão ser abordados em artigos futuros, porque trazem temas pertinentes e são verdadeiras obras artísticas! Entre as categorias, temos:
Conclusão
Além da oportunidade aos desenvolvedores, também é um deleite para quem gosta de testar jogos novos com propostas únicas. Além de observarmos como o cenário tem crescido em quesito internacional, é também interessante ver o público se interessar em temáticas únicas que não foram exploradas. Aos poucos, tanto o cenário nacional alternativo quanto o internacional cresce, e podemos esperar um evento ainda maior na gamescom latam do próximo ano!
— コメント0
最初にコメントする