Introdução
Bloodborne foi lançado entre Dark Souls II e Dark Souls III, sendo considerado um Souls honorário por preservar muitas das mecânicas da série, mas trazendo elementos novos que seriam mantidos nos futuros jogos dessa série. O jogo foi lançado em 2015 como um exclusivo do PlayStation 4.
Recentemente, no vídeo comemorativo de 30 anos do PlayStation, o jogo apareceu com a frase É Sobre Persistência, o que deixou os fãs ansiosos e trouxe de volta rumores de um possível Remaster ou Remake.
Ad
Bloodborne é um marco na série Souls, ainda que não seja oficialmente um Dark Souls, porque além de trazer todas as mecânicas e características marcantes que Hidetaka Miyazaki coloca em seus jogos é aqui que a experiência Souls é elevada a outro nível, preparando terreno para o futuro em Dark Souls 3 e Elden Ring.
Demon Souls e Dark Souls I já receberam seus remasters. Então, porque Bloodborne, que é um dos jogos mais queridos pelos fãs, ainda não recebeu a sua versão remasterizada e nem sequer uma versão oficial para o PC?
Por que Bloodborne Merece Um Remaster?
Há vários motivos que eu posso citar de porque esse jogo merece uma remasterização, mas irei me ater aos principais.
Ambientação
Diferente dos outros jogos Souls, que se passam em um mundo medieval, onde castelos, masmorras e dragões são um elemento comum, Bloodborne se passa em uma espécie de Era Vitoriana com uma influência Gótica bem acentuada e presente no Level Design e Design de Personagens.
Yharnam, cidade onde se passa o jogo, possui claras referências da Inglaterra do século XIX, período onde o Império Britânico estava em seu auge, mas em Bloodborne não vemos elementos da Revolução Industrial como ocorreu no mundo real, com possível exceção das armas usadas pelos caçadores.
Lore
Assim como em outros jogos Souls, Bloodborne também possui uma história complexa e que se explica muito através da descrição dos itens e personagens. Porém, o grande diferencial aqui é como a história do jogo avança de um Terror e mergulha no gênero do Horror Cósmico, influenciado por H.P. Lovecraft.
Em um momento, você se vê enfrentando criaturas que se assemelham a lobisomens e, no outro, você está diante de horrores abissais vindos do espaço. Toda a saga dos caçadores é incrível, com personagens marcantes e chefes com um design cada vez mais original que casa muito bem com a história.
Gameplay
O grande diferencial, sem dúvidas, fica com o gameplay. Bloodborne é um marco entre os Soulslike por deixar para trás o gameplay mais cadenciado de Dark Souls I e II, que confiava muito na defesa e resistência do personagem, para dar lugar a um combate ágil, onde a esquiva é o grande protagonista, o que faz total sentido com a ambientação do jogo.
Se em Dark Souls, você na maioria das vezes será um cavaleiro e guerreiro de armadura, em Bloodborne você é um caçador coberto de couro, veloz e ágil, que precisa estar preparado para caçar de forma eficiente. Isso é refletido nas mecânicas in-game, como na maneira em que Bloodborne prioriza o parry ao invés do bloqueio com escudos
Bloodborne Remaster?
Em Dark Souls III, houve um grande salto de evolução no gameplay em comparação com os jogos anteriores e é claro que o sucesso de Bloodborne faria com que a desenvolvedora aplicasse todas as qualidades positivas do jogo em seus lançamentos posteriores.
Ad
Elden Ring é atualmente o maior sucesso da FromSoftware, aclamado pelos jogadores e pela crítica e sendo também um marco na história dos games, e tudo isso graças ao trabalho que se iniciou na série Souls e foi aperfeiçoado em Bloodborne.
Então, por que a FromSoftware e a Sony ainda não lançaram um Remaster para Bloodborne? As razões podem ser várias. O jogo foi lançado como exclusivo do PS4 e existem algumas possíveis complicações para relançá-lo em uma plataforma como a do PC (é provável que antes disso tenhamos uma versão de PS5). Os custos para fazer um port desse tipo são um grande investimento e, apesar do hype, há a possibilidade de que a Sony não veja essa empreitada como lucrativa.
Outro motivo forte é que a Sony detém a exclusividade e prefere manter assim, guardando o relançamento desse sucesso para o momento certo. Atualmente, a Sony está em negociações com a Kadokawa Corporation, empresa-mãe da FromSoftware, e o interesse da Sony em adquirir essa empresa já existe desde 2022, quando adquiriu uma porcentagem das ações da empresa. Não é difícil imaginar que, caso após essa aquisição, a Sony invista em Bloodborne novamente com mais um exclusivo, dessa vez PS5 com novos gráficos a 60 FPS. Agora, se isso seria bom ou não para os fãs, é outra história.
Considerações Finais
Bloodborne é uma obra-prima dos games, e sem dúvidas é um dos jogos mais cotados para um possível remaster pelos gamers. Vale destacar que recentemente o jogo recebeu um mod feito por fãs que permite rodá-lo no PC e, ao que tudo indica, parece estar bem jogável. Porém, isso e a questão da pirataria são provavelmente mais motivos pelos quais o jogo ainda não recebeu um Remake/ Remaster. Nos resta agora aguardar e acreditar que esse dia chegará.
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.
— コメント0
最初にコメントする