Games

Competitivo

Como melhorar sua performance nos jogos competitivos em 2025

, Comment regular icon0 comments

Os jogos competitivos estão cada vez mais presentes na cultura, protagonizando eventos nos mais diversos continentes e estimulando jovens a se destacarem. Confira, hoje, como melhorar a sua performance nesses jogos!

Writer image

rivisto da Romeu

Edit Article

A cada ano que passa, vemos os jogos competitivos recebendo um maior destaque além de atrair milhões em investimentos e audiência, inclusive debates recentes trazem a possibilidade dos esportes eletrônicos fazerem parte das próximas Olimpíadas!

Com isso, as empresas não medem esforços para desenvolver títulos competitivos de qualidade, motivando a comunidade a entrar em modos ranqueados com um cenário forte de eSports. Hoje, jogos como estes são a maioria no mercado.

Pensando nisso, nós, da UmGamer, trabalhamos em um conteúdo para ajudar desde o jogador que apenas quer subir de ranque até aquele que pretende atuar como um cyber atleta. Confira!

Tenha o hábito de treinar

É extremamente importante que você tenha o hábito de treinar antes de iniciar sua jogatina. Cada título possui seu principal método de treino, o ideal para FPS como Valorant ou CS2 é entrar em um cenário específico com alguns bots parados e outros se movimentando para acertar o máximo de headshots possíveis, além de entender os posicionamentos e peculiaridades de cada mapa. Já em League of Legends o recomendado é ir em uma partida de treino/personalizada a fim de efetuar combos e acertar o time exato para atacar as tropas e conseguir o last hit.

Image content of the Website

Entenda como os treinos funcionam no seu jogo favorito e comece a utilizá-los. Outra dica é jogar games de reflexos ou raciocínio rápido às vezes para continuar aprimorando o tempo de resposta do seu cérebro. Por exemplo, muitos atletas de LoL jogam Osu enquanto estão na fila buscando por alguma partida.

Cuidado com a fadiga mental

Ad

Tenha sessões curtas de treinamento, algo acima de 30 minutos ou uma hora pode ser cansativo para sua mente, que começará a ter um tempo de reação menor durante as partidas.

Estude e Veja replays

Após seu treino e suas partidas, inclua um estudo da teoria além da prática. Estudar e assistir replays é uma ótima maneira de ampliar seus conceitos. Entender como você deve se comportar em uma situação em específico te ajudará nos futuros jogos.

Tenha consciência de jogo

Mesmo jogando LoL por muitos anos, eu me encontrava no Prata até realmente entender que não poderia apenas jogar partidas no automático. A partir de então, eu criei um compromisso de chegar ao Diamante pela primeira vez em até 30 dias, e consegui! Além de ter me tornado o terceiro melhor jogador de Zac - um personagem do jogo - no Brasil após conquistar o ranque Mestre.

Image content of the Website

Não jogue no automático

Quando usamos o termo “jogar no automático”, nos referimos àquela pessoa que joga assistindo a um vídeo ou conversando com alguém sem necessariamente focar na partida. Apenas colocar a culpa no companheiro de equipe depois de um lance ruim não te ajudará em nada, tente sempre raciocinar o que você pode fazer naquele momento para conseguir vantagem - por isso a importância de assistir aos replays.

Ad

No LoL, por exemplo, tente anotar o tempo em que tal oponente usou seus recursos a fim de saber se ele terá uma Ultimate ou Feitiços disponíveis em uma possível luta. Também comece a entender qual será sua postura em cada partida, eu sou um jogador mais agressivo e gosto de forçar lutas, mas é necessário saber quando esse estilo resultará em desastres baseados nos campeões e itens dos inimigos. Nos FPS, o ideal é perceber e comunicar quais utilitárias e habilidades já foram lançadas pelo time inimigo.

Um jogador casual raramente pensa em estes quesitos, ele muitas vezes joga no automático e culpa sua própria equipe. Você ter essa consciência e ainda analisar as próprias jogadas depois lhe dará uma grande vantagem a longo prazo.

Utilize ao máximo as informações

Cada jogo fornece aos players alguns tipos de informação, seja um minimapa, quantidade de ouro entre outras. Sempre utilize disso!

Em League of Legends, você pode olhar sempre ao minimapa para entender o posicionamento inimigo. Começar uma luta sem essa noção poderá ser prejudicial, já que você poderá ser surpreendido por um Jungler, por exemplo.

Image content of the Website

Já em Valorant, também sabemos a quantidade de ouro de cada jogador a cada round, diferente do CS2. Isso faz com que consigamos pressupor qual será o armamento inimigo.

Em uma rodada onde os oponentes se encontram com pouco dinheiro, você pode ser mais agressivo, esperando os encontrá-los com uma pistola ou uma submetralhadora mais barata, sem ser surpreendido por uma Vandal.

Ad

Image content of the Website

Se comunique

Da mesma maneira que captar as informações é importante, também se preocupe em comunicá-las. Viu algum adversário se movimentando em direção ao seu time? Sinalize! Viu algum adversário gastando um recurso importante? Sinalize!

Controle mental e emocional

Todos os tópicos abordados aqui são essenciais. Até o melhor jogador do mundo precisa de um controle emocional para se destacar positivamente.

Como evitar o “tilt”

O famoso “tilt” ocorre quando você está completamente frustrado, abalado e nervoso, alterando drasticamente sua velocidade de reação e tomadas de decisões. Geralmente, jogadores que chegaram neste estágio tendem a trocar sempre de estratégia em diversas partidas ranqueadas sem ao menos treinar ou descansar, colecionando derrotas e atuações negativas.

Para evitar isso, comece a registrar quais são os gatilhos e sinais que ocorrem inicialmente para a sua frustração, e trabalhe com exercícios de respiração e calma quando ocorrer.

Ad

Jogue poucas partidas por dia

Outra maneira de não “tiltar” durante suas partidas é jogando pouco por dia. Esta é uma dica que varia mais de pessoa para pessoa, eu, por exemplo, gosto de jogar várias vezes por dia. Mas é fato que o player que joga entre 3 a 5 partidas por dia tem um menor desgaste mental e está mais preparado contra os gatilhos de frustração.

Participe de campeonatos amadores

Durante minha jornada em jogos competitivos, tive o prazer de conhecer os mais diversos tipos de pessoas, e os mais preparados eram os que já tinham experiências em campeonatos amadores ou em treinos entre equipes. Os mais novos cyber atletas geralmente sentem uma maior pressão em partidas competitivas, este tópico o ajudará com isso.

Configurações e Hardware

Por fim, mas não menos importante, invista um tempo e dinheiro com configurações, softwares e hardwares para um melhor desempenho no jogo. Montar o setup ideal, com um bom monitor, mouse e teclado, será fundamental.

Também recomendo buscar por uma configuração mais indicada e otimizada para cada jogo. CS2, por exemplo, traz alguns recursos visuais que, quando configurados da maneira certa, conseguem lhe conceder uma pequena vantagem.

Por fim, alguns programas que te fornecem estatísticas e informações também o ajudarão. Em jogos de cartas, por exemplo, os profissionais geralmente utilizam um software que anota quais cartas o oponente já usou. Desde que o aplicativo seja permitido pela desenvolvedora do jogo, não há problemas!

Ad

Conclusão

Espero que tenha gostado deste artigo! O cenário competitivo de esportes eletrônicos está só começando e ainda tem muito mais espaço para ser explorado.

Estou à disposição para eventuais dúvidas ou sugestões.