Introdução
Com sua data de lançamento para o dia 4 de maio de 2024, Hades 2 era um dos jogos mais aguardados do ano. Hades, o primeiro jogo da franquia desenvolvido pela Supergiant games, recebeu inúmeras premiações como um roguelike de excelência, colocando expectativas altas em sua sequência. O acesso antecipado de Hades 2 foi disponibilizado, e os desenvolvedores decidiram manter o jogo nesse estágio inicial enquanto realizam melhorias durante o ano todo; mesmo assim, já temos um conteúdo vasto e renovado sobre as intrigas que giram entorno de Melinoe, a nova protagonista.
Ad
Não só famoso pela qualidade de gameplay, o jogo explora densamente toda a cultura mitológica grega com maestria, algo que já foi utilizado em várias mídias, e sempre atraiu público. Aqui, iremos explorar sobre os principais personagens da mitologia grega, seus Deuses, qual sua importância e papel no jogo, e algumas diferenças trazidas em comparação ao primeiro jogo.
Melinoe e Zagreu
Zagreu, ou Zagreus foi o protagonista inicial da franquia, filho de Hades e irmão mais velho de Melinoe, o príncipe do submundo tinha seu objetivo principal de escapar do submundo e conhecer um pouco mais sobre sua origem familiar e propósito na casa de Hades.
Seguindo para Hades 2, a protagonista passa a ser sua irmã mais nova, Melinoe. A personagem também é uma Deusa do panteão Ctônico, e é conhecida como a princesa do submundo. Filha de Hades e Perséfone, sua história gira entorno de sua sede de vingança por Chronos, que assumiu o controle do submundo.
Melinoe é conhecida como a Deusa dos rituais fúnebres e dos fantasmas, e isso é caracterizado em sua feitiçaria ao longo do jogo. Quando nova, foi acolhida por Hécate, Deusa da magia, onde recebeu ensinamentos e aprendizado no combate para futuramente completar sua vingança. Essa chave de trama constitui o principal conflito em Hades 2.
Cronos
Um pouquinho de história grega nos lembrará que Cronos é o Titã do Tempo, um ser primordial e pai do panteão primário: Hades, Poseidon e Zeus, além de Héstia, Deméter e Hera. O titã era notavelmente poderoso e precavido, no entanto, em uma visita ao Oráculo, descobriu que um dia, seria destronado. Descontente e suspeito, resolveu engolir todos os seus filhos ao nascerem; a exceção foi Zeus, que foi salvo por sua mãe ao enganar o Titã. Posteriormente, Zeus prepara uma poção mágica que faz Cronos vomitar todos os seus filhos que tinha devorado, e se inicia uma guerra pelo panteão Celestial, onde Zeus é vitorioso, e o Titã é condenado a prisão eterna no Tártaro.
Esse mote define o confronto inicial de Hades 2: Chronos escapa de sua prisão no Tártaro e toma controle do submundo, aprisionando Hades, Zagreus e membros da casa de Hades para realizar um ataque direto ao panteão celestial, e restaurar seu antigo reinado.
Hades
Também presente no jogo base, Hades é o governante do submundo e pai dos dois protagonistas. É encarregado de ouvir todos os lamúrios de espíritos, além de designar punições e moradias para todos que são condenados para a região. Aqui, ele concede bençãos para Melinoe enfrentar seu pai Chronos.
Zeus
Ad
Retornando do primeiro jogo, Zeus é rei dos olimpianos, e Deus do céu e do trovão. O irmão mais novo de Hades retorna para oferecer bençãos contra seu pai, utilizando ataques de raio que se beneficiam de combater inimigos em grades grupos. Zeus é um dos Deuses mais descritos e presentes nos entraves da mitologia grega, e possui inúmeras histórias com seus irmãos, amantes, e filhos.
Poseidon
O Deus dos mares, terremotos e cavalos também retorna para auxiliar Melinoe. Poseidon oferece bênçãos que giram entorno da área, como bônus de knockback, dano extra aos inimigos arremessados em paredes, armadilhas, entre outros. O personagem também é caracterizado por sua personalidade relaxada e tranquila.
Deméter
Deméter é a Deusa das estações, e mãe de Perséfone. No primeiro jogo, sua aparição só ocorre após um dos finais serem alcançados, o que torna suas bênçãos mais raras ao decorrer do jogo. Auxiliando Melinoe, ela oferece ataques de gelo que desaceleram e congelam inimigos, com algumas utilidades de sobrevivência também.
Ártemis
Ártemis é a Deusa da caça e irmã de Apolo, Deus da Luz. Ligada ao combate à distância com arco, a personagem oferece bênçãos como marca do caçador, que aumentam a chance de crítico ao atacar inimigos específicos. Ela também por vezes aparece em certas câmaras e auxilia no combate contra adversários.
Afrodite
Deusa do amor e da beleza, Afrodite oferece bençãos de fraqueza, que fazem os inimigos ficarem vulneráveis e suscetíveis à danos. Conhecida por sua personalidade sedutora e otimista, é conhecida por ter decisões conflitivas com a Deusa Atena.
Hipnos
Hipnos é o Deus do Sono, filho de Nyx e irmão mais novo de Thanatos. Auxiliar direto na casa de Hades, o personagem não oferece bençãos, mas anota todos os nomes de novos chegados ao reino dos submundos em uma checklist, e inúmeras vezes dorme durante o trabalho.
Hermes
Aparecendo com menos frequência, o Deus da velocidade, comércio e viajem é o mensageiro de todos os Deuses. Trabalha auxiliando Caronte ao guiar almas no submundo para o seu lugar de descanso. Em Hades 2, Hermes se infiltra no exército de Cronos para adquirir informações.
Caos
Caos, diferente dos outros personagens, é uma entidade primordial, que influencia o universo desde sua concepção. Aqui, suas bênçãos só são concedidas após o protagonista enfrentar desafios, e sua personalidade é representada por uma voz sem emoções, mas que, no entanto, carrega várias vozes diferentes em uníssono.
Ad
Caronte
Subordinado direto de Hades, o Deus barqueiro trabalha no submundo levando almas pelo rio ao seu local de descanso. Também é um mercador que oferece poderes em troca de dinheiro para o protagonista, e esse papel é mantido nos dois jogos.
Eris
Eris é a personificação do conflito, e a filha de Nyx. Aqui a Deusa é uma entre as antagonistas do novo jogo, e entra em confronto direto com Melinoe.
Hefesto
Hefesto é o Deus da Forja, filho de Zeus e Hera, além de ser irmão mais novo de Ares, que não apareceu ainda no segundo jogo, e marido de Afrodite. Suas bênçãos oferecem dano tardio, aplicando ataques a inimigos 5 segundos após serem atingidos.
Selena
Selena é a Titã personificação direta da Lua, e faz sua primeira aparição em Hades 2. Contemplativa e poética, ela se destaca por ser uma das poucas titãs que age a favor do domínio dos Deuses. Ao longo do jogo, concede bênçãos da lua que transformam inimigos temporariamente em animais indefesos.
Hera
A Deusa Rainha olimpiana Hera é esposa de Zeus, e possui ligação direta com as relações de casamento. No jogo, suas bênçãos concedem o efeito de atingir inimigos afligidos por sua marca quando outros inimigos são atingidos, tornando a gameplay mais complexa.
Nemesis
Deveras aguardada, a filha de Nyx é a personificação da retribuição e vingança. Ela é rival direta de Melinoe, competindo com a protagonista sobre quem consegue aniquilar mais inimigos, e também pode bloquear caminhos e comprar itens nas lojas.
Hécate
Deusa Titã da bruxaria, necromancia, encruzilhadas e magia, Hécate é a mentora da protagonista em sua luta, apesar de aparecer várias vezes no decorrer do jogo, seus objetivos são misteriosos.
Apolo
Deus da Luz e o irmão mais novo de Ártemis, Apolo oferece bênçãos que aumentam a chance dos inimigos não causarem dano.
Héstia
Deusa da chama e da moradia, aqui o seu destaque de bênçãos envolve fogo, que pode ser acumulado e causar dano ao longo do tempo aos inimigos.
Conclusão
Pelo jogo estar em acesso antecipado, sabemos que ainda há chances de personagens aparecerem, como Ares e Atena que não mostraram suas intenções nos novos acontecimentos. De qualquer forma, ainda há muito que não foi descrito aqui para explorar no jogo, e conhecer mais sobre o universo maravilhoso que é a mitologia grega.
Ad
— Comments0
Be the first to comment