Gosta de cozy games? Aquele tipo de jogo que tem como objetivo principal te fazer relaxar, jogar de forma tranquila, sem a pressão normalmente presente em outros gêneros de jogo, ou talvez até mesmo sem uma história para acompanhar? Pois veio ao lugar certo!
De RPGs extremamente casuais, que te permitem explorar o mundo e construir sua vida no seu ritmo até jogos que podem ser apenas um simulador de paisagismo, montamos uma lista com dez recomendações de Cozy Games incríveis e disponíveis na Steam para quando você precisar fugir um pouquinho da realidade.
Ad
Stardew Valley

Começando já direto por um clássico, que com certeza muitos já esperavam ver nessa lista. Mas Stardew Valley geralmente está presente em listas assim por um motivo! Uma referência no seu nicho e popular mesmo entre jogadores que preferem outros gêneros, o jogo te coloca como o novo orgulhoso dono de uma fazenda em Pelican Town, deixada a você pelo seu avô, e agora você tem uma nova alternativa à vida que tanto te incomodava, trabalhando no telemarketing de uma grande corporação: ser fazendeiro!

Stardew Valley não te coloca nenhum limite de tempo, objetivos fixos que “param” o jogo até serem completados nem nada do tipo. Claro, existem missões com tempo definido para serem completadas, festivais que acontecem apenas em certos dias do ano, você tem que cuidar do ciclo de plantio da sua fazenda e dos seus animais, mas você escolhe, no seu ritmo, como vai fazer tudo, ou mesmo se vai fazer tudo.
Você pode escolher se vai focar mais no plantio ou em criar animais, se vai participar dos eventos da cidade e seu foco vai ser a parte social, ou se vai juntar os dois. Se você tem um pézinho na aventura, pode escolher explorar as minas e combater monstros perigosos, com os equipamentos fornecidos pela Guilda dos Aventureiros, e pode até mesmo escolher entre ficar do lado ou bater de frente com o grande vilão do jogo, a megacorporação para a qual você trabalhava anteriormente, ou preferir percorrer a rota do seu coração e achar a sua outra metade entre os moradores de Pelican Town, as possibilidades são infinitas!

O jogo não termina nunca, tecnicamente, os anos vão passando (um ano consistindo em 4 estações de 28 dias in-game cada uma) enquanto você vai construindo a sua vida na pacata cidade. É um clássico por um motivo, e o jogo recebeu ano passado uma atualização que trouxe muito conteúdo novo, e expandiu mais ainda o cozy game preferido de muita gente.
Mas e aí, olhou para Stardew Valley e pensou: “hmm, seria perfeito se tivesse um pouco mais de magia?” Pois temos não apenas uma, mas duas opções de jogos lindíssimos e com gameplay e mecânicas bem semelhantes às que Stardew usa! Só que com um toque bem mais presente de fantasia.
Sun Haven

Sun Haven é a epítome do que você imaginou com a descrição do parágrafo acima. O jogo tem uma arte pixelada linda e cheia de detalhes, mecânicas sociais, de relacionamentos, de plantio e colheita e coletando materiais como madeira e pedras para transformar em itens mais complexos e tudo mais que você espera de um farming simulator. E no seu diferencial, é aí que entra a magia!
Ad
Você pode escolher ser de espécies diferentes (eu, por exemplo, só jogo como elfo!) e vai aprendendo magias ao longo do game, desde magias de combate como uma Fireball (segurem o coração, jogadores de D&D, é só uma bolinha de fogo pequena que atinge um único alvo) até magias como conjurar uma nuvem de chuva que molha sua plantação para você, poupando o trabalho exaustivo de molhar quadradinho por quadradinho com o regador, já que aqui não temos irrigadores, igual em Stardew Valley.

A história é outro ponto alto! Com uma cidade imensa, outros locais e cidades para serem desbloqueados e visitados e uma variedade bem grande de NPCs com visuais e jeitos únicos e interessantes (muitos dos quais você pode namorar e eventualmente casar), esse mundo de fantasia, magia, dragões e uma ameaça sombria pairando sobre a cidade de Sun Haven vai com certeza te conquistar!

Um pequeno ponto negativo sobre o jogo é que os desenvolvedores parecem seguir uma visão de “Quantidade acima de Qualidade”, lançando várias DLCs para o jogo, mas deixando alguns bugs para trás que podem às vezes prejudicar seriamente a experiência do jogador. Pessoalmente, nunca encontrei nenhum bug em todas as minhas horas jogando, mas é uma reclamação relativamente frequente vinda da comunidade on-line.
Cozy Grove

Esse aqui é para os fãs de Animal Crossing! Com mecânicas similares, de explorar e decorar uma ilha e sincronizado com o horário do mundo real, oferecendo de 30 a 60 minutos de conteúdo novo diário, deixando você ao seu bel-prazer no resto do tempo, Cozy Grove é um simulador de vida que se passa em uma ilha mal-assombrada, onde além de explorar seus arredores, você também conhece e ajuda os fantasmas presos na ilha, ajudando a trazer paz para eles!

A arte é definitivamente um ponto alto, as paisagens são desenhadas a mão e me lembraram uma versão menos… angulosa e “creepy” de Don’t Starve, um estilo de arte também lindíssimo e aclamado. À medida que você ajuda os fantasmas, os cenários ganham vida, e quanto mais você explora, decora, pesca, e pode até mesmo fazer amizade e colecionar pequenos animais fantasmas, você devolve a cor e a alegria à ilha de Cozy Grove.
Ad
Unpacking

Unpacking é definitivamente um jogo único, eu nunca joguei nem vi nada que fosse igual (e acreditem, eu procurei!!), e desde o segundo que terminei minha primeira run do jogo inteiro, eu já sabia que entraria para minha lista de jogos favoritos.
Durante o gameplay, não há absolutamente nenhum diálogo e nenhum texto para ser encontrado e lido, o único texto presente é uma única frase em cada transição entre as fases do jogo. E, acima de tudo, Unpacking é um exemplo perfeito de environmental storytelling, o cenário sendo usado para contar uma história, e usado da melhor forma possível.

Vamos ao gameplay então. O jogo consiste unicamente em arrumar mudanças, acompanhando as oito vezes em que a personagem principal se mudou ao longo da vida, e enquanto desempacotamos as caixas em cada cômodo das casas e colocamos tudo em seu devido lugar, também acompanhamos as diferentes fases que ela passou na vida. Os objetos que mudam, continuam presentes através dos anos, somem depois de alguma mudança, etc, todos contam uma história, todos transmitem alguma coisa sobre a personagem, seja sobre sua personalidade e seus gostos ou seu estilo de se vestir e seu trabalho, ou até mesmo sobre seus relacionamentos.

Acompanhamos a vida dela durante 21 anos, conhecendo nossa protagonista aos poucos, e o jogo se destaca em contar sua trajetória de forma incrível. Mesmo nunca sabendo sequer seu nome “canônico”, ao final do game nós sabemos tanto sobre ela, sobre como ela viveu e tudo que passou, sobre os gostos que sempre teve e os hobbies que adquiriu com roommates passados, que a sensação que fica é realmente a de ter um novo amigo próximo, daquele tipo que você sabe tudo sobre a vida dele.
É um jogo realmente único e incrível, e eu gostaria muito de ver mais jogos nesse estilo sendo lançados!
Tiny Glade

Gosta de dioramas? Então esse é simplesmente o jogo perfeito pra você! Tiny Glade é um jogo simplesmente de construção, você pode alterar a topografia do local a vontade, e tem ferramentas para criar paredes, cercas, prédios, torres, janelas, portas, árvores, flores, caminhos e água, além de adicionar estandartes e postes de luz. O resto depende só da sua imaginação!
Se você passar a ferramenta de água pelo meio de uma estrutura, uma parte dela se tornará uma ponte. Se você juntar um ponto de água com uma mureta pequena redonda em volta e duas hastes de madeira da ferramenta de cerca, você tem um poço. O tamanho dos prédios individuais é limitado, mas você pode construir prédios em cima de prédios em cima de prédios, adicionar umas torres no topo de tudo e ter um imenso castelo!!
Ad

À medida que você vai criando ambientes “habitáveis”, ou seja, criar qualquer tipo de construção com portas e janelas, outros itens de decoração vão spawnando, como floreiras, barris, bancos, estandes com frutas, abóboras, pedras, troncos… todo tipo de coisa, e você pode mexer absolutamente tudo de lugar para criar o ambiente perfeito!
Deixando a ambientação ainda melhor, você pode escolher o “tipo” de clima. Quer algo claro, ensolarado e florido? Então, o “Flowery” é perfeito para você! Quer um ambiente com neve? Temos o “Winter”. Gosta de algo mais sombrio, com árvores mortas e um clima de magia antiga? Temos o “olden”. Além disso, o jogo propõe todo dia um “tema diário”, no qual você é colocado em um mapa com uma ambientação e uma sugestão de tema pra você criar seu ambiente! Os terrenos novos sempre vêm com uma construção pronta para te inspirar, o último que joguei o tema foi “Guilda de aventureiros”, e os temas propostos são sempre super interessantes!

Ah, e existe um ciclo de dia/noite, que você pode pausar em qualquer horário do dia se quiser aquela “golden hour” perfeita para fazer suas criações. E você também pode fazer carinho nas ovelhas que sempre estarão presentes, independente do clima e terreno, o que é sempre um bônus.
Horticular
Esse aqui tem uma premissa um pouco diferente! Você é “chamado” por uma espécie de duendes espaciais (não questione) para dar nova vida a um antigo jardim, o mundo onde eles vivem, que foi abandonado pelo cuidador anterior.

E então, cabe unicamente a você restaurar o jardim à sua antiga glória. Com variados tipos de terreno que você pode criar (grama, flores, lagos, etc) você faz o jardim tomar a forma que você quiser, e usa esses elementos para criar ecossistemas para atrair diferentes animais para morar e dar vida ao seu jardim! Não apenas animais, mas à medida que você vai expandindo e melhorando o jardim, mais gnomos vão morar lá, e você vai descobrindo artefatos que te ajudam na sua tarefa e pedaços da história fascinante do Jardim e de seus habitantes.

Ah, e você tem um único problema na sua jornada! Seu Nêmesis, o inimigo do jogo, que causa corrupção e decadência no seu jardim, o que pode refletir em algum ecossistema danificado, os animais ficarem infelizes, ou algum pedaço de terreno ser corrompido, e você precisa cuidar desses problemas antes que eles se tornem uma ameaça séria ao seu jardim. Mas caso você não seja fã desse tipo de mecânica com “pressão”, o jogo conta com diferentes modos e balanceamentos: um modo história e um modo sandbox, que te dá muito mais liberdade criativa, e no sandbox você tem uma opção 100% sem história nem tarefas para completar e uma sem ameaça nenhuma ao jardim, e você pode só ser o jardineiro que sempre sonhou em paz.
Ad
Horticular tem uma demo gratuita disponível na Steam, que te dá uma boa ideia de como o jogo completo funciona.
Traveller’s Rest

Gosta de Stardew Valley, mas queria uma pegada dessa vez mais medieval, e talvez com um pouco mais de história? Então, Traveller’s Rest é o seu jogo ideal.
Esse jogo também se tornou um dos meus preferidos assim que comprei ele, pouquíssimo tempo após ser lançado, e como alguém que acompanha os criadores nas redes sociais e no Discord oficial de updates do jogo, além de acompanhar jogando em tempo real todas as atualizações e até mesmo alguns betas, posso garantir que Traveller’s Rest só tende a melhorar cada vez mais!
Inicialmente o jogo era um simulador muito semelhante a Stardew Valley, com o diferencial de que além de plantar crops e recolher matéria-prima para transformar em materiais e maquinário, você também tem o principal: A sua Taverna! Você é o responsável pela taverna Traveller’s Rest, determina as horas de abertura e fechamento todo dia, e tem que servir os clientes e manter a taverna limpa enquanto isso. Mais pra frente no jogo, você tem até mesmo a opção de contratar pessoas para te ajudar, e ter uma vassoura mágica que limpa o salão pra você.

Acha que acabou por aqui? Não! O jogo ainda conta com o relativamente recente modo história, repleto de missões intrigantes e NPCs interessantes, alguns amigáveis, outros nem tanto… É outro mundo de fantasia, repleto de histórias e tramas interessantes para você investigar, se emocionar e se divertir, esse com uma ambientação bem mais medieval e menos alta fantasia. Ah, e muito importante! Assim como em Stardew Valley, você também pode ter um pet e fazer carinho nele todos os dias.

Como um último plus, enquanto esse artigo estava sendo escrito, foi lançado oficialmente o beta do modo online do jogo, que vai te permitir explorar esse mundo incrível e trabalhar na sua Taverna com seus amigos, expandindo ainda mais a experiência.
Dorfromantik
Esse é outro jogo bem diferente dos outros da lista! Dorfromantik é um jogo de puzzle e construção estratégica, mas relaxante.

Não existe um modo história, porque o jogo em si não tem uma história. Ele consiste em encaixar azulejos de terreno hexagonais uns nos outros, um por vez, formando aldeias e paisagens e completando tarefas como juntar X árvores ou X azulejos de água em sequência, e a medida que você vai construindo o mundo da forma que preferir, vai desbloqueando novas paisagens, tipos de terrenos, construções e até mesmo animais e meios de transporte que se mexem sozinhos pelo mapa como uma imensa e linda maquete animada.
Ad
O modo “clássico” do jogo te dá um número limite de azulejos, que você vai aumentando ao completar tarefas e o jogo é basicamente infinito, seu highscore só depende da sua estratégia para ir ganhando cada vez mais e construindo cada vez mais, mas, novamente, se objetivos e limitações não são sua praia, o jogo te oferece um modo customizável, no qual você pode selecionar desde a frequência com que cada tipo de azulejo aparece na sua pilha até o tamanho da pilha (que pode ser infinito).

Ou seja, quer um jogo de puzzle desafiador e interessante que vai testar seu pensamento estratégico? Temos! Quer um jogo 100% tranquilo, só para relaxar enquanto constrói sua paisagem e descobre novos terrenos? Temos também! E tudo isso em um jogo com uma direção de arte lindíssima e charmosa e uma trilha sonora imersiva e bem feita.
Strange Horticulture

Já pensou em ser um horticultor, dono de uma loja de plantas misteriosas e mágicas, cada uma com seus usos distintos, vários clientes com suas aflições e necessidades específicas, ter um mundo inteiro para explorar e ainda ter um papel fundamental em uma sombria e sangrenta batalha contra as forças do oculto? Strange Horticulture traz tudo isso em um cozy game que com certeza vai apelar para aqueles que gostam de uma estética mais “dark”.

Após herdar uma loja numa pequena cidade sombria e exótica, você começa apenas com um diário com descrições de plantas e seus usos e algumas plantas na sua loja. À medida que novos clientes vão chegando, você tem que descobrir qual planta corresponde ao que o cliente quer (que vão desde plantas que melhoram dor de cabeça até algumas que permitem abrir portas trancadas. Vai entender), e vai encontrando novas entradas para o diário, novas plantas e novas pistas, em um jogo rico em storytelling que traz, através dos personagens que te visitam na loja diariamente, uma história interessantíssima, e oito finais diferentes, que dependem de algumas escolhas que você faz ao longo do game. Passar horas descobrindo e catalogando plantas mágicas pode ser surpreendentemente relaxante!
Se você estiver em dúvida se vai gostar desse jogo, ele tem uma demo gratuita disponível na Steam, onde você pode jogar o primeiro dia completo e pegar o “feeling” do game.
Potion Craft: Alchemist Simulator

Seguindo numa linha semelhante, temos Potion Craft, que te permite ir ainda mais além! Você é o Alquimista em uma pequena cidade e precisa atender os cidadãos que vêm fazer seus pedidos, além de poder explorar o mundo da alquimia a seu bel-prazer! Misturar quaisquer ingredientes, criar poções novas, criar plantas novas no seu quintal e cuidar da sua loja são coisas que você pode fazer nesse game.
Ad
As poções são criadas por meio de uma mecânica de “mapa”, onde cada ingrediente adicionado abre uma parte do caminho e você tem que descobrir o que misturar em qual ordem para fazer o caminho até seu objetivo e desviar de obstáculos que podem estragar sua poção. Além disso, na parte da loja, você pode barganhar com os clientes que vem comprar seus famosos elixires, escolher não atender clientes com motivos… bem abaixo da linha da ética, digamos assim (ou atender todos eles e criar uma certa reputação para si), e fazer com que sua loja fique mais conhecida, e com uma reputação melhor ou pior, dependendo de suas escolhas.

Além disso, você também é visitado por mercadores que trazem novos ingredientes, e pode desbloquear um laboratório de alquimia, mais áreas do seu jardim para plantar esses ingredientes e não gastar todo seu dinheiro suado neles, como uma caverna para fungos e um lago para algas e plantas aquáticas, e, o mais importante para o aspecto “cozy”, não há nenhuma pressão de tempo. Pode demorar e experimentar quanto quiser, que os clientes não vão embora.
Menções honrosas, ou jogos que ainda não foram completamente lançados
Os dois jogos abaixo não foram oficialmente lançados ainda, e por isso eu pessoalmente ainda não joguei nenhum dos dois, diferentemente dos anteriores nessa lista. Porém, incluí ambos aqui por serem jogos que estão sendo ansiosamente aguardados pela comunidade dos “cozy gamers”, e que prometem muito! São eles:
Little Witch in the Woods
Little Witch in the Woods é um simulador de vida e exploração. Nele, você toma o papel da Ellie, uma aprendiz de bruxa. Aprenda feitiços e magias, explore esse mundo encantado, ajude os moradores do vilarejo onde você está morando para estudar, com mecânicas de conversa, presentes e relacionamentos, e eventualmente torne-se uma Bruxa completa, com B maiúsculo!

Ah, e como uma boa bruxa, você tem uma conexão grande com gatos! Você pode conversar com vários gatinhos pelo mundo, cada um com sua personalidade e gostos únicos, um atrativo imenso pra quem, como eu, é apaixonado por felinos (e gosta de um bom jogo onde você pode fazer carinho em bichinhos).
O jogo está em early access na Steam por enquanto, então se estiver curioso e quiser jogar já, tenha em mente apenas que o jogo está em desenvolvimento, pode ter alguns bugs e não está completo.
Tales of the Shire: A Lord of The Rings Game
Esse aqui causou um dos maiores rebuliços que eu já presenciei quando foi anunciado, tanto entre quem gosta de cozy games quanto entre a comunidade de Senhor dos Anéis, e não é pra menos porque, apesar de só estar planejado para lançar dia 23 de março deste ano, ele promete uma experiência imersiva em um simulador de vida ambientado na parte mais charmosa de toda a Terra Média: O Condado!
Ad

Crie seu próprio Hobbit e parta na sua nova aventura! Ajude a vila onde você mora a prosperar e se tornar uma referência no Condado, decore sua casa e seu jardim como desejar, faça amizades, explore as paisagens e locais pitorescos e, como um bom Hobbit, coma muito!!
A arte desse jogo foi outro ponto que chamou atenção, em um estilo 3D charmoso que empresta a tudo aquele toque bem característico do Condado que conhecemos e amamos.
Conclusão
O nicho de Cozy Games tem crescido muito nos últimos anos, possibilitando aos jogadores não apenas experiências relaxantes e divertidas, mas até mesmo sendo uma ferramenta para lidar com ansiedades e frustrações do dia a dia. E falo por experiência própria, não tem nada que me relaxe tanto quanto sentar na frente do PC depois de um longo dia e passar umas horas cuidando das minhas plantações, criando poções mágicas ou simplesmente cuidando de um lindo jardim do jeitinho que eu quero. E fazendo carinho em gatinhos.
E aí, já conhecia ou já jogou algum dos jogos dessa lista? Tem alguma outra recomendação que não apareceu aqui? Deixa aqui nos comentários e vamos crescer mais ainda essa comunidade de fãs de jogos tão incríveis!
Obrigada pela leitura, e até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment