A História de Tetris: Do Nascimento na União Soviética ao Fenômeno Mundial
Tetris é um dos jogos mais icônicos e influentes da história dos videogames. Sua jornada, desde sua criação na União Soviética até se tornar um fenômeno global, é uma história de criatividade, espionagem, negócios e paixão. Neste artigo vamos explorar toda a trajetória do Tetris, desde sua concepção por Alexey Pajitnov até sua descoberta por Henk Rogers e seu lançamento para o Game Boy, que o consolidou como um ícone cultural dos videogames.
Ad

O Contexto Politico da Época
A Guerra Fria foi um período marcado por um conflito político-ideológico travado entre Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Esse período polarizou o mundo, a disputa travada entre norte-americanos e soviéticos afetou as relações internacionais dessas nações como um todo.
Os dois países se vigiavam constantemente tanto pelas notícias como por espionagem, o que trazia um medo ao adentrar esses países e um ar sombrio e de incertezas pairava sobre ambos os lados.
Nesse contexto surgiu um jogo que faria os dois eixos estremecerem e uma busca desenfreada por seus direitos entraria para a história.

A Criação de Tetris: Alexey Pajitnov e a União Soviética
Em 1984, Alexey Pajitnov, era um cientista da computação que trabalhava no Centro de Computação da Academia de Ciências em Moscou, na então União Soviética, onde trabalhava no setor de inteligência artificial e reconhecimento de fala.

Pajitnov era apaixonado por quebra-cabeças e jogos de lógica, durante seu tempo livre ele gostava de criar jogos para se distrair, em uma dessas inspirações ele decidiu criar um jogo que combinasse simplicidade e desafio.
Inspirado por um quebra-cabeça de pentaminós (formas geométricas compostas por cinco quadrados), Pajitnov simplificou o conceito, usando tetraminós (formas de quatro quadrados). Após alguns testes ele chegou em um resultado com peças que caíam do topo da tela, e o jogador precisava girá-las e encaixá-las para formar linhas horizontais que quando completas desapareciam, liberando espaço para novas peças. Pajitnov batizou o jogo de "Tetris", uma combinação da palavra grega "tetra" (quatro) e "tênis", seu esporte favorito.

O jogo foi programado em um computador Elektronika 60, por não poder criar gráficos o jogo foi feito da forma mais simples possível, com pontos e colchetes. Após a ideia inicial, ele adaptou o game com cores e gráficos para o IBM PC com a ajuda dos amigos Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov.
Pajitnov ainda não sabia, mas acara de criar um jogo que renderia bilhões de dólares e teria uma história digna de filmes de Hollywood.
A simplicidade e a natureza viciante do game conquistou todos que jogavam e Tetris rapidamente se espalhou entre os colegas de trabalho e por instituições soviéticas. Porém, na URSS, criações feitas por funcionários públicos eram propriedade do Estado e Pajitnov não recebeu royalties ou direitos autorais deixando Tetris como propriedade da ERLOG (Elektronorgtechnica) uma organização estatal com monopólio na importação e exportação de suporte de informática, hardware e software na União Soviética
Ad

Tetris no Ocidente
O sucesso do Tetris dentro da União Soviética chamou a atenção de Robert Stein um empresário húngaro e dono da Andromeda Software, ele viajou a Moscou para negociar os direitos de distribuição do jogo. Como Pajitnov não era dono do jogo, os direitos de publicação de Tetris pertenciam a uma companhia estatal chamada ELORG.

Stein conseguiu um acordo para licenciar Tetris para computadores no Ocidente, mas os termos do contrato eram vagos e gerariam conflitos no futuro. Na época tanto consoles de videogame quanto computadores não tinham uma definição específica.
Stein vendeu os direitos para a Mirrorsoft que era dirigida por Robert Maxwell para publicar o game no Reino Unido. Axwel vendo um potencial de venda, negociou ilegalmente os direitos do jogo para a Atari, no Japão.
Começara aqui, a história de direitos mais confusas no mundo dos videogames.
Henk Rogers e a Descoberta de Tetris
Henk Rogers, um empresário holandês e radicado no Japão, descobriu Tetris em 1988 em uma feira de eletrônicos. Ao jogar pela primeira vez, Rogers ficou fascinado pela simplicidade, mecânica e em como o jogo era viciante. Na hora, reconheceu seu potencial para se tornar um sucesso de vendas e queria publicá-lo.

Rogers era dono da Bullet-Proof Software, uma empresa que distribuía jogos no Japão, assim, em 1988 ele foi atrás dos direitos do jogo para lançar em consoles domésticos e acabou comprando os direitos de Tetris da Atari que havia comprado os direitos de da Mirrorsoft, ambos ainda não sabiam que estavam sendo enganados com um contrato sem validade.
Sabendo do potencial do jogo, Rogers mostrou Tetris para a Nintendo e conseguiu um contrato, mas tinha um problema, ele precisava conseguir os direitos de Tetris para o lançamento do portátil Game Boy.
TETRIS Original IBM PC
Arriscando Tudo em Moscou
Com a Nintendo pressionando os direitos de publicação, Rogers tentou negociar com a Mirrorsoft, mas eles não tinham os direitos do jogo para consoles portáteis, sem pensar duas vezes, Rogers partiu em busca do proprietário do jogo.
Durante as conversas com a Mirrorsoft ele suspeitou que a Andromeda de Stein tinha de alguma forma quebrado o contrato com a ELORG, mas ele ainda não sabia que era o próprio Robert Maxwell da Mirrorsoft que estava enganando a todos. Assim, ele viajou para Moscou, em busca de Nikolai Belikov, chefe do departamento estatal.

Rogers não tinha um visto de negócios, isso demoraria muito para conseguir, então ele resolveu arriscar e foi como turista. Sem saber que isso poderia lhe trazer problemas, pois sem a permissão de negociação com o governo Soviético, ele estava violando as leis do país, sendo literalmente uma tentativa no escuro.
Ad
Alguns trechos da viagem foram registrados em vídeo e podem ser vistos no documentário Tetris: From Russia with Love, lançado pela BBC em 2004 e disponível no YouTube.
Moscou, Agentes Secretos e Negócios Milionários
Por coincidência do destino, no mesmo dia em que Henk Rogers chegou a Moscou para negociar com a ELORG, Robert Maxwell da Mirrorsoft, e Robert Stein, da Andromeda, também estavam lá. Nenhum dos três sabia de suas estadias no país, mas os três queriam de qualquer forma os direitos de Tetris para consoles portáteis.
Como mencionado antes, a União Soviética estava em constante alerta com os Estados Unidos e qualquer norte-americano que pisasse no país seria alvo de investigações.

Roger contou em uma entrevista sobre como foi vigiado pela KGB (Komitet Gosudarstvennoy Bezopasnosti), a principal agência de inteligência e segurança do país soviético.
"Eu contratei uma intérprete no lobby do hotel. Eles eram todos da KGB, mas ela era bonita e muito esperta, enquanto todo mundo era sério e sombrio. Ela me levou até a ELROG, mas não queria me deixar entrar porque eu não tinha um visto de negócios. Era uma regra, eu não podia fazer negócios com um visto de turismo - mas eu disse a ela que não fui até lá para nada". Disse Rogers para o The Guardian em 2014, no aniversário de 30 anos de Tetris.

Mesmo sem um visto de negócios, Rogers insistiu em falar com o chefe da ERLOG e conseguiu mostrar ao executivo uma caixa de Tetris para videogame. Belikov ficou perturbado com aquilo, pois nunca vendeu os direitos para consoles, apenas para computadores.
Rogers foi acusado de roubo enquanto tentava explicar que comprou os direitos da Mirrorsoft. O executivo soviético se reuniu com Maxwell e Stein separadamente para acusá-los de quebrarem o contrato. Maxwell tentou usar suas conexões com o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev para ameaçar Belikov e assim conseguir o contrato de Tetris. Começava a briga milionária pelos direitos do jogo.

O Desfecho das Negociações
Enquanto isso, durante as negociações, Rogers conheceu Alexey Pajitnov, os dois criaram um laço forte de amizade e percebendo que Tetris poderia cair nas mãos gananciosas de Robert Maxwell, o próprio Pajitnov se prontificou a ajudar Rogers com a ELORG e a Mirrorsoft.
Stein da Andromeda ainda tinha o contrato para microcomputadores e fizeram um novo contrato para ele, so que o mesmo não leu os termos do novo contrato com muita atenção deixando o caminho livre para Rogers.
Ad

Agora sem precisar se preocupar com Stein que já tinha seu contrato, Rogers precisava competir com Maxwell pelos direitos de publicação nos portáteis. O concorrente ofereceu mais dinheiro do que o inicial, mas o poder da amizade entre Rogers e Pajitnov, além é claro, de um belo cheque milionário da Nintendo estavam do lado de Rogers. O criador de Tetris, falou a seu favor e acabou convencendo Belikov a vender os direitos dos portáteis e consoles.

Game Boy, Tetris e o Fenômeno Mundial
O lançamento do Tetris com o Game Boy em 1989 foi um marco na história dos videogames. Sob a liderança de Henk Rogers, a Nintendo fez a combinação perfeita. O Game Boy oferecia a portabilidade que o Tetris precisava, e o jogo, por sua vez, demonstrava o potencial do console.
Tetris se tornou um fenômeno com sua jogabilidade simples e viciante, atraindo jogadores de todas as idades. O Game Boy vendeu milhões de unidades graças ao sucesso do jogo. Tetris não só popularizou o Game Boy, mas ajudou a estabelecer os videogames como uma forma de entretenimento.
O Game Boy é o terceiro console mais vendido da história com incríveis 118,69 milhões de cópias vendidas, e grande parte disso vem de Tetris e a parceria de Henk Rogers com a Nintendo.

O Legado
Após o sucesso do Game Boy, Tetris continuou a se expandir para outras plataformas e gerações de consoles. Em 1996, Alexey Pajitnov recuperou finalmente os direitos sobre sua criação, após o fim da União Soviética e a resolução das disputas legais pelo jogo. Ele fundou a The Tetris Company com Henk Rogers, garantindo que o jogo fosse protegido e licenciado adequadamente.

Tetris influenciou incontáveis jogos e gêneros, sua mecânica única continua a inspirar desenvolvedores até hoje. O jogo também foi estudado por psicólogos e cientistas, que exploraram seus efeitos na mente humana, incluindo o "Efeito Tetris", um fenômeno em que os jogadores começam a visualizar peças do jogo em sua mente mesmo quando não estão jogando.
Tetris continua sendo um dos jogos mais vendidos e jogados de todos os tempos. Sua história, que começou em um laboratório soviético e se espalhou pelo mundo, é um a prova do poder da criatividade e da paixão pelos videogames.
Blue Scuti a Primeira Pessoa a Quebrar o Còdigo de Tetris
Conclusão
A história do Tetris é uma jornada incrível que parece um filme envolvendo criatividade, negócios e um toque de sorte. Desde sua criação por Alexey Pajitnov até sua descoberta por Henk Rogers e seu lançamento para o Game Boy, Tetris se tornou muito mais que um jogo. Sua simplicidade garante que ele continuará a ser jogado e amado por muitos anos, deixando seu lugar marcado como um dos maiores jogos de todos os tempos.
Ad
— Comentarios0
Se el primero en comentar