Maiores Vilões dos Games
Uma boa história precisa de personagens marcantes e sem dúvidas o protagonista deve se destacar, uma vez que a história é contada de seu ponto de vista. A Jornada do Herói é até hoje utilizada em diversas mídias como modelo para se contar uma boa história. Ainda que haja adaptações e mudanças no conceito do que seria um Herói, o protagonista é o pilar de muitas histórias.
Porém, algumas vezes, e principalmente hoje em dia, o antagonista ou vilão da história acaba se tornando tão bom que ele é quem se torna o centro da narrativa, determinando eventos e o ritmo da narrativa.
Nos videogames não é diferente e muitos jogos se tornaram famosos muito mais por possuírem um bom antagonista ou antagonistas, com esses personagens muitas vezes se tornando a cara da franquia.
Neste artigo, listamos os dez melhores e mais marcantes vilões da história dos games. Para isso, será necessário determinar alguns critérios: A lista não segue necessariamente uma ordem do pior para o melhor, simplesmente trará os dez que mais marcaram história, considerando a importância do vilão na trama, o quanto sua presença afeta na narrativa de maneira positiva e obviamente o carisma do personagem.
Somente antagonistas originais dos games irão entrar na lista, nada de personagens adaptados de outras mídias como Coringa ou o Venom.
Bowser - Super Mario

Ad
Uma lista com os maiores vilões dos games não poderia deixar de fora o vilão do jogo mais icônico da história. A Franquia Super Mario continua deixando sua marca na indústria como uma das franquias de maior sucesso, com aquele que provavelmente é o ícone máximo dos games, mas nessa lista a estrela é Bowser, o antagonista de Mario e sem dúvidas um vilão que marcou história.
Ganon/Ganondorf - The Legend of Zelda

Se existe outro antagonista da Nintendo capaz de rivalizar com a popularidade de Bowser este é sem dúvidas Ganondorf, da franquia The Legend of Zelda. O Rei Ladrão Gerudo é a encarnação do mal na franquia e o grande antagonista de Link em diversos títulos. Cada encarnação sua é mais temível e icônica do que a outra e as batalhas contra o vilão são sempre incríveis.
Ganon é o típico mal encarnado que deseja conquistar o mundo todo para si e seu design é muito bem feito em todas as suas encarnações, fazendo dele um vilão inesquecível.
Nemesis - Resident Evil

Nenhuma franquia conseguiu criar uma atmosfera sufocante de terror como Resident Evil e muito disso se deve ao fato dos vilões perseguidores que os jogos costumam trazer, com o mais memorável e ameaçador deles sendo o terrível Nemesis, uma arma biológica criada pela Umbrella para exterminar todos os membros da S.T.A.R.S ainda vivos em Racoon City em Resident Evil 3.
Ad
Nemesis é um inimigo implacável e assustador, surgindo em momentos inesperados, acompanhado de uma trilha sonora marcante e frenética, sem falar em seu design inigualável que o tornou um ícone da franquia. É difícil pensar em Resident Evil e não se lembrar do quão aterrorizante era enfrentar Nemesis.
M. Bison - Street Fighter

Street Fighter é provavelmente a maior franquia de jogos de luta de todos os tempos e M. Bison é o maior vilão dessa franquia, então ele merece uma menção aqui. Bison é o líder de uma organização criminosa chamada Shadaloo e planeja dominar o mundo usando seus recursos e o poder que ele chama de Psycho Power, uma arte dominada por Bison. Esse personagem possui um design estiloso e é sempre um dos personagens mais apelões dos títulos da franquia.
GlaDOS - Portal

GlaDOS é a antagonista principal em Portal e Portal 2. Uma forma de vida artificial criada pela Aperture que acabou matando todos os cientistas de lá por ser corrompida. É ela quem guia o protagonista pelos testes os quais ela mesma projetou.
GlaDOS é sarcástica e seus diálogos são cheios de ironia e piadas que acabam nos cativando enquanto jogamos, quase nos fazendo esquecer que ela é a vilã.
Ad
Sephiroth - Final Fantasy VII
Final Fantasy é uma das franquias mais amadas dos games e quando pensamos em vilões de Final Fantasy é impossível não pensar em Sephiroth.

Sephiroth era o maior agente do programa SOLDIER, um herói de guerra e garoto propaganda da Shinra. Criado utilizando DNA da calamidade espacial Jenova, Sephiroth descobre sua origem e acaba se revoltando com as mentiras de seus criadores, caindo em loucura e decidindo destruir tudo e todos.
O design desse personagem, a batalha contra ele em Final Fantasy VII e a trilha sonora são simplesmente inesquecíveis, um vilão memorável.
Pyramid Head - Silent Hill

Silent Hill é um terror psicológico complexo e cheio de personagens com histórias marcantes. Em Silent Hill 2, conhecemos James Sunderland, que está em busca de sua falecida namorada na cidade misteriosa de SIlent Hill. Ao longo de toda sua jornada, James é perseguido por uma criatura conhecida como Pyramid Head, que busca atormentar o protagonista de todas as formas possíveis.
Ad
Mais tarde, descobrimos que tudo que está acontecendo em Silent Hill é, na verdade, fruto da mente perturbada de James e Pyramid Head é a forma que James encontrou de punir a si por suas ações. Dessa forma, podemos dizer que James e Pyramid Head são quase a mesma pessoa, ainda que tudo seja mais complexo do que isso. Porém, não há como negar que esse vilão marcou a franquia e a história dos games para sempre.
Vergil - Devil May Cry

Dante é talvez um dos protagonistas de games mais carismáticos já criados e é a cara de sua franquia, mas o mesmo pode ser dito de seu irmão gêmeo, Vergil.
Como antagonista, Vergil consegue possuir uma presença tão forte ou até mais forte do que Dante, possuindo um estilo próprio, com movimentos e habilidades que o tornam um personagem extremamente estiloso. Seu lado humano é sempre colocado à prova e seu papel na franquia se torna ainda mais importante com a chegada de Nero, seu filho.
Em Devil May Cry 5, Vergil retorna mais uma vez como o antagonista, aqui recebendo três versões diferentes. Sua versão fragmentada é representada por V e a contraparte demoníaca Urizen. A versão original de Vergil, como o conhecemos em Devil May Cry 3, aparece após as duas metades se unirem, sendo essa a versão definitiva do personagem.
Big Boss - Metal Gear

Ad
Recentemente escrevi um artigo todo dedicado à história de Big Boss, que você pode ler aqui. Snake é o protagonista de Metal Gear em Snake Eater, Peace Walker e The Phantom Pain, mas nasceu originalmente como o grande vilão em Metal Gear 1 e 2.
Um personagem profundo e com uma história complexa que inicia sua jornada como um herói, terminando ela como o grande mal a ser vencido. Tudo que Snake desejava era criar um mundo melhor onde não houvesse mais conflitos e os soldados não fossem usados como ferramentas, mas de alguma maneira ele se perdeu no caminho e se tornou apenas mais uma peça no grande esquema. Porém, deixou sua marca na franquia e na história dos games como um dos personagens mais complexos já criados.
Joel Miller - The Last of Us

Chegando ao fim da lista, com um personagem polêmico. Não há como negar, Joel pode ser visto como o grande vilão em The Last of Us. Ele é um homem atormentado pelo passado, egoísta e violento que sacrificou tudo para poder reviver um passado que nunca superou: o de ser "pai" novamente. O sacrifício de Ellie era uma possibilidade de obter a cura para o fungo Cordyceps, mas incapaz de aceitar perder outra figura importante em sua vida, Joel decide matar os Vaga-lumes e salvá-la, criando uma mentira em torno do que realmente aconteceu naquela noite para a própria Ellie.
A linha entre herói e vilão de Joel é muito tênue, mas suas ações eventualmente podem ter condenado o mundo a viver perpetuamente com o Cordyceps, sem qualquer oportunidade de encontrar uma cura - essa decisão, eventualmente, culmina em todos os eventos de The Last of Us II e todos os possíveis jogos posteriores da série,
Considerações Finais
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.
Ad
— Kommentare
0Sei der erste der kommentiert