Introdução
No fim de semana passado, todos os olhos dos fãs de Pokémon estavam sobre Honolulu, no Havaí, Estados Unidos. Do dia 16 de agosto até o 18, aconteceu o Pokémon World Championships, o campeonato competitivo e evento festivo mais esperado do ano, com itens exclusivos, e os melhores jogadores do mundo buscando se consagrar como mestres Pokémon em diversas categorias. Aqui, devido ao grande público, existem divisões de idade em ligas: a Liga Júnior compreende crianças de até 12 anos, a Sênior inclui entre 13 e 15 anos, e todos acima de 16 anos estão na categoria Master.
Ad
Um destaque especial para as decorações e temáticas do evento que representam culturalmente a região, trajes floridos, Pokémons em trajes mergulhadores, danças, músicas com ukulelê e violão, entre outras. As quatro principais categorias competitivas do evento eram: Pokémon VGC, ou Pokémon Video Game Championship, TCG ou Trading Card Game, Pokémon GO e Pokémon Unite.
Para competir, no entanto, existem vários pré-requisitos: apenas jogadores com o convite para o respectivo campeonato tem o direito de confirmar sua presença e participar. Entre as formas de adquirir o convite, a mais comum envolve jogar eventos competitivos ao longo do ano, como League Cups ou Regionais, que concedem Championship Points, ou CP. O convite é concedido após atingir uma certa métrica, ou se o jogador ganhar um grande campeonato, além de também ser recebido por jogadores que performaram bem no mundial do ano passado. Logo, os jogos são de altíssimo nível técnico, e somente jogadores com constância em eventos competitivos comparecem.
Pokémon VGC
Com uma final emocionante, o top 8 foi composto por times de 8 países diferentes! Luca Ceribelli venceu, representando a Itália - e Yuta Ishigaki do Japão garantiu a medalha de prata. Os campeonatos também seguiram algumas regras específicas: a partida se passa no jogo da geração mais atual (nesse caso, Scarlet & Violet), as batalhas são no formato Tag Team, ou batalhas em dupla, e alguns Pokémons antigos podem ser utilizados, existe uma lista específica de Pokémons, que também consideram a limitação do uso de lendários.
Algumas explicações rápidas: no formato Tag Team, apesar de sua equipe possuir 6 Pokémons, somente 4 competem em cada round, e o treinador decide quais serão. Logo, existe um certo jogo mental ao você conhecer a equipe inimiga e tentar prever quais Pokémons o oponente irá trazer entre seus 6, além de quais ataques e estratégias utilizará. Na geração 9, fomos introduzidos ao conceito de Pokémons TERA, isto é: uma transformação especial, que o faz mudar o seu tipo base, até que sofra um nocaute. Isso também apimentou as batalhas, por trazerem Pokémons com terastalizações que diminuem suas fraquezas, além de prevenir o uso de Pokémons em transformações TERA muito poderosas.
O dia um do campeonato define quem avançará para o dia 2, e entre 8-10 rodadas, somente quem perder até 2 rodadas costuma ter chance de avançar, tornando a competição assídua. No dia 2, tivemos um total de 61.32% dos jogadores utilizando Urshifu, que originalmente é da geração 8; algo relativamente esperado, pois Urshifu é conhecido pelo seu poder ofensivo. Com sua habilidade Unseen Fist, seus ataques de contato ignoram o ataque Protect que é super utilizado, além de possuir o golpe Wicked Blow, que sempre é um crítico garantido. Ademais, os outros Pokémons presentes na porcentagem já também são conhecidos por serem ótimos setups ou defensivos: Rillaboom, Raging Bolt, Farigiraf, entre outros.
Ad
Pokémon GO
Já no Pokémon Go, além da grande final, houve um destaque especial para pokémons novos que estarão disponíveis para os jogadores capturarem, e uma nova mecânica que permite trocar o tipo do pokémon após um ataque carregado, que promete alterar completamente o estilo de times competitivos. Os Gigantamax/Dynamax irão fazer um retorno, junto com a adição de Morpeko ao jogo. Na final, seu vencedor foi Yip Kai Cheng, em cima de Martijn Versteeg.
Pokémon Unite
Divididos em diferentes equipes de Esports, o MOBA da Nintendo faz bastante sucesso, e diversas equipes miraram para garantir um bom resultado no mundial. Dessa vez, a equipe japonesa FENNEL levou o troféu, derrotando a XoraTigersGaming, da Coreia. Como o hype foi de sobra esse fim de semana com anúncios, o Pokémon Unite também não foi diferente: um novo modo casual de se jogar foi anunciado, além dos novos Pokémons jogáveis Darkrai, Armarouge e Psyduck.
Pokémon TCG
O principal foco dos jogadores no festival, o torneio possuiu 1147 jogadores, e Fernando Cifuentes depois de uma reviravolta e sua demonstração clara de conhecimento no jogo trouxe o troféu pela primeira vez para o Chile. Também foram anunciados o retorno dos Pokémons de Treinadores, o que foi um deleite para quem gosta de colecionar cartas de ilustração rara.
Conclusão
A Pokémon Company atraiu mais público ainda esse ano, desde suas coleções que remetem a clássicos como os 151 pokémons originais até mecânicas novas que trazem mais desafios aos competidores. Tudo isso, culminou no festival que foi este campeonato mundial, com anúncios incríveis, e competições fantásticas. Também vale destacar que temos muitos eventos como regionais e internacionais que acontecem no Brasil, e isso traz o ânimo a toda a América Latina por ser reconhecida como região forte da comunidade.
— Commenti0
Diventa il primo a commentare