A cena dos jogos indie brasileiros tem crescido muito nos últimos anos, trazendo mais e mais obras de arte para nossas mãos via consoles, mobile e PCs. Nossa equipe jogou diversos deles na Gamescom Latam 2024, e trouxemos uma lista de 10 dos games que mais valem a pena serem jogados lá!
10 Jogos Brasileiros para Jogar na Gamescom Latam
Bloodless
Ad
Para começar nossa lista já em alto estilo, na Gamescom Latam 2024 você pode jogar de graça uma demo do jogo vencedor do prêmio de Melhor Jogo brasileiro da BIG Festival de 2023, sobre o qual falamos mais aqui! Bloodless é um action-adventure com estilo gráfico de píxel art retrô onde você controla Tomoe, uma ronin que retorna a sua terra natal para enfrentar os fantasmas do seu passado e o exército do shogun Akechi.
O diferencial do jogo é a forma de luta escolhida por Tomoe: Ela não usa armas, apenas seus punhos e suas técnicas na forma de ataques de Ki, e não mata os inimigos, apenas os desarma. A mecânica de luta é bastante dependente da habilidade do jogador de desviar de golpes e acertar o timing de seus próprios ataques para desarmar os inimigos.
Toda a ambientação do jogo, a trilha sonora e principalmente os cenários são incrivelmente detalhados, contando com diversos elementos dinâmicos que, juntos, criam uma atmosfera contemplativa que acrescenta outra camada de excelência ao jogo.
Albatroz
Esse jogo é para aqueles que já tiveram algum dia a vontade de juntar suas coisas em uma mochila e desaparecer pelo mundo, fugindo da vida caótica e cansativa da cidade grande. É exatamente isso que o protagonista do jogo faz, e é seu dever organizar seus recursos, que vão desde quanta gasolina ter no carro para ir de um local a outro até levar quantidades certas de comida e água para trilhas específicas.
Um jogo desse tipo não poderia deixar de ter elementos visuais atraentes, que convidem o jogador a passar um tempo na sua própria companhia, e nesse departamento o jogo se supera. Toda a paisagem ao seu redor é inspirada nas paisagens da Patagônia, e o resultado é de tirar o fôlego de tão lindo e colorido.
Moonleap
Gosta de games retrô com puzzles? Moonleap oferece tudo que você procura, e ainda por cima completa a verdadeira experiência retrô com o seu estande: O game, que já está disponível na steam e conta com uma demo gratuita, em formato físico em um CD-Rom e um livreto-guia, uma TV de tubo e um controle de mega drive pra jogar.
Sobre o jogo em si, não tem erro: gráficos 2D em píxel art, gameplay de plataforma e uma mecânica interessante, na qual toda vez que o personagem dá um pulo, algumas áreas do cenário se tornam mortais, cobertas de espinhos que te dão um game-over instantâneo. Saber utilizar cada pulo da forma correta para resolver os puzzles de cada fase e se movimentar através do cenário é o grande truque, e certamente divertidíssimo.
Ad
Super Bafo Championship
Quem nunca passou a infância jogando bafo com os amigos no intervalo da escola? Esse jogo se propõe a trazer essa experiência tão brasileira para os games, com visuais, piadas e memes igualmente brasileiros.
Contando com uma gameplay simples, onde você decide o ângulo e a força com que você vai bater na mesa e quem tem mais cartas ao final da rodada ganha, não tem nenhum grande segredo aqui. É abrir o jogo e se divertir como se tivesse 10 anos de novo!
Tropicalia
Como chamar um JRPG brasileiro? Um RPG Tupi Guarani! Essa é exatamente a proposta do jogo Tropicália, que pega a fórmula clássica de RPG de turnos e visuais em pixel art, gameplay inspirado em Dragon Quest e Final Fantasy e mistura isso com a rica e pouquíssimo explorada nos games cultura dos povos indígenas brasileiros.
Nele, você joga no papel de Kaique, um indígena que embarca em uma missão para salvar sua namorada de uma entidade mitológica, Tau, que a sequestrou. Você enfrentará diversas criaturas conhecidas do folclore brasileiro durante sua jornada através do Pindorama - o Brasil antes da colonização -, como o curupira e o boto-cor-de-rosa e conhecerá outras, trazendo vida a essas lendas tão interessantes e infelizmente pouco utilizadas nesse âmbito.
Lipsync Killers
Com gameplay semelhante ao famoso Osu, e juntando um estilo artístico lindíssimo e uma proposta incrível de uma representatividade que raramente vemos ser incluída nos games, Lip Sync Killers é um jogo de ritmo que traz visuais, personagens e temas de dentro do universo das Drag Queens e Kings, do qual os próprios criadores fazem parte!
O jogo conta com narração de Drags brasileiras, músicas exclusivas, looks bafônicos, skins colecionáveis e ainda por cima o estande tem itens de merch, de alta qualidade e trazendo os elementos in-game para fora das telas. Os desenvolvedores, além de estarem inseridos na comunidade drag, tem um grande foco nessa representatividade de todos os tipos de pessoas, cores e corpos, e isso é sempre um ponto muito positivo.
Feelings
Ad
Bem como o nome sugere, Feelings é um jogo que vai mexer diretamente com seus sentimentos. O game segue Sarah, uma mulher adulta que está passando por um período depressivo na sua vida e, quando dorme, retorna a sua infância através do mundo dos sonhos, acompanhada de seu amigo imaginário, Toothbun, que não só faz companhia mas ajuda Sarah a resolver os puzzles em seu caminho.
O jogo é um puzzle platformer que conta com uma mecânica de alternar entre os dois personagens para completar desafios, que às vezes só podem ser completos combinando as habilidades únicas de cada um, semelhante ao que acontece em Brothers: A Tale of Two Sons. Você deve explorar as diferentes ilhas flutuantes que representam os sentimentos de Sarah e usar a câmera que ela carrega para desvendar segredos ocultos nesse mundo, criando assim seu próprio caminho dentro dessa jornada de autodescobrimento.
Sleeping Dragon
Com uma proposta de ser um puzzle-platformer 3D divertido para todas as faixas etárias e trazendo visuais simplesmente encantadores, Sleeping Dragon é um projeto da Vermilion Studios e te coloca no controle de Hiru, um menino que possui uma estranha conexão com um dragão adormecido e deve, para entender o passado do dragão, explorar níveis que nos são apresentados em forma de dioramas lindíssimos e completar todos os seus desafios juntamente a Clockbirdy, seu cuckoo companheiro.
O jogo já está em Early Access na Steam e oferece uma gameplay fluida, com diversas mecânicas familiares para fãs do gênero que te ajudarão a enfrentar os desafios e desvendar os mistérios que envolvem o dragão e sua história.
Raining Blood: Hellfire
Um clássico shooter top-down, no qual você ganha pontos ao matar as ondas de inimigos que vem em sua direção, e usa esses pontos para abrir novas áreas, passagens e comprar novas armas, cada uma com seus ataques e efeitos especiais.
Com uma direção de arte fofa, porém macabra, no melhor estilo Binding of Isaac, as ondas de inimigos são infinitas e vão ficando cada vez mais difíceis e oferecem duas opções aos jogadores: explorar bastante cada área e cantinho esquecido dos mapas, focando na história, ou se desafiar e ver até onde você consegue aguentar sozinho em meio as hordas de demônios sedentos pelo seu sangue.
Ad
Lighthouse Madness
E, para fechar nossa lista, que tal um pouco de terror cósmico? Lighthouse Madness é um jogo bastante inspirado em temas lovecraftianos, como o próprio nome sugere, no qual você precisa explorar e desvendar os mistérios em torno de um farol cuja equipe técnica desapareceu e da ilha sombria e cheia de desafios em torno.
Em questão de gameplay, o jogo é um clássico do gênero: um walking simulator com resolução de puzzles, mas traz uma mecânica diferenciada de sanidade, que afeta diretamente tanto seu personagem quanto a visão do jogador à medida que vai diminuindo, e um detalhe interessantíssimo que faz o jogo quase virar um ARG: Os criadores, do Flying Jack Studios, fizeram acontecer um RPG de mesa que se passou no mesmo universo, e as decisões e ações tomadas pelos jogadores influenciam diretamente dentro do jogo: Por exemplo, é possível encontrar mensagens deixadas por eles que foram implementadas no videogame. A atenção aos detalhes e a cuidadosa construção de mundo e dos puzzles fazem o jogo se destacar entre tantos títulos com temática semelhante já existentes.
Finalizando
A Gamescom Latam conta com vasta variedade de jogos brasileiros disponíveis para experimentação na ala Panorama Brasil, com seus desenvolvedores presentes para explicar as principais mecânicas e ideias de suas criações!
Você chegou a jogar algum desses jogos? Conta pra gente sobre a sua experiência pessoal com esses títulos brasileiros incríveis aqui nos comentários!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter