A nostalgia obscurece nossas memórias de todas as maneiras. Conforme envelhecemos, surgem os problemas, boletos, ansiedade e o nosso passado tranquilo, com brincadeiras, sem responsabilidades e sentimos falta dessa época. O passado sempre foi melhor do que o presente nas nossas lembranças.
Os videogames não são exceção. As pessoas sempre tendem a pensar que os melhores jogos são os mais antigos. “Lembra quando os jogos vinham completos? Sem DLC?”. Nossos jogos favoritos são quase sempre aqueles que jogamos há dez, quinze ou vinte anos, quando eles faziam parte das nossas vidas por meses.
Infelizmente, muitos desses jogos não se aguentam hoje. Claro, os gráficos não estão lá essas coisas, mas isso não é a única coisa que determina se um jogo envelheceu bem ou não. Mecânica e jogabilidade têm que ser envolventes para superar os gráficos ruins, e muitos grandes jogos do passado simplesmente não.
Outros, parece que ficaram ainda melhores. Comparados aos games mais atuais ou as sequências que uma determinada franquia lançou com o passar dos anos, aquele joguinho simples, com sprites coloridos e músicas cheias de “blip blop” dos chiptunes antigos ficaram ainda mais animados e aquele final que você viu anos atrás se tornou mais emocionante.
Então, vamos falar sobre games que envelheceram como vinagre, se tornaram amargos e descem queimando a goela, e outros que envelheceram como vinho e estão encorpados, aveludados e saborosos. E, se você tiver dúvidas, deixe um comentário.
Jogos Vinagre
Estes jogos envelheceram mal. Talvez você ainda goste deles, mas vamos admitir: eles não são mais o mesmo que eram antes. Alguns inovaram em suas áreas e se tornaram marcos, mas hoje em dia, dá para ver que, mesmo na época, eles poderiam ter feito muito melhor.
GoldenEye 007
Ad
Esse doí no coração falar, pois passei horas jogando com amigos em uma tela dividida em quatro, uma janelinha pequena e caçando a famosa Golden Gun ou colocando bombas de aproximação nas portas, ou perto dos itens cobiçados e armas potentes para que, quando alguém tentasse pegá-las, morresse na hora.

Vamos aos fatos: O controle do Nintendo 64 não foi feito para FPS (embora aquele gatilho na parte de trás desse uma sensação boa). Além disso, o jogo era uma bagunça, com inimigos invisíveis acertando você com a precisão de um sniper e você, do outro lado do mapa, como você, lutando para achar um cara no meio daquele cenário. Se você quiser jogar com amigos hoje em dia, o lag torna o jogo praticamente impossível de jogar.
Emuladores de PC corrigem o problema dos controles, mas GoldenEye precisa desesperadamente de uma remasterização. O jogo era divertido na época, mas provavelmente tem uma das maiores discrepâncias entre a realidade e a nossa memória nostálgica.
Tomb Raider
Jogos que tentaram ter gráficos realistas no começo da era dos games 3D sofreram mais com a passagem do tempo do que aqueles que usaram os modelos tridimensionais para criar mascotes ou um estilo mais cartunizado. Os games com personagens no estilo desenhos animados, como Mario e Donkey Kong, até podem se safar, mas não há nada como ver os triângulos pixelizados de Lara Croft para nos fazer lembrar o quão longe os gráficos chegaram hoje.

Não são apenas os gráficos que são o problema, porém, é o combate. O jogo é muito fácil. Se você apontar sua arma para um inimigo na área, você vai imediatamente acertar eles. Tudo que você tem a fazer é atirar e rolar, e você vai vencer o jogo. A versão remasterizada corrigiu os gráficos e parte da jogabilidade quebrada, então jogue essa versão se quiser revisitar Lara Croft: Tomb Raider. O original tem muitos problemas.
Ad
TES IV: Oblivion
Elder Scrolls é uma das franquias de RPG mais amadas de todos os tempos, e esse fato é difícil de argumentar. Elder Scrolls fez um trabalho fantástico, construindo um mundo imersivo para os jogadores que querem se afundar em horas e horas em um jogo, desenvolver um personagem e enfrentar o mundo.

Oblivion é um jogo excelente - mas será que ele resiste ao teste do tempo? Infelizmente, a resposta é não! Há alguns problemas gritantes em Oblivion e, embora tenha sido um ótimo jogo quando foi lançado, é difícil ignorar alguns desses problemas.
Embora a história seja ótima, a natureza repetitiva de fechar os portões de Oblivion um após o outro fica incrivelmente chata em poucas horas. Há também uma missão da Guilda dos Ladrões que, se concluída, expulsa você da Guilda dos Magos (a menos que você já tenha completado a linha de missão da Guilda dos Magos). Se você já foi expulso da Guilda do Mago, você sabe o quão difícil é voltar.
Então, se você quer curtir essa história e muitas missões incríveis, como a da Dark Brotherhood, é melhor você aproveitar que existe o Remaster e começar sua aventura por aqui.
Mass Effect
Um dos maus RPG preferidos tem problemas que realmente não dá para colocar debaixo do tapete da nostalgia sem os ver ali, saltando aos olhos de qualquer um que esteja olhando. A realidade é que o primeiro Mass Effect faz um trabalho fenomenal com vários elementos que te faz sentir o peso de suas ações em cada decisão – cada escolha – que é importante adiciona uma imersão difícil de encontrar em games atuais.
Ad

Mas, se você jogar Mass Effect hoje, porém, você ficará provavelmente desapontado. O jogo ainda estava tentando encontrar uma identidade, e o combate se inclinou mais para um RPG de fantasia do que para um shooter. A parte mais irritante do jogo é o sistema de rastreamento de missões. Você provavelmente passará horas procurando onde deveria ir, ficando preso em cavernas e refazendo seus passos. A versão remasterizada ajuda nisso? Um pouco, mas ainda precisará de um pouco de paciência.
Dragon Age: Origins
Embora a franquia Dragon Age tenha se tornado menos tática ao longo dos anos, Dragon Age: Origins é um exemplo de um RPG sólido que planejou muito bem como deixar um jogo tático nos mínimos detalhes. No entanto, pode-se argumentar que todo esse planejamento tático de anos atrás se tornou um peso morto para o hoje e um exemplo que reforça isso é Baldur's Gate 3. Simples, tático e intuitivo como DA: Origins nunca será.

Sim, a escrita, os personagens e a história de Dragon Age: Origins se mantêm extremamente boas até hoje, mas você precisa tolerar muitas coisas ultrapassadas para apreciá-lo.
Compare isso com Baldur's Gate 3, a experiência perfeita de RPG moderna combinada com um excelente combate tático. A diferença entre os dois é gritante. Combine isso com algumas peculiaridades do jogo em combate e sua natureza repetitiva, e Dragon Age: Origins se torna mais um jogo que você joga por amor do que devido às qualidades dele como um jogo por si só.
Jogos Vinho
Ad
Algumas séries clássicas continuaram a crescer e evoluir, criando novos jogos para manter suas franquias. Outras podem ter desaparecido com o passar dos anos, mas seus jogos originais não só mantêm um lugar no coração das pessoas, como também podem ser muito divertidos de jogar novamente.
Jogos Clássicos do Sonic
Sonic the Hedgehog já foi o personagem mais legal do mundo. Embora sua personalidade e design fossem reflexos da sua época, seus jogos de plataforma 2D originais eram tão fenomenais até hoje! E ainda há versões melhoras deles tant onos PC quanto nos celulares.

Antes de se transformar em um “ouriçosomem” e usar cachecóis hipster estranhos, Sonic era um cara radical com um jogo que deixou muitos concorrentes para trás comendo poeira com sua velocidade. O título original e suas primeiras sequências são o puro suco dos games de plataforma. Quem não gosta de correr pela Green Hill Zone, escapar da morte certa por afogamento na Labirint Zone e destruir as máquinas ameaçadoras de Robotnik?
Super Mario World
A inesquecível aventura de Mario no SNES é amplamente considerada sua melhor obra. Ela introduziu um novo mundo fora do reino dos cogumelos com a Dinosaur Land, trouxe a capa voadora e deu a Mario seu amigo devorador, Yoshi. Inspirado em seu jogo anterior, os controles são precisos e fluidos, e o mundo do jogo está repleto de referências e surpresas divertidas.

Ad
Super Mario World é um daqueles raros jogos que, se fosse lançado hoje, ainda seria um sucesso de vendas como foi décadas atrás. Agora que os jogos retrô e os estilos gráficos vintage parecem estar na moda, talvez possamos ver outro jogo do Mario em 16 bits no futuro? Esperamos que sim.
Star Wars Knights of the Old Republic 2
Star Wars Knights of the Old Republic 2 foi lançado originalmente para Xbox em dezembro de 2004, seguido por diversas outras plataformas. Em 2022, KOTOR 2 foi lançado para Nintendo Switch, permitindo que os fãs o jogassem de forma mais fácil em um console moderno, com gráficos e animações aprimorados.

Inicialmente, o jogo teve dificuldades por ter sido lançado inacabado, mas isso foi corrigido posteriormente por meio de patches. KOTOR 2 foi elogiado por ter uma das melhores narrativas e personagens de qualquer jogo da época e por representar bem a franquia Star Wars. Se você não tem um Switch e quer experimentar uma versão melhorada do jogo original, você pode jogar KOTOR 2 até no celular!
Chrono Trigger
Pensa num jogo que é bom até hoje e tanta gente ainda pensa nele quando falamos de incríveis histórias e o design de personagens único de Akira Toryama. Chrono Trigger é um dos JRPGs definitivos de sua época, e sua jogabilidade continua não apenas se mantendo atual nos tempos modernos, como também inspira novos jogos até hoje.

Ad
Chrono Trigger foi relançado diversas vezes para ser jogado novamente por muitos de seus fãs mais dedicados e apresentado aos novatos. A aventura de viagem no tempo era inovadora e incluía uma quantidade impressionante de finais alternativos para seu enredo incrível. O jogo continua sendo o favorito de muitos e continua sendo portado para novos sistemas.
MegaMan Clássico
Mega Man vem detonando robôs com seu estilo “a ferro e fogo” desde 1987 e, embora seu segundo game seja considerado um dos pilares dos jogos de plataforma de ação, seu jogo de estreia foi um pouco complicado. Tinha ótima ação de correr e atirar, poderes criativos e chefes, mas sua curva de aprendizado acentuada e armadilhas que arrancavam toda a vida o tornaram um pouco difícil de lidar.

As aventuras cheias de ação de Mega Man continuaram a aprimorar a jogabilidade, mas ainda mantiveram um estilo de plataforma difícil, mas justo. Ele evoluiu muito desde sua versão original, mas devido às suas muitas melhorias, seu primeiro lançamento é lembrado como um marco (inclusive pela infame capa norte-americana). É um bom jogo, mas não tão bom quanto suas sequências. Mas ainda ótimo.
— commentaires
0Soyez le premier à commenter