Supercell é uma desenvolvedora extremamente renomada no âmbito de jogos mobile. Com diversos títulos de sucesso global como Clash of Clans, Clash Royale e Brawl Stars, a empresa resolveu dar um passo a mais com seu mais novo jogo, MO.CO!
Com elementos de RPGs, este título busca ser mais independente dos demais e inovar no conceito Supercell que conhecemos até então. Neste review, você conhecerá mais sobre a jogabilidade de MO.CO, além de seus pontos positivos e negativos. Confira!
Questões de desempenho e gráficos serão mencionadas! Logo, seguem abaixo as especificações do celular utilizado para este review:
Ad
Sistema Operacional: Android 14
Processador: 2x 2.2 GHz Cortex-A78 + 6x 2.0 GHz Cortex-A55
Memória RAM: 8GB
O que é MO.CO? O novo jogo da Supercell
MO.CO traz inúmeras características de Action RPG, a sua principal jogabilidade se trata de entrar em um mundo ou dungeon para eliminar monstros e chefes com outros jogadores ou até amigos.

Para isso, você precisará equipar seu personagem com armas além de habilidades passivas e ativas, muito semelhantes a títulos como Albion Online e Diablo. A ideia é que você consiga construir a combinação que mais te agrade e que faça sentido ao se juntar com seus amigos. Existem diversas builds para atuar como curandeiro, tanque ou DPS disponíveis logo ao finalizar o - longo - tutorial do jogo.

Diferente das outras experiências com jogos da Supercell, aqui nós moldamos nosso próprio personagem. Há uma quantidade razoável de rostos e cabelos para criá-los, e podemos alterar sempre que quisermos, mas ainda faltam mais opções de roupas, a maioria dos cosméticos é paga mediante microtransações.

MO.CO é Pay-To-Win?
Já que citamos as famosas microtransações, é válido entrar neste debate sobre MO.CO ser ou não Pay-To-Win. Os jogos mais famosos da empresa trazem um formato parecido, o Pay-To-Fast, onde o usuário gasta dinheiro para evoluir seus personagens ou vila mais rapidamente.
Mas é bom mencionar que MO.CO, até o momento, todos os itens disponibilizados com recursos pagos se tratam exclusivamente de cosméticos. Não é possível hoje aprimorar suas armas ou algo do tipo por meio de inserção monetária.

O público da Supercell é o ideal para MO.CO?
Apesar de ser um jogo muito voltado para ação e construção de habilidades e estratégias, semelhante ao Brawl Stars, vejo que MO.CO foge um pouco do público que acompanha os jogos da Supercell.
Há um ponto em comum entre os maiores sucessos dessa empresa: competitividade do início ao fim, já começamos nossas jornadas em busca de vencer outros jogadores e acumular o máximo de troféus. MO.CO, pelo contrário, te estimula a atuar de maneira cooperativa em um mundo contra monstros NPCs que não te recompensam com um ranque ou troféu.
Existe um modo Versus, onde você pode entrar em partidas PvP, mas é necessário chegar ao nível 15, o que demanda algumas horas. Outra questão é que este modo segue uma linha mais parecida com Squad Busters, mais um título da mesma empresa, mas que não teve total apreço do público, onde o foco continua sendo em derrotar monstros e bosses, mas com a possibilidade de eliminar jogadores.
Ainda sobre a competitividade, temos acesso a uma espécie de Ranking (Leaderboard) dentro de MO.CO, que classifica os melhores jogadores do mundo e da região em que você estiver jogando. Porém, o critério para este posicionamento é o XP, algo que irá vangloriar mais o usuário que tiver mais horas ativas no jogo do que realmente o melhor.
Ad

Acredito que com algumas reformulações e novos modos, o MO.CO conseguirá abraçar o público da Supercell que está acostumado com estratégias e ação em tempo real. Mas hoje acredito que ele se encaixa mais com Squad Busters.
Um jogo inicialmente sem propósito
Minha primeira impressão ao entrar em MO.CO foi de que o jogo não aparentava ter um propósito. Não vi um sistema ranqueado ou de troféus para você evoluir, uma interação social acima da média, como em Albion Online, a fim de criar uma economia ou troca de itens.
Suas primeiras horas de gameplay serão definidas em: Matar monstros a fim de ganhar recursos e melhorar seus itens, com isso conseguirá derrotar monstros maiores e assim ganhar ainda mais recursos…
A sua maior meta ou propósito pode ser concluir os Rifts (dungeons) do jogo. Se você não se sente desafiado e motivado por isso, provavelmente irá enjoar rápido do game. Quando liberamos o modo Versus teremos uma pequena renovação na jogabilidade, mas até lá se acostume com esse ciclo de apenas eliminar monstros e evoluir itens.
Jogar com aleatórios parece um desafio
Se em Brawl Stars, um jogo mais simples e direto, já temos dificuldade em atuar com companheiros de equipe aleatórios e sem comunicação, em MO.CO este problema se destaca ainda mais.
No Rift "Double Hop", do Prólogo, sua equipe enfrenta dois chefes poderosos, um posicionado na parte superior da área e outro na inferior. O ideal seria que todos focassem em eliminar um primeiro, antes de enfrentar o outro. No entanto, em todas as seis tentativas que fiz, o time sempre se dividiu, atraindo os dois chefes ao mesmo tempo. Como não temos força suficiente para enfrentá-los juntos, acabamos sendo derrotados.

Um problema logicamente simples se transforma em frustração por não termos uma comunicação rápida e eficaz dentro do MO.CO, apenas conseguimos utilizar emotes ou mandar mensagens para o seu clã, e não para seus companheiros de Rift.
Gráficos e Audiovisual
Talvez o ponto mais forte de MO.CO. Os gráficos e o estilo artístico do jogo estão excelentes, principalmente se considerarmos um título para mobile. As trilhas sonoras e efeitos das habilidades no gameplay também satisfazem.
Bugs e Desempenho
MO.CO no geral possui um bom desempenho, apesar de alguns mapas em específico não carregarem em aparelhos mais fracos, não presenciei isso com a configuração que utilizei - mencionada na introdução do artigo.
Um erro em especial que me ocorreu se tratava de alguns pixels da tela piscando durante parte da gameplay, não afetou o desempenho do jogo ou do aparelho, mas é um pouco frustrante. Veja no vídeo abaixo:
Prós e Contras
Prós
Ad
Contras
NOTA: 6.5
Conclusão
MO.CO é um bom jogo e merece uma chance, principalmente se você conseguir jogá-lo com amigos. Mas possui diversos problemas, a falta de comunicação com aleatórios é o maior deles, e não esperemos uma mudança tão cedo pois sabemos que o maior público da empresa ainda é formado por menores de idade.
A falta de propósito e competitividade no início da sua trajetória em MO.CO pode te afastar do jogo logo nas primeiras horas, mas indico o jogo para quem gosta de RPGs ou apenas pensa em se distrair matando monstros sem um objetivo em mente.
— Comments0
Be the first to comment