A franquia Final Fantasy é conhecida como uma das séries de RPGs mais icônicas da indústria dos video games, ao ponto de definir uma geração de jogos após o lançamento histórico de Final Fantasy VII, em 1997.
Hoje, a série se consolidou como uma experiência bi-geracional, onde há uma gama de produtos disponíveis tanto para os fãs dos gêneros clássicos, com combates compostos em turnos e elementos mais tradicionais, ou para os que preferem uma experiência mais interativa, com combate em tempo real.
Ad
Seja qual for o seu gosto, após terminar o legado dos cristais em Final Fantasy XVI, ou salvar o mundo do seu fim iminente em Final Fantasy IX, ou até enquanto espera o lançamento de Final Fantasy VII: Rebirth, existe sempre aquele vazio após concluirmos uma jornada na franquia, um gosto de querer mais daquela experiência.
Neste artigo, apresentamos dez jogos similares com Final Fantasy, separados em jogos clássicos com combate por turnos, ou com títulos mais contemporâneos e em tempo real!
Cinco jogos como os Final Fantasy clássicos
Os jogos abaixo foram selecionados com base nas suas similaridades com os sistemas adotados por Final Fantasy do primeiro jogo até Final Fantasy XII. Estes foram escolhidos também por seu impacto histórico na indústria e recepção dos fãs.
Chrono Trigger
Não é exagero afirmar que Chrono Trigger é um dos melhores jogos de todos os tempos. Produzido e lançado pela Square em 1995, o título contou com uma "equipe dos sonhos" para sua produção, incluso nomes conhecidos de Final Fantasy, como Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu, além de Yasunori Mitsuda e o criador do mangá Dragon Ball, Akira Toriyama.
Chrono Trigger é um RPG nos moldes clássicos, mas com uma dúzia de inovações para sua época, como o uso de elementos como atributo inerente dos personagens, habilidades de técnicas em duplas, ou trios - recurso que será reutilizado em Final Fantasy VII: Rebirth - além de possuir um dos enredos mais ousados de sua época, com viagens no tempo, magia e diversos mistérios e surpresas capazes de deixar os novatos boquiabertos.
Chrono Trigger é para você se gostou de: Qualquer fã de Final Fantasy deveria experimentar este jogo pelo menos uma vez.
Xenogears
Também produzido e lançado pela Square Enix em 1998, Xenogears começou como um roteiro para Final Fantasy VII, mas foi recusado por conta do seu enredo "sombrio e complicado demais para uma fantasia", e se tornou um jogo próprio. Diversos de seus conceitos foram retrabalhados e o título se tornou um clássico do gênero.
A melhor maneira de resumir Xenogears é com a frase "Nietzsche, mas com robôs gigantes", onde filosofia e psicologia são combinados com batalhas por turnos em maquinários colossais em que devemos gerenciar recursos como combustível e um sistema de combos para garantirmos nossa vitória. Sua trama estava muito à frente do seu tempo e aborda temas como religião, racismo, traumas emocionais e política conforme acompanhamos o protagonista Fei Fong Wong em uma jornada para desvendar seu passado.
Xenogears é para você se você gostou de: Final Fantasy VI, Final Fantasy VII, Final Fantasy X, Final Fantasy XVI.
Sea of Stars
Ad
Sea of Stars é um RPG lançado em setembro de 2023 pelo estúdio canadense Sabotage Studio, e opera como uma carta de amor para os jogos de RPG dos anos 90 em uma experiência composta de mistérios, carisma e amizade.
Ambientado em um mundo onde dois guerreiros são treinados para salvar o mundo de uma ameaça iminente, Sea of Stars consegue entregar uma experiência incrível, repleta de magia, com uma trilha sonora excelente e um combate interativo com fortes inspirações de Final Fantasy X e Chrono Trigger, onde sequenciar nossas habilidades pode garantir outro turno extra e/ou uma redução significativa nas ações dos adversários.
Sea of Stars é para você se você gostou de: Final Fantasy I, Final Fantasy IV, Final Fantasy IX, Final Fantasy X
I Am Setsuna
Lançado em 2016, I Am Setsuna é outra famosa carta de amor contemporânea aos RPGs clássicos. Por vezes, o jogo parece até se confundir na linha tênue entre homenagear e tentar se tornar um deles, com diversos traços de enredo e gameplay extraídos direto de suas inspirações.
Esse 'defeito' torna de I Am Setsuna ainda melhor para os fãs de Final Fantasy clássicos que buscam, em títulos modernos, uma experiência similar ou até melhor do que alguns dos principais jogos da franquia, com personagens carismáticos e uma construção de mundo exemplar.
I Am Setsuna é para você se você gostou de: Final Fantasy IX, Final Fantasy X
Octopath Traveler / Octopath Traveler II
A série Octopath Traveler é reconhecida pela sua direção artística, storytelling e trilha sonora, enquanto mistura diversos elementos de RPG clássico com um enredo cativante de personagens cujo objetivo é tornar do mundo melhor. O segundo jogo da série já vendeu mais de um milhão de unidades.
O desenvolvimento pessoal é o grande marco da série, com uma abordagem mais introspectiva, onde o passado e a história de cada personagem ganham muito espaço e levam o jogador a compreender como os eventos chegaram naquele ponto e suas motivações.
Octopath Traveler é para você se você gostou de: Final Fantasy I ao VI.
Cinco jogos como os Final Fantasy modernos
Os jogos selecionados são jogos aclamados pela crítica e por jogadores, e dos quais elementos de gameplay e storytelling se destacam na comunidade e entre os fãs de RPG de Ação.
The Witcher 3: Wild Hunt
O jogo mais recente da franquia The Witcher tornou-se um marco dos RPGs e definiu alguns dos padrões e comparativos dos jogadores e fãs de games em relação aos jogos de mundo aberto lançados posteriormente. Este título foi, também, responsável pela popularização da CD Projekt Red aos fãs do gênero e colaborou para a construção das expectativas em torno de outro título da empresa, Cyberpunk 2077.
Geralt de Rivia é um dos personagens mais interessantes de se adaptar para outras mídias. Tanto nos videogames quanto na série da Netflix, o protagonista deixa uma impressão marcante, e este elemento é ainda mais evidenciado no universo de The Witcher 3, onde controlamos suas decisões e elas afetam as relações políticas e sociais do seu entorno.
Ad
The Witcher 3 também se destaca pelo combate em tempo real, com estratégias distintas para cada monstro que você enfrenta, centenas de opções para aprimoramentos, customizações, elixires e outros recursos utilizáveis para ganhar a vantagem contra a próxima caça, além de um enredo rico em detalhes, repleto de personagens marcantes.
The Witcher 3 é para você se você gostou de: Final Fantasy XII, Final Fantasy XV, Final Fantasy XVI
NieR: Replicant / NieR: Automata
A série NieR, também produzida pela Square Enix, se tornou muito famosa após o lançamento de NieR: Automata em 2017. Por trás de uma guerra entre robôs e androides, escondem-se questões sobre existencialismo e a construção da nossa sociedade em um mundo onde os humanos não habitam mais o planeta.
Seu combate frenético, desenvolvido pela Platinum Games, é outro ponto alto de Automata. Somado a uma trilha sonora remetente a outros clássicos da Square desenvolvem a fórmula perfeita para um dos RPGs de ação mais famosos dos últimos tempos.
E caso você precise de mais NieR após Automata, seu predecessor, NieR: Replicant, foi retrabalhado com melhorias significativas de jogabilidade e inclui uma história igualmente envolvente, com diversas surpresas e plot twists.
NieR é para você se você gostou de: Final Fantasy VI, Final Fantasy VII Remake, Final Fantasy XVI, e se você gosta de jogos que abordam existencialismo.
Tales of Arise
Tales of Arise é o título mais recente da franquia Tales Of, produzida e desenvolvida pela Bandai Namco. A série foi um dos predecessores do gênero de RPG de Ação desde o início dos anos 90, e criou seu próprio padrão de gerenciamento de equipe e combate, onde busca inovações enquanto se mantém fiel às próprias raízes.
Os personagens e a história da franquia se assemelha muito aos clássicos dos animes, sempre com seu próprio conjunto de identidade e universos para estabelecer uma jornada singular em cada título. Em Arise, essa identidade está no seu combate, com diversas combinações de equipe, habilidades e gerenciamento de recursos que tornam de suas principais batalhas desafiadoras, além de um mundo onde escravidão e injustiça são partes inerentes do conflito da história.
Segundo o Metacritic, Tales of Arise é considerado o melhor jogo da franquia pela crítica especializada, e traz um excelente gerenciamento de equipe, desafios, um enredo profundo e personagens que garantem boas horas de diversão para os fãs de RPG.
Tales of Arise é para você se você gostou de: Final Fantasy IX, Final Fantasy XII, Final Fantasy VII Remake, Final Fantasy XVI
God of War / God of War: Ragnarok
Quando Kratos foi apresentado com uma aparência mais velha, madura e com um filho no primeiro trailer do God of War na mitologia nórdica, os fãs esperavam encontrar o guerreiro espartano sanguinário dos três primeiros jogos da série.
Ad
O que o Santa Monica Studio entregou, no entanto, foi uma mudança repentina de gênero e de narrativa, onde os vários elementos de RPG se mesclam com a já conhecida ação sangrenta do próprio deus da guerra, enquanto sua jornada com seu filho entrega uma das tramas mais emocionantes sobre amadurecimento e lidar com o próprio passado da indústria recente.
O "rebranding" de God of War em seus dois últimos jogos são uma experiência quase cinematográfica e entregam uma das melhores histórias e jogabilidade de RPGs de Ação dos últimos tempos.
God of War é para você se você gostou de: Lightning Returns: Final Fantasy XIII, Final Fantasy XVI, Final Fantasy VII Remake
Dragon Age: Inquisition
Dragon Age: Inquisition foi um dos primeiros grandes RPGs da geração passada. Histórias cheias de intrigas políticas, mistérios e magia se tornam ainda mais envolventes quando fazemos parte ativa dela, e é exatamente a entrega deste jogo nos proporciona ao nos colocar no papel do Inquisidor.
O terceiro título da série Dragon Age entrega melhorias significativas quando comparados aos seus antecessores, e mesmo que o jogador não tenha vivenciado nenhum dos lançamentos anteriores, ele faz um trabalho excelente em envolvê-lo em seu mundo e criar um ambiente onde ele não precise de cada informação meticulosa antes de começar sua jornada.
Seu combate possui um excelente sistema de classes e formação de equipes, além de tomadas de decisões com consequências para a sua relação com o mundo e com os demais personagens, inclusive nas possibilidades de romances, ou na formação de novas alianças políticas.
Dragon Age: Inquisition é para você se você gostou de: Final Fantasy Tactics, Final Fantasy XII, Final Fantasy XVI
Conclusão
Esses são apenas alguns dos outros RPGs que podemos experimentar, cujas histórias e sistemas possuem uma qualidade tão boa quanto, ou melhor, do que as que encontramos na franquia Final Fantasy!
Agora, queremos saber de vocês! Quais são outros jogos que vocês recomendariam para os fãs de Final Fantasy? E quais outros games vocês acreditam que deveriam entrar nessa lista?
Caso você não conheça, ou nunca tenha jogado Final Fantasy, nós elaboramos um guia de qual jogo da série é ideal para cada jogador começar a sua jornada!
Obrigado pela leitura!
— Comentarios0
Se el primero en comentar