Após a mudança no Overwatch 2, que tornou o jogo 5v5 com apenas um tanque por equipe, tornou a gameplay de D.Va um pouco mais difícil, dado que essa heroína é um pouco mais agressiva, e caso você morra, seu time perderá toda a linha de frente.
Inclusive, eu abordo mais sobre toda essa mudança neste Guia de Tanques para o Overwatch 2, onde o foco é a ideia geral de como jogar com a classe, como posicionamento, tipos de tanques dentro do jogo, e dicas para fazer a diferença nessa função!
Ad
Com isso, a Um Gamer moldou um guia ensinando a como jogar bem de D.Va em 2024!
Habilidades da D.Va
É importante entender quais são suas habilidades para entender como isso influencia no seu estilo de jogo.
Canhões de Fusão
É o seu tiro principal, estes canhões são automáticos e de curto alcance. Um ponto a se destacar é que não possuem munições, ou seja, você não irá precisar recarregar em nenhum momento.
Propulsores
Sua mobilidade está focada aqui, Propulsores te permitem voar rapidamente por alguns segundos, sendo extremamente útil para perseguir ou fugir de adversários. Atingir inimigos enquanto estiver voando dará uma pequena quantidade de dano, além de causar um empurrão, podendo até os jogar para fora do mapa.
Matriz de Defesa
Sua única habilidade defensiva é esta, que basicamente funciona como um escudo de projéteis, podendo ser útil para salvar seus aliados ou você mesmo. Matriz de Defesa não bloqueia ataques corpo a corpo ou feixes como a tesla do Winston, funcionando de maneira parecida com a Parede de Vento do Yasuo em League of Legends, fica a analogia para os que conhecem o jogo.
Micromísseis
Micromísseis lança uma imensa quantidade de mísseis em direção ao seu olhar, causando dano, principalmente a curta distância. É possível atirar normalmente enquanto utiliza Micromísseis, aumentando muito seu potencial de dano.
Autodestruir
Esta é a sua Ultimate, nela, D.Va abandona o Mecha que irá explodir depois de alguns segundos causando muito dano nos inimigos. Autodestruir é capaz de eliminar os heróis mais frágeis mesmo que estejam de vida cheia.
Uma dica que pode gerar ideias de como usufruir ainda mais deste poder é combiná-lo com Propulsores, você pode abandonar o Mecha enquanto voa para fazê-lo avançar nos inimigos, ou subir pelos ares tentando atingir um espaço maior.
Outra jogada possível para surpreender os oponentes, é ativar a Ultimate no momento em que seu Mecha for abatido, muitos não sabem disso, mas é permitido e será inesperado.
Chamar Mecha
Quando você perder todos os seus pontos de vida, ao invés de realmente morrer, apenas perderá seu mech, nestes casos, você terá menos vida e uma pequena pistola para atirar. Com o tempo, você irá carregar uma nova Ultimate que é a “Chamar Mecha”, ela te fará entrar novamente no Mecha e voltar a ter seus status e habilidades normalmente.
Uma curiosidade, quando utilizamos Chamar Mecha, ele cairá causando dano aos inimigos que estiverem bem próximos, podendo até os abater.
Estilo de Jogo
Dado todo o contexto das habilidades, vemos que D.Va é uma tanque de mobilidade que se destaca em composições de dive (mergulho), onde o foco é infiltrar rapidamente na equipe inimiga eliminando os heróis de suporte e dano.
Suas habilidades fogem um pouco do padrão de tanque, que busca atordoamentos e defesa. É claro que a D.Va possui pelo menos uma habilidade defensiva, no caso, a “Matriz de Defesa”, mas você viu que seus outros poderes são voltados a causar dano e partir para cima!
Ad
Mas não se confunda, não é porque você é uma tanque de mobilidade que você irá para frente a todo momento. Evite usar o voo enquanto estiver com a Matriz de Defesa descarregada!
Dicas para jogar de D.Va
Como em Overwatch 2 existe apenas um tanque por partida, Matriz de Defesa será a única skill de escudo para proteger seu time inteiro. Minha principal dica com a D.Va é avisar para não gastar sua matriz de qualquer maneira, muito menos avançar com Propulsores enquanto tiver com a matriz descarregada.
D.Va funciona bem com
Como já mencionado, ela é uma boa heroína para dive, então eu indico que use ela principalmente quando tiver personagens que possuem alta mobilidade como Lúcio, Moira, Genji, Sombra, ou qualquer outro que consiga acompanhar as suas investidas.
Destaque para a Sombra, pois sua Ultimate proíbe todos os inimigos próximos de usar quaisquer habilidades, deixando-os muito mais vulneráveis ao Autodestruir de D.Va, já que não terão escudos ou alguma skill de fuga.
D.Va é boa contra
Ela é ótima em confrontos contra heróis como Widowmaker, Ashe e Hanzo, eles possuem armas que se beneficiam da longa distância, e tendem a ficarem parados em algum high ground enquanto tentam atingir a sua backline. Propulsores te ajudarão a chegar nestes heróis e eliminá-los com tranquilidade, dado que eles possuem menos vida.
Sua habilidade de voo também será muito útil contra personagens que também ficam nos ares, como Pharah, Echo e Mercy. Ir para cima com Micromísseis te dará uma alta chance de eliminá-los.
D.Va é ruim contra
O seu maior momento de fraqueza ocorre quando o ataque inimigo consegue ultrapassar a sua Matriz de Defesa, portanto tome cuidado com Reinhardt, Zarya, Mei, e qualquer outro herói que atire um feixe ou ataque corpo-a-corpo. Nestes casos.
Reaper também será um grande problema, dos personagens de dano, ele é um dos que possuem mais vida, além de se curar com seus ataques, deixando-o bem mais resistente. Ele é conhecido por ser um “anti tanque”.
Indico guardar o seu voo, ele será a única maneira de escapar deles!
Lembre de que existem várias outras dicas focadas no posicionamento e comportamento de um tanque no nosso Guia de Tanques para o Overwatch 2!
Conclusão
D.Va é uma das tanques mais populares e fortes do jogo, vale a pena investir um tempo para dominá-la! Espero que este artigo tenha te ajudado, estou aberto nos comentários para quaisquer dúvida ou sugestão.
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert