Easter eggs e segredos em jogos são elementos praticamente obrigatórios nos games atuais, muitas vezes possuindo uma importância além de uma simples referência ou curiosidade.
No caso dos jogos de luta, os easter eggs mais conhecidos são os famosos personagens secretos, um recurso que serve não só para recompensar os jogadores ao cumprir certos desafios ou condições, como também para incrementar a gameplay ao adicionar novos elementos a serem explorados.
Mortal Kombat
O primeiro título a introduzir esse elemento nos videogames foi Mortal Kombat, de 1992, trazendo o personagem Reptile. Para poder enfrentá-lo, o jogador precisava cumprir uma série de condições bem complexas, como vencer duas partidas com flawless victory e sem utilizar a defesa, estar em um cenário específico e aguardar que um certo evento acontecesse nesse cenário. Somente após realizar todos os passos, o jogo revelaria Reptile, um ninja que era basicamente uma fusão entre Scorpion e Sub-Zero.

Mantendo a tradição, Mortal Kombat II traz não apenas um, mas três personagens secretos. Smoke, Noob Saibot e Jade, cada um com suas condições para serem desbloqueados e dessa vez com algumas características a mais do que apenas uma skin de outro personagem.
O caso de Noob Saibot é ainda mais interessante, pois seu nome é um anagrama com os nomes dos criadores do jogo, Ed Boon e John Tobias. Se você olhar os sobrenomes de cada um e ler ao contrário, terá o nome Noob Saibot.
Outro personagem secreto bem famoso na franquia é Ermac, que teve sua estreia oficial em MK Ultimate, mas que já existia em rumores de um personagem secreto no primeiro game. Devido a um Erro Macro em uma versão do MK original, alguns personagens mudaram suas cores, o que fez com que os jogadores acreditassem que o ninja vermelho era um personagem secreto. Mais tarde, os desenvolvedores tornaram esse rumor verdadeiro ao criar Ermac.

Street Fighter
Muito se discute sobre quem de fato trouxe o primeiro personagem secreto na história dos jogos de luta. Isso porque, em 1994, foi lançado Super Street Fighter II Turbo, trazendo o primeiro personagem secreto jogável da história, Akuma.

Para enfrentar Akuma, o jogador precisava cumprir uma série de condições que culminavam no boss final original, M. Bison, sendo derrotado por um personagem misterioso que lutava como os protagonistas Ryu e Ken, mas que era muito mais rápido e podia se teletransportar, além de usar o Hadouken no ar.
Era possível jogar com Akuma através do uso de um código, o que diferencia esse personagem de Reptile em Mortal Kombat. Porém, MK foi lançado antes e, por essa razão, é o responsável por introduzir esse elemento, com Street Fighter aperfeiçoando o uso dos Secret Characters.
Outros Games
Killer Instinct é outro clássico dos anos 90 no gênero de luta, trazendo personagens marcantes em uma atmosfera sombria que se assemelha a Mortal Kombat, mas que consegue mostrar uma identidade própria. Nesse título, o boss final Eyedol é também um personagem secreto que pode ser habilitado por meio de um código que necessita de um personagem específico sendo selecionado com alguns pequenos detalhes de diferença dependendo da plataforma.

Em Tekken, o uso de personagens secretos começou a se tornar algo bem mais amplamente aproveitado, trazendo já no primeiro título diversos personagens desbloqueáveis, a maioria sendo skins de personagens jogáveis, com exceção de Heihachi, que é um personagem único.
Porém, ainda que as versões alternativas dos personagens não sejam exatamente novos personagens, alguns destes, como Devil Kazuya, exigiam requisitos de alto nível, como zerar o jogo com todos os personagens, algo que, considerando o nível de dificuldade que os jogos originais da franquia possuíam, era bem complicado de ser feito.

Alguns jogos também trouxeram personagens exclusivos em certas regiões. Foi o caso de Fighting Vipers da SEGA, cuja versão japonesa possuía diversas propagandas da bebida Pepsi, incluindo um personagem desbloqueável exclusivo, o mascote da marca, Pepsiman. O personagem foi cortado da versão americana do jogo e se tornou um exclusivo da versão japonesa.

Esse personagem possui seu próprio jogo no estilo plataforma, onde você deve coletar latas de Pepsi enquanto vence desafios e obstáculos.
Outra amada franquia do gênero é The King of Fighters. Em KOF há alguns bons exemplos de personagens secretos na franquia.
Em KOF 97, ao usar o Time Japão ou usar Kyo Kusanagi no modo single player, é possível habilitar o personagem Iori Yagami como boss final secreto, ainda que ele seja um dos personagens jogáveis, mas a melhor representação dessa mecânica na série são as versões Orochi de alguns personagens, como Iori e Leona em KOF 97. Essas versões são bem diferentes das originais, tanto no estilo de luta como no design, e podiam ser desbloqueadas segurando o botão start ao selecionar as versões normais desses personagens.

Em Dragon Ball GT: Final Bout, um clássico do Playstation, podemos jogar com os personagens mais queridos da franquia criada pela lenda Akira Toriyama, assim como suas diversas transformações. Porém, a versão Super Saiyajin 4 de Goku, só poderia ser desbloqueada ao utilizar um código ou vencer o jogo cumprindo algumas condições específicas e considerando a popularidade dessa transformação, habilitar esse personagem era algo que todos os jogadores desejavam.

Em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5, no Playstation 2, dois personagens sempre deram bastante trabalho aos jogadores para se tornarem jogáveis, exigindo vencer todo o modo história do jogo e os dois modos adicionais à história, algo que era bem demorado de ser feito nesse jogo,pois o modo história era uma espécie de RPG, diferente do modo batalha que era o tradicional multiplayer focado em luta.
Sasuke na sua versão criança e Minato, o Quarto Hokage, eram os dois últimos personagens a serem liberados no jogo, mas habilitar esses dois era algo tão difícil e demorado de se realizar que ambos podem ser classificados como secretos nesse game.

Influências
Atualmente, os jogos de luta adotam um uso muito maior de versões alternativas de personagens e personagens crossover ao invés do modelo antigo de personagens secretos. Muito disso se deve ao fato de que os jogos de luta atuais são bem mais competitivos e amplamente jogados online, o que exige um balanceamento mais refinado dos personagens, algo que impede que os desenvolvedores coloquem personagens super-poderosos e difíceis de desbloquear como era feito antigamente.
Ainda assim, o impacto desse elemento na indústria é notável, não só em jogos de luta, mas também em outros gêneros. Diversos jogos que vieram depois dos anos 90 utilizaram o elemento do personagem secreto como recompensa para os jogadores e tudo isso teve início com Reptile em Mortal Kombat, mostrando a importância desse elemento no universo dos games.
Conclusão
Reptile e Akuma deram início a algo que se tornou obrigatório em jogos de luta e que quase sempre era o foco dos jogadores durante a gameplay em diversos jogos. O sentimento de conseguir enfrentar e derrotar aquele personagem oculto para depois poder jogar com ele contra seus amigos era algo indescritível e o que tornava esses jogos algo tão mágico.
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.











— تعليقات 0
, ردود الفعل 1
كن أول من يعلق